Wikipédia:Esplanada/propostas/Banimento de IPs (23ago2020): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Esqueci-me de assinar.
Pergunta
Linha 80: Linha 80:


*Minha experiência é que muitos IPs nem voltam para ver a resposta no Fale ou no Tire suas dúvidas, pois muda o IP e elas nem encontram os avisoa ou a página.[[User:Jo Lorib|Jo Lorib]]<sup>[[Usuário Discussão:Jo Lorib|d]]</sup> 14h07min de 23 de agosto de 2020 (UTC)
*Minha experiência é que muitos IPs nem voltam para ver a resposta no Fale ou no Tire suas dúvidas, pois muda o IP e elas nem encontram os avisoa ou a página.[[User:Jo Lorib|Jo Lorib]]<sup>[[Usuário Discussão:Jo Lorib|d]]</sup> 14h07min de 23 de agosto de 2020 (UTC)

{{Pergunta}} Alguém poderá fazer o favor de esclarecer quais são as regras nas wikipédias com maior número de artigos? [[Usuário:Acscosta|Acscosta]] ([[Usuário Discussão:Acscosta|discussão]]) 14h14min de 23 de agosto de 2020 (UTC)

Revisão das 14h14min de 23 de agosto de 2020

Banimento de IPs (23ago2020)

Olá comunidade. Venho hoje propor que discutamos a situação dos IPs no projeto. A primeira discussão que temos sobre o referido assunto ocorreu em janeiro de 2005 (vide aqui). De lá para cá, ocorreram outras 15 discussões, a última delas em junho de 2019 (vide aqui). Ciente da recorrência do tema, vejo a necessidade de retomarmos o próprio com o intuito de, se possível, tomarmos uma decisão prática quanto ao tema.

Proposta: Travamento das edições de IPs nos domínios da Wikipédia lusófona, passando ser necessário, a partir da aprovação dessa proposta, que o interessado em editar se registre.

Justificativa: justifico o pedido de duas formas:

Qualidade – Segundo dados obtidos pelo WikiScan, em média, temos, no presente ano, pouco menos de 1800 edições por dia de IP contra pouco mais de 5500 de usuários registrados (ver imagem abaixo). A maioria das edições de IPs são revertidas por vandalismo contumaz e sobretudo por carência de fontes, com esse segundo problema possivelmente advindo do desconhecimento, por parte dos IPs, da literatura que compete a isso (WP:FF, WP:FI, WP:V, WP:CITE).

Sendo IP, sobretudo sendo um IP não fixo, enviar notificações de PDU não são efetivas, pois não temos como lidar diretamente com a pessoa, e potencialmente o alvo da mensagem sequer vai lê-la, o que inibe uma futura tutoria do mesmo(a). Ademais, mesmo que se alegue que a adoção da proposta significaria que a Wikipédia ficaria "menos livre", ela continuaria sendo totalmente livre para acesso e criação de conteúdo, visto que não há qualquer exigência superior ou incontornável para que se crie uma conta: basta um e-mail e uma senha. Logo, nota-se claramente que os benefícios (redução de vandalismos) são imensamente superiores a eventuais óbices.

Não tenho como precisar os dados de reversões médias pelo WikiScan (se houver como, alguém se manifeste e incluo), mas tomando por base as reversões que fiz ou que notei terem sido feitas nas minhas vigiadas de ontem (22/08), houve aproximadas 150 edições de IP entre 01:05 e 24:00, sendo que várias delas ocorreram nos mesmos artigos (p. ex. 14 em 57277893] e 15 em 59121528]), o que diminui, ao menos, para 121 edições de IPs diferentes. Destas, 60 foram revertidas, ou seja, metade.

Tomando ainda por base uma estatística feita na Wikipédia anglófona entre os anos de 2004 e 2007, por falta de outra mais recente que eu conheça, 80% dos vandalismos do período advieram de IPs, mesmo que no montante geral de edições houvesse uma razoável proporção de edições lícitas; fala-se em 80% (vide en:Wikipedia:IP addresses are not people e en: User:Opabinia regalis/Article statistics). Na mesma versão do projeto é citado um caso notório de vandalismo por IPs envolvendo a biografia de John Seigenthaler (en:Wikipedia Seigenthaler biography incident). Na nossa versão, para dar um exemplo concreto, um IP criou o artigo Equal You em setembro de 2006 (3103251]) sem fontes. Em 2012 foi etiquetado como sem fontes (28505090]) e agora, só em agosto de 2020, que notei que o artigo é sobre um filme que sequer existe. Ou seja, abrigamos por 14 anos um vandalismo feito por um IP.

