Museu Metropolitano de Arte: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 35: Linha 35:
O '''''Metropolitan Museum of Art''''' ({{lang-pt|Museu Metropolitano de Arte}}), conhecido informalmente como '''The Met''', é um [[museu de arte]] localizado na cidade de [[Nova Iorque]], [[Estados Unidos]], sendo um dos [[Lista dos museus de arte mais visitados do mundo|mais visitados museus do planeta]].
O '''''Metropolitan Museum of Art''''' ({{lang-pt|Museu Metropolitano de Arte}}), conhecido informalmente como '''The Met''', é um [[museu de arte]] localizado na cidade de [[Nova Iorque]], [[Estados Unidos]], sendo um dos [[Lista dos museus de arte mais visitados do mundo|mais visitados museus do planeta]].


Fundado em [[13 de abril]] de [[1870]]<ref>{{Citar web|url=http://www.metmuseum.org/about-the-met|titulo=About The Met|acessodata=2016-06-19|obra=The Metropolitan Museum of Art, i.e. The Met Museum}}</ref>, foi aberto ao público em [[20 de fevereiro]] [[1872 no Brasil|de 1872]] <ref>{{Citar periódico|data=2016-05-25|titulo=Metropolitan Museum of Art|jornal=Wikipedia, the free encyclopedia|url=https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Metropolitan_Museum_of_Art&oldid=721958810|idioma=en}}</ref>. É um dos maiores e mais importantes museus do porramundo e abriga uma importante coleção de [[pintura]] [[europa|europeia]] dos séculos XII-XX e obras da arte antiga ([[grécia|grega]], [[Império Romano|romana]], [[egipto|egípcia]] e [[assíria|assírio]]-[[babilónia|babilónica]]) e oriental. Estão também expostas nas suas salas pinturas e esculturas de artistas norte-americanos. São muito importantes as secções dedicadas a instrumentos musicais, armas e indumentária.
Fundado em [[13 de abril]] de [[1870]]<ref>{{Citar web|url=http://www.metmuseum.org/about-the-met|titulo=About The Met|acessodata=2016-06-19|obra=The Metropolitan Museum of Art, i.e. The Met Museum}}</ref>, foi aberto ao público em [[20 de fevereiro]] [[1872 no Brasil|de 1872]] <ref>{{Citar periódico|data=2016-05-25|titulo=Metropolitan Museum of Art|jornal=Wikipedia, the free encyclopedia|url=https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Metropolitan_Museum_of_Art&oldid=721958810|idioma=en}}</ref>. É um dos maiores e mais importantes museus do mundo e abriga uma importante coleção de [[pintura]] [[europa|europeia]] dos séculos XII-XX e obras da arte antiga ([[grécia|grega]], [[Império Romano|romana]], [[egipto|egípcia]] e [[assíria|assírio]]-[[babilónia|babilónica]]) e oriental. Estão também expostas nas suas salas pinturas e esculturas de artistas norte-americanos. São muito importantes as secções dedicadas a instrumentos musicais, armas e indumentária.


O museu foi designado, em [[24 de junho]] de [[1986]], um edifício do [[Registro Nacional de Lugares Históricos]]<ref name="NRHP_PDF" /><ref name="NRHP_PHOTOS" /> bem como, na mesma data, um [[Marco Histórico Nacional]]<ref name="NHL_PDF" /><ref name="NHL_PHOTOS" />.
O museu foi designado, em [[24 de junho]] de [[1986]], um edifício do [[Registro Nacional de Lugares Históricos]]<ref name="NRHP_PDF" /><ref name="NRHP_PHOTOS" /> bem como, na mesma data, um [[Marco Histórico Nacional]]<ref name="NHL_PDF" /><ref name="NHL_PHOTOS" />.

Revisão das 17h27min de 14 de julho de 2020

 Nota: ""Metropolitan"" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Metropolitan (desambiguação).
Museu Metropolitano de Arte
Museu Metropolitano de Arte
Museu Metropolitano de Arte
Tipo museu de arte, editora, empresa produtora
Inauguração 1870 (154 anos)
Visitantes 5 240 000, 6 700 000, 6 692 909, 6 226 727, 6 953 927, 6 479 548, 1 958 000
Acervo 2 000 000
Administração
Diretor(a) Max Hollein
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 40° 46' 46" N 73° 57' 48" O
Mapa
Localização Manhattan - Estados Unidos
Metropolitan Museum of Art
Registro Nacional de Lugares Históricos
Marco Histórico Nacional dos EUA
Museu Metropolitano de Arte está localizado em: Nova Iorque (cidade)
Coordenadas: 40° 46′ 46″ N, 73° 57′ 48″ O
Arquiteto: Calvert Vaux; Jacob Wrey Mould
Estilo(s): Beaux-Arts
Administração: Local
Adicionado ao NRHP: 24 de junho de 1986 (37 anos)[1][2]
Nomeado NHL: 24 de junho de 1986 (37 anos)[3][4]
Registro NRHP: 86003556

O Metropolitan Museum of Art (em português: Museu Metropolitano de Arte), conhecido informalmente como The Met, é um museu de arte localizado na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, sendo um dos mais visitados museus do planeta.

