Torre de Penegate: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Xicodaponte (discussão | contribs)
m Nome
Linha 61: Linha 61:
[[Categoria:Torres do distrito de Braga|Penegate]]
[[Categoria:Torres do distrito de Braga|Penegate]]
[[Categoria:Arquitetura de Portugal do século XIV]]
[[Categoria:Arquitetura de Portugal do século XIV]]
[[Categoria:Monumentos de interesse público em Portugal]]
[[Categoria:Monumentos de interesse público no distrito de Braga]]
[[Categoria:Torres classificadas como imóvel de interesse público em Portugal]]
[[Categoria:Torres classificadas como imóvel de interesse público em Portugal]]
[[Categoria:Imóveis de interesse público em Vila Verde]]
[[Categoria:Imóveis de interesse público em Vila Verde]]

Revisão das 11h55min de 30 de setembro de 2020

Torre de Penegate
Torre de Penegate, Portugal.
Construção Mem Rodrigues de Vasconcelos (1360)
Estilo gótico
Conservação
Homologação
(IGESPAR)
MIP
(DL Despacho de 5 de abril de 2014)
Aberto ao público Não
Site IGESPAR71729

A Torre de Penegate localiza-se na freguesia de São Miguel de Carreiras, no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, em Portugal.

História

Antecedentes

A primitiva toponímia do lugar foi "Penela", sendo o de "Penegate" utilizado desde 1064. Por essas razões, os estudiosos acreditam que o topónimo esteve associado, em suas origens, à ocupação deste afloramento rochoso elevado, de difícil acesso ("penha" ou "pena"), embora não haja informações ou vestígios sobre a sua primitiva defesa, em posição dominante sobre o território envolvente, possivelmente uma torre em estilo românico erguida por D. Egas Pais de Penegate, valido do Conde D. Henrique de Borgonha.

A torre medieval

A atual estrutura foi erguida por Mem Rodrigues de Vasconcelos, cavaleiro de D. Dinis na guerra que opôs este monarca ao seu filho, o futuro rei D. Afonso IV. D. Dinis autorizou a construção de uma "domus fortis", em documento datado de 5 de Outubro de 1322, onde se refere que ele "havia proibido a construção destas casas fortificadas a não ser com sua expressa autorização". Esta fortificação tinha a função de proteger Mem Rodrigues no cargo que então ocupava, o de Meirinho-mor do soberano na região de Entre-Homem-e-Cávado, onde a autoridade real era contestada por Pedro Anes de Vasconcelos, tio de Mem Rodrigues:

"Desta forma, conpria huma casa forte (...) para teer hy o corpo em salluo quando lhy conprise e outro ssy pera teer hy a molher e os filhos que non possam Receber dano daquelles que lhy a el mal querem polo meu serviço"[1]

Do século XVII aos nossos dias

Em princípios do século XVII o então proprietário Miguel Valadares, cónego de Guimarães e desembargador em Braga, fez erguer a Capela de Nossa Senhora da Pena para sua sepultura, conforme inscrição epigráfica na fachada principal.

No início do século XX, em 1907, a torre passou para a família dos actuais proprietários, tendo tido lugar, em décadas posteriores, obras de consolidação e restauro. Entre elas, foram colocadas ameias em 1939, o que lhe descaracterizou a feição original, sendo edificado um segundo corpo, de carácter residencial.

O conjunto encontrou-se em Vias de Classificação por Despacho de 24 de Setembro de 1990.[2]

Em 5 de Abril de 2013 foi classificada como monumento de interesse público.[3]

Características

A torre apresenta planta retangular, em aparelho de granito. É dividida internamente em três pavimentos.

A portada, em arco apontado, rasga-se na face Leste, acima do nível do solo. Era primitivamente acedida por uma escada de madeira amovível, da qual ainda restam os apoios. Acredita-se que essa entrada tenha sido guarnecida por um alpendre, de que seriam testemunhos as duas mísulas que enquadram a portada. Na face Oeste, ao nível da janela do último pavimento, um balcão de matacães permitia o tiro vertical sobre o único acesso que leva à torre. O seu topo é coroado por ameias.

A Capela de Nossa Senhora da Pena, de pequenas dimensões, em estilo barroco, conserva o retábulo-mor contemporâneo, em estrutura tripartida, com a imagem de Nossa Senhora ao centro, e as de São João e Santo António, em painéis pintados, de ambos os lados.

Referências

  1. SILVA, José Custódio Vieira da. Paços Medievais Portugueses. Lisboa: 1995. p.48-49.
  2. «Pesquisa de Património: Torre de Penegate». igespar.pt. Consultado em 12 de outubro de 2011 
  3. «Torre de Penegate classificada como monumento de interesse público» 

Ver também

Ligações externas