Segurança - Ao contrário do que se comumente percebe, os IPs não são anônimos. O projeto disponibiliza a todos os usuários ferramentas de rastreamento dos IPs quando se clica sobre eles, que dão a localização quase exata de onde a pessoa estava no ato da edição. Isso, por si, atenta contra a privacidade e a segurança dos colaboradores não registrados, uma vez que não estão cientes disso, e mesmo que a Wikipédia não desse tal recurso de rastreamento, sítios externos dão.

Em WP:REG é dito no tópico sobre privacidade:

Não necessita revelar a sua identidade, mas ao criar uma conta, esta permite-lhe ter uma "identidade" fixa na Wikipédia e ao mesmo tempo manter a sua privacidade escondendo o seu endereço IP. Caso faça edições na Wikipédia como anónimo, o endereço IP fica associado a cada uma das edições e é visível a todos.

Nisso, dá para concluir, que a comunidade já assume o potencial risco ao usuário não registrado desde quando a referida página informativa foi redigida em 2005 (819054]).--Rena (discussão) 07h47min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

Concordo com o banimento de IPs, pois:

  1. São os responsáveis pela maior parte das edições impróprias. Se não houvessem os filtros de edição, a Wikipédia em Português já teria sido totalmente destruída (não estou exagerando, basta ver os filtros);
  2. É fácil e prático se registrar. Ninguém perde com isso. Nada de extraordinário é exigido. O site não deixaria de ser aberto, colaborativo e livre. Ademais, ao criar uma conta, penso, a chance daquela pessoa permanecer editando é maior;
  3. O combate aos fantoches seria mais eficiente. Por exemplo: Quintinense edita basicamente todos os dias com IPs e o faz pois sabe que dá trabalho verificar cada IP que ele usa. E é fácil trocar de IP; muito fácil! Cito o exemplo dele, mas vários outros seguem a mesma lógica.

Enfim, penso que a adoção dessa proposta faria com que a reputação do site melhorasse sem que isso significasse abandono aos nossos princípios. Érico (disc.) 09h34min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

Concordo

  • Somos pobres que se acham ricos. Temos um milhão de artigos vigiados por meia dúzia de gatos pingados, claramente sobrecarregados com tanto nonsense que é aqui despejado todos os dias. Isto é insustentável. Chegou o momento de deixar de ser utópico para passar a ser pragmático. Os benefícios de banir superam largamente os melefícios.
  • Sim, é verdade que alguns IPs fazem boas contribuições. Aliás, tenho visto melhores contribuições de IPs que muitos registados, cuja atividade se resume a tarefas menores ou encher o saco em discussões. Mas 1) isso é uma minoria entre um mar de vandalismo, spam e pov-pushing; e 2) se fosse necessário o registo tenho a certeza absoluta que para fazer uma boa contribuição qualquer uma dessas pessoas por trás do IP se registaria sem problemas, até pq nem sequer é necessário um email válido.
  • E com um registo, a probabilidade de retenção e de essa pessoa continuar a editar é muito superior. Ao mesmo tempo, o registo desincentiva o trolling. O trolling/vandalismo só funciona quando o trol dá mais trabalho aos outros do que a ele. Se tiver que se registar, a maioria não está para aí virada. JMagalhães (discussão) 12h04min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

Pergunta Renato de carvalho ferreira, ano passado propus o seguinte na Esplanada: Criação de novos artigos: limitar a somente registrados, e não foi aprovada. O que te faz pensar que, passado apenas um ano, a comunidade teria mudado de opinião tão radicalmente a ponto de aprovar uma proposta ainda mais abrangente, isto é, não só limitar a criação de novos artigos, mas barrar totalmente as edições de anônimos?--Mister Sanderson (discussão) 12h51min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

MisterSanderson, o número de participantes da discussão anterior não chegou a 20. Eu mesmo não participei por não ter acompanhado as propostas que estavam em discussão, e se tivesse, teria apoiado. Fato que é um problema que se prolonga por 15 anos, ao menos, considerando a primeira discussão que temos registro. E é igualmente fato que os IPs insistem em causar problema. Tomando por base as pessoas com as quais convivo normalmente no projeto, vários vieram demonstrando cada vez o desinteresse na permanência dos IPs. Cabe, agora, que eles se manifestem e veremos.--Rena (discussão) 13h23min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

Reconheço os problemas colocados, mas deixo algumas questões:

  1. Vamos traduzir o problema que nos dão em 100 batatas. Imaginando que banir os ip's resolve elimina as 100 batatas, quantas batatas seriam eliminadas se os ip's ficassem impedidos de adicionar/modificar conteúdo sem fontes/justificação através de uma espécie de filtro?
  2. Estamos, ou estaremos preparados, para fazer um esforço acrescido nas boas-vindas e acompanhamento de jovens utilizadores, já que a malta que quer contribuir vai ter que criar uma conta?
  3. Em páginas como Wikipédia:Informe um erro e Wikipédia:Tire suas dúvidas, as pessoas serão obrigadas a criar uma conta para poderem comunicar connosco?
  4. O que vamos fazer a páginas como, por exemplo, a Wikipédia:Página de testes?

