Halogênio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 27: Linha 27:
|}</div>
|}</div>


A [[série química]] dos {{PBPE|halógenos, halogênios|halogéneos}} é o grupo 17 (7A) da [[tabela periódica]] dos [[elemento químico|elementos]], formado pelos seguintes elementos: [[Flúor]](F), [[Cloro]](Cl), [[Bromo]](Br), [[Iodo]](I), [[Astato]](At) e [[Tenessínio|Tenesso]] (este último, radioativo e pouco comum).
A [[série química]] dos {{PBPE|halógenos, halogênios|halogéneos}} é o grupo 17 (7A) da [[tabela periódica]] dos [[elemento químico|elementos]], formado pelos seguintes elementos: [[Flúor]](F), [[Cloro]](Cl), [[Bromo]](Br), [[Iodo]](I), [[Astato]](At) e [[Tenessínio|Tenesso]](Ts) (este último, radioativo e pouco comum).
Esse grupo, juntamente com o grupo 18 (8A), dos [[gases nobres]], são as únicas famílias formadas unicamente por não metais. A palavra halógeno provém do grego e significa ''formador de sais'', termo muito usado por alquimistas da época. Eles são elementos representativos.
Esse grupo, juntamente com o grupo 18 (8A), dos [[gases nobres]], são as únicas famílias formadas unicamente por não metais. A palavra halógeno provém do grego e significa ''formador de sais'', termo muito usado por alquimistas da época. Eles são elementos representativos.

Revisão das 17h08min de 27 de abril de 2020

Grupo 17
Período
2 9
F
3 17
Cl
4 35
Br
5 53
I
6 85
At
7 117
Ts

A série química dos halógenos, halogênios (português brasileiro) ou halogéneos (português europeu) é o grupo 17 (7A) da tabela periódica dos elementos, formado pelos seguintes elementos: Flúor(F), Cloro(Cl), Bromo(Br), Iodo(I), Astato(At) e Tenesso(Ts) (este último, radioativo e pouco comum).

Esse grupo, juntamente com o grupo 18 (8A), dos gases nobres, são as únicas famílias formadas unicamente por não metais. A palavra halógeno provém do grego e significa formador de sais, termo muito usado por alquimistas da época. Eles são elementos representativos.

Na forma natural são encontrados como moléculas diatômicas, X2.

Todos apresentam 7 elétrons no seu último nível de energia, terminando a sua configuração eletrônica em subnível p com 5 elétrons. Para um halogênio adquirir estabilidade química, o seu último nível de energia precisa receber um elétron, transformando-se num íon mono negativo, X-. Este íon é denominado haleto e os seus sais de haletos. Um dos haletos mais famosos é o cloreto de sódio, conhecido como sal de cozinha.

Muitos compostos orgânicos sintéticos e alguns naturais contém halogênios. Estes compostos são denominados compostos halogenados.

Possuem uma eletronegatividade ≥ 2,5 segundo a escala de Pauling, sendo o flúor o de maior eletronegatividade (4,0). O valor da eletronegatividade no grupo decresce de cima para baixo, sendo o menos eletronegativo o astato. São altamente oxidantes (decrescendo esta propriedade, no grupo, de cima para baixo), por isso reagem espontaneamente com os metais, não metais, substâncias redutoras e até com os gases nobres.

Devido a esta alta reatividade, podem ser perigosos ou letais para organismos vivos se em quantidade suficiente. O cloro e iodo são usados como desinfetantes para água potável, piscinas, ferimentos recentes, pratos, etc. Eles matam bactérias e outros micro-organismos. A sua reatividade também é útil no branqueamento de materiais. O cloro é o agente ativo da maioria dos branqueadores usados na produção de papel, por exemplo.

São tóxicos (exceto o iodo), voláteis em condições ambiente, podendo ocasionar queimaduras na pele e nas vias respiratórias.

O flúor e o cloro são gasosos, o bromo é líquido, o iodo, o astato e o tenesso são sólidos.

Predefinição:Portal-química

Ligações externas