Saltar para o conteúdo

Mecânica estatística: diferenças entre revisões

5 bytes adicionados ,  20h07min de 19 de abril de 2020
m
→‎Propriedades: Adequações à norma culta.
m (→‎Propriedades: Correção ortográfica.)
m (→‎Propriedades: Adequações à norma culta.)
Sendo <math>U</math> a variação de energia do estado final e inicial.
 
Esta ultimaúltima expressão é tratada como sendo a '''Lei de Boltzmann''' e pode ser interpretada da seguinte forma:
: A probabilidade de encontrar moléculas em uma dada configuração espacial eé tanto menor quanto maior for a energia dessa configuração a uma dada temperatura.
 
Tal probabilidade diminui exponencialmente com a energia dividadividida por <math>k_BT.</math>
 
== Mecânica estatística de equilíbrio ==
{{Sem-fontes|ciência=sim|Esta seção|data=junho de 2016}}
A '''mecânica estatística de equilíbrio''', também chamada de '''termodinâmica estatística''', tem como objetivo derivar os princípios da [[termodinâmica clássica]] dos materiais a partir de suas partículas constituintes e a interação entre as mesmaselas. Ou seja, a mecânica estatística de equilíbrio relaciona as propriedades macroscópicas dos materiais em [[equilíbrio termodinâmico]] com os comportamentos microscópicos ocorrendo dentro do material. Porém, enquanto a mecânica estatística envolve dinâmica, na termodinâmica estatística há o ''equilíbrio estatístico'', ou estado estável. Isso não significa que as partículas não se movam ([[equilíbrio mecânico]]), mas sim que o ensemble não está evoluindo.
 
=== Postulado de igual probabilidade a priori ===
Uma condição suficiente (mas não necessária) para o equilíbrio estatístico com um sistema isolado é que a distribuição de probabilidade seja uma função somente de propriedades conservadas (energia total, o número de partículas totais, etc.). Existem muitos conjuntos de equilíbrio diferentes que podem ser considerados, e apenas alguns deles correspondem à termodinâmica. Postulados adicionais são necessários para dizer porque o conjunto para um determinado sistema deve ser de uma forma ou de outra.
conjuntos de equilíbrio diferentes que podem ser considerados, e apenas alguns deles correspondem à termodinâmica. Postulados adicionais são necessários para dizer porque o conjunto para um determinado sistema deve ser de uma forma ou de outra.
 
Uma abordagem comum encontrada em muitos livros didáticos é usar o postulado de igual probabilidade a priori. Esse postulado diz que
217

edições