Com os melhores cumprimentos, Luís Almeida "Tuga1143 12h59min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

  1. Não sei se é tecnicamente viável implementar esse filtro.
  2. Sim, com a diferença de que não perderíamos tempo impedindo que o projeto seja destruído por IPs.
  3. Sim.
  4. Mantê-la.
Érico (disc.) 13h09min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

Pergunta Citação: Renato de carvalho ferreira escreveu: «A maioria das edições de IPs são revertidas por vandalismo contumaz e sobretudo por carência de fontes» Qual é a fonte dessa estatística, e qual é a porcentagem exata?--Mister Sanderson (discussão) 13h27min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

MisterSanderson, eu não tenho os dados via WikiScan, o que seria o ideal, mas dei uma amostragem com base em dados de 22/08, que não são públicos. Eu só fui contando o número de edições de IPs e subtraí do total as edições revertidas, dando um total aproximado de 50% de edições não revertidas para aquela data.--Rena (discussão) 13h32min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

Tendo a concordar com a restrição, entretanto essa decisão representa uma mudança de paradigma que não é consensual desde a criação desta enciclopédia, de forma que se for pra tomar essa decisão, que seja através de votação. EVinente (discussão) 13h35min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

Concordo em levar a pauta para uma votação, amplamente publicizada. É um assunto antigo e com uma decisão eventualmente histórica, merecendo a maior participação possível. Lembro que em 2006 houve uma votação sobre o tema. Érico (disc.) 13h48min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

Pergunta Citação: Renato de carvalho ferreira escreveu: «Logo, nota-se claramente que os benefícios (redução de vandalismos) são imensamente superiores a eventuais óbices.» Com base em quê você chega à conclusão de que obrigar os editores a se registrarem reduziria os vandalismos? Me parece igualmente provável que, simplesmente, aumentassem os vandalismos por usuários registrados, equivalendo à migração dos vândalos sem registro para vândalos registrados.--Mister Sanderson (discussão) 13h36min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

MisterSanderson, os vândalos que usam IPs têm muitíssimo mais facilidade para vandalizar, pois precisamente fazem nada além de ir aos artigos que querem atacar. E muitos deles não fazem mais do que uma edição, ou uma sucessão delas, no mesmo dia. Obrigando o registro, você pode acolher o novato registrado, indicar as coisas que ele precisa ser antes de editar e tomar conta para ver se ele está editando adequadamente, sem vandalismos. Um usuário de IP não fixo, por exemplo, torna a tarefa inútil, quase impossível, pois quem merecia ler a mensagem, não lê. Fora que o uso de IPs facilita as ações das meias, pois se já bloqueados, precisam de novo registro, sendo um entrave importante para inibir a ação deles, vide caso do Quintinense que no último mês editou quase inteiramente usando faixas de IP não fixas.--Rena (discussão) 13h44min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]
Citação: Renato de carvalho ferreira escreveu: «vide caso do Quintinense que no último mês editou quase inteiramente usando faixas de IP não fixas» Pode me fornecer o link para o local aonde isso ficou comprovado?--Mister Sanderson (discussão) 13h46min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]
Érico. Foi ele quem bloqueou.--Rena (discussão) 13h50min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

Pergunta Citação: Renato de carvalho ferreira escreveu: «Tomando ainda por base uma estatística feita na Wikipédia anglófona entre os anos de 2004 e 2007, por falta de outra mais recente que eu conheça, 80% dos vandalismos do período advieram de IPs, mesmo que no montante geral de edições houvesse uma razoável proporção de edições lícitas;» OK, 80% dos vandalismos foram feitos por IPs, mas quantos % das edições, no geral, foram feitas por IPs naquela época? Me parece óbvio que, num cenário em que IPs tenham feito a maioria das edições, tenham também feito a maioria dos vandalismos, e a maioria das edições válidas também, não? Dito de outra forma, dizer que '80% dos vandalismos foram feitos por IPs' não equivale a dizer que '80% das edições dos IPs foram vandalismo'! --Mister Sanderson (discussão) 13h45min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

