Judeia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m →‎top: o artigo é sobre o assunto, não sobre o nome do assunto
Linha 12: Linha 12:
No [[século XII a.C.]], os chamados [[povos do mar]], entre eles os [[filisteus]], ocuparam as planícies litorâneas. As constantes lutas entre os dois povos terminaram com a vitória dos hebreus.
No [[século XII a.C.]], os chamados [[povos do mar]], entre eles os [[filisteus]], ocuparam as planícies litorâneas. As constantes lutas entre os dois povos terminaram com a vitória dos hebreus.


No [[século X a.C.]], Israel aproveitou o enfraquecimento dos grandes impérios vizinhos para expandir o seu território. O país, que alcançou o seu apogeu ao longo dos reinados de [[David]] e [[Salomão]], foi mais tarde dividido em dois reinos: [[Reino de Israel|Israel]], ao norte, fundada pelo Rei [[Jeroboão I]] e que fora invadido pelos Assírios<ref>{{Citar livro|url=https://books.google.com.br/books?id=qfAAuqtWfvsC&pg=PA165&dq=israel+jud%C3%A1&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiGw7Tnj6PZAhWFgJAKHVs0AeAQ6AEIKDAA#v=onepage&q=israel%20jud%C3%A1&f=false|título=A Bíblia e a Arqueologia|ultimo=THOMPSON|primeiro=JOHN A.|editora=Arte Editorial|lingua=pt|isbn=9788598172125}}</ref>, e [[Reino de Judá|Judá]], ao sul. [[Israel]] foi transformado em tributário da [[Assíria]]. Logo após subir ao trono, em [[721 a.C.]], [[Sargão II]] conquistou o país e deportou a maior parte de seus habitantes. No sul, o reino de Judá conservou sua precária [[independência]] até [[587 a.C.]], quando [[Nabucodonosor]] o arrasou e deportou sua população para a [[Babilónia]]. Em [[539 a.C.]], quando o [[xá aquemênida]] [[Ciro, o Grande]] apoderou-se da [[Babilônia]], este permitiu que muitos hebreus pudessem regressar à sua região. Depois da conquista do [[Império Aquemênida]] pelo [[Macedônia Antiga|macedônio]] [[Alexandre o Grande]], a terra de Canaan ficou submetida à influência [[Helenismo|helenística]].
No [[século X a.C.]], Israel aproveitou o enfraquecimento dos grandes impérios vizinhos para expandir o seu território. O país, que alcançou o seu apogeu ao longo dos reinados de [[David]] e [[Salomão]], foi mais tarde dividido em dois reinos: [[Reino de Israel|Israel]], ao norte, fundada pelo Rei [[Jeroboão I]] e que fora invadido pelos Assírios<ref>{{Citar livro|url=https://books.google.com.br/books?id=qfAAuqtWfvsC&pg=PA165&dq=israel+jud%C3%A1&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiGw7Tnj6PZAhWFgJAKHVs0AeAQ6AEIKDAA#v=onepage&q=israel%20jud%C3%A1&f=false|título=A Bíblia e a Arqueologia|ultimo=THOMPSON|primeiro=JOHN A.|editora=Arte Editorial|lingua=pt|isbn=9788598172125}}</ref>, e [[Reino de Judá|Judá]], ao sul. [[Israel]] foi transformado em tributário da [[Assíria]]. Logo após subir ao trono, em [[721 a.C.]], [[Sargão II]] conquistou o país e deportou a maior parte de seus habitantes. No sul, o reino de Judá conservou sua precária [[independência]] até [[587 a.C.]], quando {{lknb|Nabucodonosor|II}} o arrasou e deportou sua população para a [[Babilónia]]. Em [[539 a.C.]], quando o [[xá aquemênida]] [[Ciro, o Grande]] apoderou-se da [[Babilônia]], este permitiu que muitos hebreus pudessem regressar à sua região. Depois da conquista do [[Império Aquemênida]] pelo [[Macedônia Antiga|macedônio]] [[Alexandre o Grande]], a terra de Canaan ficou submetida à influência [[Helenismo|helenística]].


Após a Conquista da região pelos gregos, a Judeia é invadida pelo [[Império Romano]]. Com os romanos é que a região ficará conhecida como Palestina. Segundo [[Flávio Josefo]], o nome Palestina ocorre depois das guerras Judaica-Romana.
Após a Conquista da região pelos gregos, a Judeia é invadida pelo [[Império Romano]]. Com os romanos é que a região ficará conhecida como Palestina. Segundo [[Flávio Josefo]], o nome Palestina ocorre depois das guerras Judaica-Romana.

Revisão das 04h45min de 21 de junho de 2020

 Nota: Se procura a província romana, veja Judeia (província romana).
Montanhas do sul da Judeia, vistas da cidade de Arad.

