Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Província Ocidental (Açores)"

Sem alteração do tamanho ,  23h27min de 5 de maio de 2020
m
→‎Província Ocidental dos Açores em 1833: corrs., replaced: junta geral → Junta Geral (2)
m (A migrar 1 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q10354753)
m (→‎Província Ocidental dos Açores em 1833: corrs., replaced: junta geral → Junta Geral (2))
 
A [[província]] tinha sede em [[Angra do Heroísmo|Angra]] e incluía as ilhas [[Terceira]], [[Faial]], [[Flores]], [[Ilha de São Jorge|São Jorge]], [[Ilha do Corvo|Corvo]], [[Graciosa]] e [[Ilha do Pico|Pico]].
 
A Província Ocidental dos Açores resultou do facto dos habitantes da ilha de [[São Miguel]] não quererem estar subordinados, numa mesma entidade, à ilha Terceira. Durante o curto espaço de tempo que antecedeu a cisão, o [[arquipélago dos Açores]] formava uma única província, com um [[prefeito]] e uma [[juntaJunta geralGeral]] sedeados em Angra, que simultaneamente era a capital provisória de [[Portugal]], estando aí exilado o governo liberal. A ilha de S. Miguel estava incorporada na [[comarca]] de [[Ponta Delgada]], com um [[subprefeito]] subordinado ao prefeito de Angra. Com a cisão, as ilhas de S. Miguel e de [[Ilha de Santa Maria|Santa Maria]] formaram a [[Província Oriental dos Açores]] e, as restantes ilhas, a Província Ocidental.
 
Em [[1835]] foi decretada uma nova reforma administrativa que dividia o país em [[distrito]]s, cada qual com o seu [[governador civil]] e a sua juntaJunta geralGeral. As províncias foram mantidas, mas sem órgãos próprios, passando a ser meros agrupamentos de distritos para fins estatísticos e de referência geográfica. A Província Oriental dos Açores, foi mantida, sem órgãos próprios, englobando o [[distrito de Angra do Heroísmo]]. Com a criação do [[distrito da Horta]], em [[1836]], a província foi dividida em duas, uma - mantendo a denominação de Província Ocidental - englobou o novo distrito da Horta, a outra, denominada [[Província Central dos Açores|Província Central]], passou a englobar o distrito de Angra do Heroísmo.
 
== Província Ocidental dos Açores em 1836 ==
214 460

edições