Os IPs não são a maioria das edições. Os dados estão no início dessa proposta. E equivale sim. Érico (disc.) 13h50min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]
MisterSanderson, sim, você está está esquecendo de algo. Do total (100%) de edições deles no período, 80% eram válidas (naquele período), enquanto que ao mesmo tempo, do montante total de vandalismos, 80% eram deles também. É uma taxa muito alta, que à época indicava que só 20% da fonte do vandalismo eram os registrados. E a estatística que eu trouxe por falta de uma mais atualizada não diz que a maioria das edições do período foram feitas por IPs, por exemplo. E tomando por base a minha amostragem pessoal, das páginas que eu vigio, tivemos um aproveitamento de só 50% do total de edições de IPs para um dia de edições (22/08).--Rena (discussão) 13h50min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

Pergunta Renato de carvalho ferreira, se as estatísticas apresentadas na proposta baseiam-se nas edições em artigos, isto é, no domínio principal, em quê se fundamenta barrar as edições dos IPs em todos os domínios, isto é, também naqueles para o qual não se fez nenhuma análise? Que mal haveria em deixar os IPs se comunicarem nas páginas de discussão, por exemplo, para avisar um erro ou solicitar alguma alteração? Mesmo se as páginas de discussão fossem vandalizadas, que mal isso traria, considerando que não têm muita visibilidade, por exemplo, não aparecem no Google? Que mal haveria em permitir IPs a usarem WP:Pedidos/Restauro para pedir restauro de páginas eliminadas? --Mister Sanderson (discussão) 13h51min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

MisterSanderson, muitos pedidos de restauro e afins feitos por IPs são feitos sem qualquer embasamento nos procedimentos ou finalidades das páginas nas quais pedem algo. Repito que o Jo Lorib ou mesmo o Yanguas são mais indicados para tratar disso, uma vez que são ativos ali. Registrados, podemos indicar os procedimentos certos.--Rena (discussão) 13h55min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

Pergunta Renato de carvalho ferreira, supondo que realmente os IPs estejam vandalizando em demasia, não haveria uma solução intermediária para o problema, de forma que as edições benéficas deles não acabassem barradas também? Por exemplo, implementar revisão de artigos para todos os artigos no que toca exclusivamente aos IPs, isto é, aquela ferramenta aonde as edições têm primeiro de ser aprovadas antes de irem a público. Assim os IPs poderiam editar livremente, mas sem prejudicar nenhum artigo com vandalismo, pois as edições ficariam pendentes e não seriam publicadas antes que algum registrado as revisasse e as aprovasse. --Mister Sanderson (discussão) 13h55min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

MisterSanderson, se as edições deles são benéficas, então é ainda maior o reforço do registro como meio de tentar trazer o editor de passagem como um novo editor ativo. IPs, como falei, salvo erro, só passam e vão embora. Um mesmo IP editando não implica ser a mesma pessoa ao longo do tempo. Não faz muito sentido impor filtros, nesse caso, e há o risco de sobrecarregar os programadores com algo que se resolvia banindo os IPs por todo o benefício implícito nisso.--Rena (discussão) 14h07min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

De momento, Discordo da proposta nos moldes apresentados. Como disse, compreendo o problema e os argumentos dados, mas não vejo qualquer benefício em impedir uma pessoa, que não se queira registar, de editar páginas de discussão, de pedir restauros, informar erros, fazer perguntas, etc. Luís Almeida "Tuga1143 14h12min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

Concordo Pedindo perdão antecipado a S.Jimbo das Baleias pelo sacrilégio contra os 5 pilares e depois de ter votado contra isso inúmeras vezes nos últimos anos, acho que chega, já está mais que provado que permitir essas edições mais prejudica que ajuda o projeto, além de desgastar demais os poucos que efetivamente combatem vandalismos. Estou bem ciente que não vai ser um mar de rosas e que o vandalismo vai continuar, mas vai aliviar um pouco sem prejudicar quem realmente quer colaborar com o projeto, o registro é simples e fácil. Tendo também a concordar com o E.Vinente, devido ao tamanho da mudança, é melhor retificar em uma votação formal em local próprio.Jo Loribd 14h03min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

Pergunta Alguém poderá fazer o favor de esclarecer quais são as regras nas wikipédias com maior número de artigos? Acscosta (discussão) 14h14min de 23 de agosto de 2020 (UTC)[responder]