Acesso e descenso: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Duduzimm (discussão | contribs)
m
m adicionando a predefinição {{Referências}}
Linha 32: Linha 32:
== Ver também ==
== Ver também ==
* [[Lista de clubes de futebol que nunca foram rebaixados]]
* [[Lista de clubes de futebol que nunca foram rebaixados]]

{{Referências}}


[[Categoria:Acesso e descenso| ]]
[[Categoria:Acesso e descenso| ]]

Revisão das 10h06min de 26 de agosto de 2020

Em competições esportivas, acesso e descenso é um dispositivo (também conhecido como promoção e rebaixamento ou acesso e rebaixamento) que prevê a mobilidade dos clubes ou competidores entre as diferentes divisões de uma mesma liga ou federação. Torna-se particularmente importante quando o sistema adotado é o de "turno e returno", que exige muitas datas e portanto necessita limitar o número de participantes em cada divisão.

Tipos de acesso e descenso

Diz-se que o acesso e descenso é automático quando ele resulta diretamente dos resultados do campeonato principal: o último colocado (ou os dois últimos, ou em alguns casos os quatro últimos) de uma divisão é rebaixado para a divisão inferior na temporada seguinte; o primeiro colocado (ou os primeiros) dessa divisão inferior é promovido, ocupando a vaga (ou vagas) que foi aberta pelo rebaixamento.

Acesso e descenso não automático é aquele que é decidido em uma disputa extra, às vezes conhecida como torneio da morte: ao final do campeonato, o último colocado da série A e o primeiro da série B disputam uma vaga, em sistema eliminatório, para a série A da temporada seguinte; ou os dois últimos da série A e os dois primeiros da série B disputam, num quadrangular, as duas vagas em aberto; etc.

Algumas ligas utilizam um sistema de acesso misto: o último da série A é automaticamente rebaixado e o primeiro da série B é automaticamente promovido, mas o segundo e o penúltimo disputam, num "torneio da morte", quem fica com a vaga remanescente. Ou ainda há o caso do penúltimo de um torneio enfrentar o antepenúltimo para definir quem será o rebaixado e o segundo e terceiro colocados se enfrentarem para determinar a equipe promovida. Este sistema é usado atualmente em várias ligas europeias de futebol.

Em situações de transição, em que uma liga ou federação pretende aumentar ou diminuir o número de vagas em sua divisão principal, ocorrem eventualmente casos de acesso assimétrico, em que o número de clubes rebaixados não é igual ao de promovidos.

Critérios de acesso e descenso

Existem basicamente três tipos de critérios para a definição do descenso. O primeiro tipo computa a soma dos pontos de toda a competição, como exemplo o atual Campeonato Brasileiro de Futebol. O segundo tipo computa a pontuação da última fase do campeonato pontos" ou "promédio" geralmente utilizados nos campeonatos nacionais da América do Sul.

Este terceiro tipo foi utilizado somente uma vez no Campeonato Brasileiro de Futebol no ano de 1999. A crítica em relação a este modelo está no fato de privilegiar os grandes clubes, pois somente são rebaixados se repetirem vários campeonatos ruins, confundir o torcedor devido a sua matemática de casas milesimais e por último de ser prejudicial aos clubes recém-promovidos, pois estes iniciam suas participações sem o apoio de boas campanhas anteriores como ocorre com os clubes que já disputam a competição, afinal os clubes de baixo promédio foram rebaixados. Para minimizar este prejuízo aos clubes recém-promovidos, no Campeonato Colombiano de Futebol os clubes que vierem da Segunda Divisão entram com o promédio do primeiro clube a não ser rebaixado cuja média não foi aceitada

de pontos é geralmente acima de 1,100 o que é melhor do que iniciar sem promédio (ou seja, com 1,000).

Clubes Nunca Rebaixados no Brasil

No Brasil, 14 clubes nunca foram rebaixados por nenhuma divisão[1]:

Bibliografia

  • DAIUTO, Moacir: "Organização de Competições Desportivas", editora Hemus, São Paulo, 1972.
  • RAMOS, Jayr Jordão: "Organização de Campeonatos e Torneios", editora CND/MEC, Brasília, 1973.
  • CAPINASSU, José Maurício: "Competições esportivas: organizações e esquemas", Editora Ibrasa, São Paulo, 1986.
  • BYL, John: "Organizing Successful Tournaments", Human Kinetics Inc, Champaign/IL, 1990.

Ver também

Referências

  1. globoesporte.globo.com/ Com quedas inéditas, veja como ficou o ranking de rebaixamentos no futebol brasileiro