Giulio Gabrielli (1748-1822): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Página marcada como má tradução
Linha 1: Linha 1:
{{Má tradução}}
{{Info/Prelado da Igreja Católica
{{Info/Prelado da Igreja Católica
|type = Cardeal
|type = Cardeal

Revisão das 22h45min de 18 de maio de 2020

Giulio Gabrielli
Cardeal da Santa Igreja Romana
Prefeito da Dataria Apostólica
Info/Prelado da Igreja Católica
Atividade eclesiástica
Diocese Diocese de Roma
Nomeação 12 de maio de 1820
Predecessor Dom Aurelio Roverella
Sucessor Dom Antonio Gabriele Severoli
Mandato 1820 - 1822
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 23 de março de 1800
Nomeação episcopal 11 de janeiro de 1808
Ordenação episcopal 14 de fevereiro de 1808
por Papa Pio VII
Cardinalato
Criação 23 de fevereiro de 1801
por Papa Pio VII
Ordem Cardeal-presbítero
Título São Tomé em Parione (1801-1819)
São Lourenço em Lucina(1819-1822)
Dados pessoais
Nascimento Roma
20 de julho de 1748
Morte Albano Laziale
26 de setembro de 1822 (74 anos)
Nacionalidade italiano
dados em catholic-hierarchy.org
Cardeais
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Giulio Gabrielli ( "Quanto mais jovem"; 20 jul 1748 - 26 de setembro de 1822) foi um italiano Igreja Católica 's cardeal . Ele passou a maior parte de sua carreira na Cúria Romana .

Gabrielli nasceu em Roma de uma família principesca originária de Gubbio nos Estados Papais (atualmente na Úmbria ). Seus pais eram o marquês Angelo Gabrielli e a marquesa Caterina Trotti Bentivoglio , a mulher mais bonita de Roma do meio do século XVIII, celebrada por Giacomo Casanova como a "marquesa G.".

Ele estudou direito na Universidade Sapienza de Roma e, enquanto ainda leigo, foi nomeado Protonotary Apostolic , Relator da Sagrada Congregação do Bom Governo e, em 1787, Secretário da Sagrada Congregação do Conselho Tridentine . Foi ordenado sacerdote apenas em 23 de março de 1800, mas menos de um ano depois o Papa Pio VII o elevou ao cardeal, no consistório de 23 de fevereiro de 1801. Recebeu o chapéu vermelho em 26 de fevereiro e o título de cardeal sacerdote de San Tommaso em Parione em 20 de julho. Em 11 de janeiro de 1808 ele foi consagrado bispo de Senigallia (nos Estados Papais) por Pio VII, em sua capela privada.

Em 26 de março de 1808, após a aposentadoria do cardeal Filippo Casoni , Pio VII nomeou Gabrielli Cardeal Secretário de Estado . Considerado como o mais leal guardião da Igreja e o mais feroz opositor de Napoleão e general de Miollis , em 16 de junho foi preso pelas tropas francesas em seu escritório no Palácio do Quirinal, em Roma, e forçado a se mudar para Senigália; Mais tarde ele foi deportado para Novara e depois para o Milan . Dois dias após a prisão, ele foi substituído pelo cardeal Bartolomeo Pacca como pró-secretário de Estado.

Em 1809, Gabrielli acabou sendo transferido para a França e confinado em Sedan . Em 1810 ele estava entre os treze cardeais que se recusaram a assistir à cerimônia do casamento entre Napoleão e Maria Luísa da Áustria , e foram severamente punidos pelo Imperador e forçados a abandonar suas vestes escarlates (eles eram consequentemente conhecidos como os "Cardeais Negros". "). Em 1813 ele se juntou a Pio VII em seu exílio em Fontainebleau , e foi uma das personalidades mais influentes da corte papal reconstituída. No ano seguinte, em uma tentativa de subtrair o papa da influência do cardeal, Napoleão decidiu confiná-lo novamente no Le Vigan , no Cévennes.região do sul da França: aqui ele recebeu a hospitalidade do visconde Henri d'Alzon, pai de padre. Emmanuel d'Alzon .

Em abril de 1814, após a abdicação de Napoleão, ele foi libertado e retornou a Roma, onde o Papa o nomeou Secretário da Chancelaria de Briefs Apostólicos e Prefeito da Sagrada Congregação do Conselho Tridentino (26 de julho de 1814). Em 1816, ele renunciou ao governo pastoral da diocese de Senigallia. Em 1819 ele tornou-se Cardeal Protoprete ( Protopriest ) e, consequentemente, optou pelo titulus de San Lorenzo in Lucina , que dois séculos antes pertencia ao seu antepassado e homônimo Giulio Gabrielli, o Velho (1604-1677). Em 1820 renunciou ao cargo de Prefeito da Congregação do Concílio e foi nomeado Pró-Datário de Sua Santidade. Ele também serviu como Cardeal Protetor da Ordem de Santo Agostinho .

O cardeal Gabrielli foi considerado um dos sucessores mais prováveis ​​de Pio VII no guia da Igreja, mas predecedeu o papa em menos de um ano. Depois de uma curta doença, ele morreu em sua casa de campo em Albano Laziale , na área Castelli Romani , no final do verão de 1822. Seu corpo foi exposto no Palácio do Datary, e mais tarde na basílica de Santa Maria sopra Minerva , onde o seu O funeral aconteceu no dia 1º de outubro. Ele foi enterrado na capela Gabrielli na mesma igreja.

Seu irmão, o príncipe Pietro Gabrielli (1746–1824) foi um notável apoiador de Napoleão e durante a ocupação francesa dos Estados Papais serviu como vice-prefeito ( maire adjoint ) de Roma. O príncipe Mario Gabrielli (1773-1841), filho do príncipe Pietro e sobrinho do cardeal Giulio, casou-se em 1815 com Charlotte Bonaparte (1795-1865), filha mais velha de Lucien Bonaparte e sobrinha do imperador.

Link Externo