Judeia (do hebraico יהודה "louvor", Yəhuda ; em hebreu tiberiano Yəhûḏāh), em árabe: يهودية, Yahudia, em grego: Ἰουδαία, Ioudaía; em latim: Iudaea) é a parte montanhosa do sul de Israel, entre a margem oeste do mar Morto e o mar Mediterrâneo. Estende-se, ao norte, até as colinas de Golã e, ao sul, até a Faixa de Gaza, correspondendo aproximadamente à parte sul da Cisjordânia.[1][2]

Atualmente, a Judeia[3] é considerada parte da Cisjordânia pelos árabes, enquanto para o governo israelense a região é a Judeia[4] e a Samaria[4], excluindo Jerusalém Oriental.[5] A Organização das Nações Unidas utilizou-os em 1948 para se referir à parte sul da atual Cisjordânia.[6]

História

No terceiro milénio anterior à Era Cristã começaram a surgir as primeiras cidades, certamente em contacto com as grandes civilizações que se desenvolveram nos vales do Nilo e a Mesopotâmia. Quando os hebreus chegaram à terra de Canaan, a região encontrava-se já ocupada pelos cananeus. O povo hebreu, originalmente um clã semita que se refugiara no Egito devido a uma fome em Canaã,[7] passou a ser escravizado após a morte de seu protetor, José do Egito, o que durou por 430 anos. Sob a liderança de Moisés, deixaram o cativeiro no Egito por volta de 1447 a.C., segundo o Livro do Êxodo. De início, fixaram-se nas regiões localizadas a oeste do mar Morto, mas pouco a pouco, liderados por Yehoshua ben Nun, derrotaram os Cananeus, e ocuparam as margens do Mediterrâneo e as terras do norte de Canaan.[8]

No século XII a.C., os chamados povos do mar, entre eles os filisteus, ocuparam as planícies litorâneas. As constantes lutas entre os dois povos terminaram com a vitória dos hebreus.

No século X a.C., Israel aproveitou o enfraquecimento dos grandes impérios vizinhos para expandir o seu território. O país, que alcançou o seu apogeu ao longo dos reinados de David e Salomão, foi mais tarde dividido em dois reinos: Israel, ao norte, fundada pelo Rei Jeroboão I e que fora invadido pelos Assírios[9], e Judá, ao sul. Israel foi transformado em tributário da Assíria. Logo após subir ao trono, em 721 a.C., Sargão II conquistou o país e deportou a maior parte de seus habitantes. No sul, o reino de Judá conservou sua precária independência até 587 a.C., quando Nabucodonosor II o arrasou e deportou sua população para a Babilónia. Em 539 a.C., quando o xá aquemênida Ciro, o Grande apoderou-se da Babilônia, este permitiu que muitos hebreus pudessem regressar à sua região. Depois da conquista do Império Aquemênida pelo macedônio Alexandre o Grande, a terra de Canaan ficou submetida à influência helenística.

Após a Conquista da região pelos gregos, a Judeia é invadida pelo Império Romano. Com os romanos é que a região ficará conhecida como Palestina. Segundo Flávio Josefo, o nome Palestina ocorre depois das guerras Judaica-Romana.

Mapa do sul do Levante, c. 830 a.C.

Soberanos

Governadores romanos

Reis asmoneus

Reis Herodianos

Cronologia

Referências

  1. A History of the Israeli-Palestinian Conflict - Mark A. Tessler - Google Books. [S.l.]: Books.google.com. Consultado em 31 de dezembro de 2012 
  2. Israeli Troops Evict Settlers in the West Bank. Por Ethan Bronner. NY Times, 4 de dezembro de 2008.
  3. Josefo, Flávio (8 de setembro de 2015). História dos Hebreus (em inglês). [S.l.]: CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus. ISBN 9788526313491 
  4. a b Donner, Herbert (1997). História de Israel e dos povos vizinhos: Da época da divisão do reino até Alexandre Magno : com um olhar sobre a história do judaísmo até Bar Kochba. [S.l.]: Editora Sinodal. ISBN 9788523304652 
  5. «Statistical Abstract of Israel 2012» (PDF). Arquivado do original (PDF) em 15 de dezembro de 2013  |deadurl= e |urlmorta= redundantes (ajuda)
  6. Resolução 181 da ONU Arquivado em 31 de julho de 2013, no Wayback Machine. - Plano de Partição da Palestina.
  7. Gênesis 47
  8. Livro de Josué, Bíblia Sagrada
  9. THOMPSON, JOHN A. A Bíblia e a Arqueologia. [S.l.]: Arte Editorial. ISBN 9788598172125 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Judeia
Ícone de esboço Este artigo sobre o Estado da Palestina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.