Liampó: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
m Renato de carvalho ferreira moveu Ningbo para seu redirecionamento Liampó
(Sem diferenças)

Revisão das 02h49min de 6 de julho de 2020

Localização de Ningbo

Ningbo ou Liampó(Ningbo, chinês simplificado: 宁波; chinês tradicional: 寧波; Pīnyīn: Níng​bō) é um porto com status administrativo. A cidade tem uma população de 2.201.000 e está localizado no nordeste da província de Zhejiang, na China. Situada a sul da Baía de Hangzhou, e de frente para o Mar da China Oriental, a leste, fronteiras Ningbo Shaoxing a oeste e ao sul Taizhou, e é separado Zhoushan por um corpo de água estreito.

História

Ningbo é uma das cidades mais antigas da China, com uma história que começou a 4800 aC. Uma vez conhecida como Mingzhou (明州), Ningbo era uma das principais entradas/saídas da Rota da Seda e depois se tornou um dos principais portos da China,juntamente com Yangzhou e Guangzhou durante a dinastia Tang, daí em diante,se consolidou historicamente como um dos principais portos da China,posição que é mantida até os dias atuais. Durante a Segunda Guerra Mundial,em 1940, a cidade foi bombardeada por aviões japoneses que jogaram vasos de cerâmica contendo pulgas infectadas com a Peste bubônica

Liampó

A cidade de Ningbo era conhecida durante muito tempo na Europa com o nome de Liampó. Esta era a ortografia usual utilizada na historiografia Portuguesa, apesar de João de Barros explicar que Liampó era uma adaptação portuguesa para o nome Nimpó[1]. Liampó também aparece na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto. No meio do século XVI, os portugueses se referiam a região como o "Cabo de Liampó" a partir da "ilustre cidade" e também como a parte cidade mais oriental da Ásia,até então. [1] Os portugueses começaram a negociar em Ningbo em torno de 1522. Por volta de 1540, os portugueses tinham uma comunidade considerável em Ningbo (ou, mais provavelmente, em pequenas ilhas próximas). A cidade era base de inúmeras atividades comerciais portuguesas nas ilhas da região.. No final de 1540, a população da cidade tinha mais de 3 mil pessoas,sendo que por volta de 1,2 mil eram portuguesas.[2].

Em 1542, os portugueses foram autorizados a se estabelecer ali, mas, para isso acontecer as autoridades chinesas foram corrompidas e assim, rapidamente, um entreposto comercial nasceu ali. Ao ter conhecimento destes casos, a comunidade portuguesa foi massacrada em Ningbo quando mais de 60 mil soldados da Dinastia Ming, massacraram mais de 800 pessoas, juntamente a isto a esquadra portuguesa com 25 navios e 42 juncos foi destruída. A este episódio se dá ao nome de Massacre de Ningbo[3][4].

Geografia e Clima

  • Ningbo abrange uma área de 9,365 mil quilômetros quadrados e tem um litoral total de 1.562 km (971 milhas), incluindo 788 km (490 milhas) da costa continental e 774 km (481 milhas) da costa ilha.
   * Características climáticas: clima subtropical úmido, com clima temperado e úmido e quatro estações distintas.
   * Temperatura média anual, 16,2°C (61,2°F).
   * Precipitação média: 1.110 mm.

Economia

Ningbo é não só uma cidade portuária muito importante, mas também o motor da economia, na costa leste da China. A cidade portuária de comércio exterior que começou no século 7, Ningbo se tornou um grande exportador de produtos de consumo, produtos elétricos, têxteis, alimentos e ferramentas industriais na China de hoje. Apesar de Ningbo é famosa por sua indústria de negociação,mas a cidade não tem muitas ligações de transporte com outras cidades da região como Shanghai, devido às desvantagens geográficas. Porém, em 2007,foi construida a Ponte da Baía de Hangzhou de 33km que conecta a cidade a Jiaxing,que é uma das cidades vizinhas á Shanghai.

Turismo

  • O Templo de Baoguo , a mais antiga estrutura de madeira intacta no sul da China, está localizado no Distrito de Jiangbei, 15 km ao norte da cidade de Ningbo.
  • Torre Tianfeng
  • Templo Tiantong
  • Praça de Tian Yi
  • Lago Dongqian
  • Templo Xuedou
  • Relíquias Hemudu
  • Lago Jiulong
  • Montanhan Zhaobao
  • Monte Parque Temático Phoenix
  • Templo Ahyuwang
  • Ilhas Yushan

[5] NingBo [6] NbJiangBei

Referências

  1. a b João de Barros,Décadas da Ásia; primeira Década, livro IX, Capítulo VII. Lisboa, 1552
  2. Sergeĭ Leonidovich Tikhvinskiĭ (1983). Modern history of China. Progress Publishers. p. 57.
  3. Ernest S. Dodge (1976). Islands and Empires: Western Impact on the Pacific and East Asia. Volume 7 of Europe and the World in Age of Expansion. U of Minnesota Press. p. 226. ISBN 0816608539. Retrieved 18 October 2011.
  4. A.J. Johnson Company (1895). Charles Kendall Adams. ed. Johnson's universal cyclopedia: a new edition. Volume 6 of Johnson's Universal Cyclopædia. NEW YORK: D. Appleton, A.J. Johnson. p. 202. Retrieved 18 July 2011.
  5. http://www.ningbo.gov.cn/
  6. http://www.nbjiangbei.gov.cn/art/2008/4/28/art_579_33685.html
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.