Fundado em 13 de abril de 1870[5], foi aberto ao público em 20 de fevereiro de 1872 [6]. É um dos maiores e mais importantes museus do mundo e abriga uma importante coleção de pintura europeia dos séculos XII-XX e obras da arte antiga (grega, romana, egípcia e assírio-babilónica) e oriental. Estão também expostas nas suas salas pinturas e esculturas de artistas norte-americanos. São muito importantes as secções dedicadas a instrumentos musicais, armas e indumentária.

O museu foi designado, em 24 de junho de 1986, um edifício do Registro Nacional de Lugares Históricos[1][2] bem como, na mesma data, um Marco Histórico Nacional[3][4].

Em 2012 foi o segundo museu mais visitado do mundo, com 6 115 881 visitas[7].

Coleções

O acervo do Metropolitan Museum of Art é curado por dezessete departamentos distintos, sendo cada um deles encabeçado por uma equipe especializada de curadores e estudiosos, assim como seis deles dedicados à conservação e um dedicado exclusivamente à pesquisa científica. A coleção permanente inclui obras de arte da Antiguidade clássica e do Antigo Egito, pinturas e esculturas de mestres europeus e uma ampla coleção de arte moderna americana. O museu mantém ainda galerias com ênfase em arte africana, asiática, oceânica, bizantina e islâmica. O museu abriga também coleções enciclopédicas de instrumentos musicais, vestimentas e acessórios antigos, além de armamentos clássicos de todas as partes do mundo. Um número de interiores, desde o primeiro século ocidental até a América contemporânea são exibidos permanentemente nas galerias do maior museu nova-iorquino.

Quadros europeus do Metropolitan Museum of Art (NYC, USA)

Oriente Próximo

O museu passou a colecionar artefatos do Oriente Próximo a partir do século XIX. Iniciando com algumas peças cuneiformes e selos antigos, a coleção foi expandida para mais de 7 mil peças em exibição.[8] Toda a exposição do museu engloba a história da região, tendo início com o período Neolítico, passando pelo Império Sassânida e concluindo na Antiguidade tardia. A coleção engloba as culturas: suméria, hitita, sassânida, assíria, babilônia e elamitas, entre outras, além de uma extensa coleção de artigos da Era do Bronze. Um dos destaques deste setor do museu é uma escultura monumental de um Lamassu, proveniente do palácio de Assurnasirpal II.[9]

Armamentos e armaduras

O Departamento de Armas e Armaduras é um dos mais populares do museu, tendo como um dos cartões de visita o grande desfile de armaduras no primeiro pavimento do prédio desde 1975. O departamento foi organizado com o apoio do estudante e colecionador russo Leonid Tarassuk (1925 - 1990) a partir da década de 1970. A coleção do Metropolitan Museum of Art é a maior do mundo em termos de arte medieval e japonesa do século V ao XIX, mais precisamente. Contudo, a coleção do museu também engloba outras regiões geográficas, incluindo armamentos selecionados do Antigo Egito, Grécia Antiga e do Império Romano, além de peças oriundas de civilizações africanas e americanas. Em meio às 14 mil peças da coleção, muitas foram utilizadas por monarcas destacados, como as armaduras pertencentes a Henrique VIII de Inglaterra, Henrique II de França e Fernando I.[10]

Ver também

Referências

  1. a b «Documentação de designação para o NRHP» (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Consultado em 28 de julho de 2013 
  2. a b «Fotos para documentação de designação para o NRHP» (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Consultado em 28 de julho de 2013 
  3. a b «Documentação de designação para o NHL» (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Consultado em 28 de julho de 2013 
  4. a b «Fotos para documentação de designação para o NHL» (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Consultado em 28 de julho de 2013 
  5. «About The Met». The Metropolitan Museum of Art, i.e. The Met Museum. Consultado em 19 de junho de 2016 
  6. «Metropolitan Museum of Art». Wikipedia, the free encyclopedia (em inglês). 25 de maio de 2016 
  7. «Louvre foi o museu mais visitado em 2012» 
  8. «The Metropolitan Museum of Art – Ancient Near Eastern Art». Consultado em 10 de janeiro de 2017 
  9. «Assyria, 1365–609 B.C. - Thematic Essay - Heilbrunn Timeline of Art History - The Metropolitan Museum of Art» 
  10. «The Metropolitan Museum of Art – Arms and Armor» 
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Museu Metropolitano de Arte
Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.