Nosso Lar: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Correção de erro. Não é uma obra fictícia, e sim psicografada.
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Até o ano de 2010 o livro já possuía mais de 2 milhões de exemplares vendidos .O livro já foi traduzido para o inglês, alemão, francês, espanhol, esperanto, russo, japonês, tcheco, braile e grego.
Etiquetas: Editor Visual Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 41: Linha 41:


==Impacto==
==Impacto==
Até o ano de 2010 o livro já possuía mais de 2 milhões de exemplares vendidos<ref>. Martha Mendonça, Chico Xavier e a Alma do Brasil, Revista Época, 01.03.2010, p.88</reF>. Os direitos autorais do mesmo foram doados por [[Chico Xavier]] à [[Federação Espírita Brasileira]] (FEB) em [[1944]]. O livro já foi traduzido para o inglês, alemão, francês, espanhol, esperanto, russo, japonês, tcheco, braile e grego.
Até o ano de 2010 o livro já possuía mais de 2 milhões de exemplares vendidos<ref>. Martha Mendonça, Chico Xavier e a Alma do Brasil, Revista Época, 01.03.2010, p.88</reF> .O livro já foi traduzido para o inglês, alemão, francês, espanhol, esperanto, russo, japonês, tcheco, braile e grego.


== Adaptações ==
== Adaptações ==

Revisão das 23h37min de 13 de julho de 2020

 Nota: Este artigo é sobre o livro. Para sua adaptação cinematográfica, veja Nosso Lar (filme).
Nosso Lar
Nosso Lar
Autor(es) Chico Xavier
Idioma português
País  Brasil
Assunto romance espírita
Série A Vida no Mundo Espiritual
Editora FEB
Lançamento 1944
Páginas 312
ISBN 8573280239
Cronologia
Os Mensageiros

Nosso Lar[1] é uma obra psicografada, e o primeiro dos treze livros da série espírita A Vida no Mundo Espiritual, também conhecida como Série Nosso Lar, criada pelo médium brasileiro Chico Xavier.

Lançado em 1944, o romance Nosso Lar é um clássico da literatura espírita brasileira, que versa sobre os primeiros anos do médico André Luiz, após seu desencarne, em Nosso Lar, uma colônia espiritual onde se reúnem espíritos para aprender e trabalhar entre uma encarnação e outra. O romance levanta questões acerca do sentido do trabalho justo e dignificante, e da Lei de causa e efeito, a que todos os espíritos, segundo o espiritismo, estariam submetidos.

Nosso Lar obteve o primeiro lugar entre os dez melhores livros espíritas publicados no século XX, segundo pesquisa realizada em 1999 pela Candeia Organização Espírita de Difusão e Cultura.[2]

Enredo

No livro, André Luiz apresenta-se como um estudioso do mundo espiritual, "traduzindo" as suas percepções de forma didática para que possam ser entendidas pelos encarnados. Descreve com riqueza de detalhes a colônia de apoio Nosso Lar, com as suas construções (principalmente as casas de repouso para os recém desencarnados), o seu sistema de transporte e os Ministérios de Trabalho. Segundo André Luiz, a forma de organização da colônia, e de como se dão os trabalhos, são concepções criadas pelos espíritos superiores, e visam disponibilizar uma assistência permanente aos homens desencarnados e, inclusive, encarnados.

Personagens principais

  • André Luiz (espírito), personagem principal
  • Laura (mãe de Lísias)
  • Lísias (amigo de André Luiz em Nosso Lar)
  • Narcisa (enfermeira da colônia Nosso Lar, trabalha prestando assistência espiritual aos recém-chegados)
  • Clarêncio (Um dos Ministros de Nosso Lar. Resgatou André Luiz do umbral, sendo este um de seus tutelados)

Impacto

Até o ano de 2010 o livro já possuía mais de 2 milhões de exemplares vendidos[3] .O livro já foi traduzido para o inglês, alemão, francês, espanhol, esperanto, russo, japonês, tcheco, braile e grego.

Adaptações

Sendo um dos mais bem sucedidos livros da obra psicográfica de Chico Xavier, Nosso Lar já foi adaptado para diversas mídias, dentre elas uma audionovela e um filme longa metragem com o mesmo título do livro, lançado no dia 3 de setembro de 2010,[4] além de ter inspirado duas telenovelas.

Audionovela

Com produção realizada pela editora Elevação a partir da iniciativa de José de Paiva Netto, a audionovela Nosso Lar foi realizada sob a direção e adaptação do diretor de TV Paulo Figueiredo. Diferentemente de audiolivros convencionais onde normalmente a obra é lida em sua inteireza - ou às vezes de forma condensada - por apenas uma pessoa, a audionovela Nosso Lar é em formato semelhante às novelas de rádio, onde há a representação dos personagens, efeitos sonoros e músicas. Na produção as vozes dos personagens são realizadas por grandes dubladores de superproduções de Hollywood.[5]

Telenovelas

A novelista Ivani Ribeiro teve o livro Nosso Lar entre suas bases para escrever a novela A viagem (1975), a qual teve um remake homônimo (1994). Ambas as produções obtiveram grande sucesso, e impulsionando a venda de literatura relacionada ao tema.

Filme

Ver artigo principal: Nosso Lar (filme)

Um longa metragem homônimo, dirigido e roteirizado por Wagner de Assis, foi lançado em 3 de setembro de 2010. O filme conta com alguns atores e atrizes bastante conhecidos da teledramaturgia brasileira como Othon Bastos, Ana Rosa e Paulo Goulart, dentre outros. O filme alcançou um público de 1,6 milhão de espectadores nos cinemas em 10 dias de exibição, e ao todo, foi visto por mais de 4 milhões de espectadores nos cinemas.

Ver também

Referências

  1. http://onlineshop.com.br/febnet/down/Nosso_lar.pdf
  2. «Os Melhores Livros Espíritas do Século». Consultado em 5 de fevereiro de 2010 
  3. . Martha Mendonça, Chico Xavier e a Alma do Brasil, Revista Época, 01.03.2010, p.88
  4. «Filme 'Nosso Lar' deve chegar aos cinemas em setembro». Último Segundo. Consultado em 5 de fevereiro de 2010 
  5. «Audiobook 'Nosso Lar' na Editora Elevação». Consultado em 6 de fevereiro de 2010 

Ligações externas