Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Marinha mercante"

1 byte adicionado ,  15h30min de 4 de novembro de 2020
m
sem resumo de edição
m (Desfeita a edição 58622637 de 2001:8A0:5691:6100:E991:17B1:65FF:CC87)
Etiqueta: Desfazer
m
 
==Marinha de recreio ==
{{AP|[[Náutica de recreio]]}}
A marinha ou náutica de recreio desenvolve atividades de [[desporto]] ou de lazer, com o emprego de embarcações. As embarcações de lazer tanto podem ter uma propulsão à vela como a motor, sendo concebidas e equipadas exclusivamente para atividades de lazer e esporte, como as saídas de curta duração, os cruzeiros ou as regatas. São privilegiados o conforto e a segurança dos passageiros, em detrimento do desempenho em termos de velocidade. Devendo seguir todas as normas das autoridades portuárias e marítimas, quanto a normas de segurança, equipamentos e uniformes de segurança, uniformes e identificação pessoal( (estes dois últimos ficando a critério do comandante sendo opcional).
 
==Organização da marinha mercante em terra==
Os profissionais devidamente certificados para operarem embarcações chamam-se "[[marítimo]]s". Estes profissionais estão divididos em três escalões: o dos oficiais, o da mestrança e o da marinhagem. Por sua vez, segundo a sua especialidade, estes profissionais organizam-se, a bordo, em duas secções ou departamentos: o de convés e o de máquinas. Além dos marítimos das secções de convés e de máquinas, também são, normalmente, certificados, os oficiais radiotécnicos, os cozinheiros e os empregados das câmaras.
 
Alguns navios, além dos marítimos certificados, pode existir pessoal não certificado que desempenha funções não relacionadas diretamente com a navegação e a operação do navios. Exemplos profissionais não certificados como marítimos podem ser o pessoal de hotel eoe o pessoal de entretenimento em navios de passageiros.
 
===Secção do convés===