Torres de Alfragide: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Criada por tradução da página "Alfragide Towers"
(Sem diferenças)

Revisão das 23h25min de 30 de dezembro de 2020


Torres de Alfragide
Torres de Alfragide
Tipo Edifício de apartamentos
Estilo dominante Brutalismo
Arquiteto Conceição Silva
Tomás Taveira
Início da construção 1968
Fim da construção 1974
Geografia
País Portugal
Cidade Amadora
Localidade Alfragide
Região Área Metropolitana de Lisboa
Distrito Lisboa
Coordenadas 38° 43' 59.17" N 9° 13' 4.71" E
Mapa
Localização em mapa dinâmico

As Torres de Alfragide são um conjunto de edifícios residenciais sito em Alfragide, Amadora, Portugal. O complexo é constituído por três torres residenciais e um centro comercial no nível térreo que liga os três edifícios. Também dispõe de um parque de estacionamento subterrâneo e de piscinas, atualmente em desuso. É um exemplo de arquitetura influenciada pelo brutalismo.[1]

Edifícios

As três torres residenciais têm alturas diferentes, variando entre 10 a 15 pisos. A planta de cada torre assemelha-se a um trevo de quatro folhas, composta por um núcleo central de serviços equipado com escadas, elevadores e rampas de lixo, e a partir do qual emergem os três conjuntos de quatro "subtorres". Os apartamentos possuem tipologias diferentes, desde apartamentos de um só andar até apartamentos duplex.

O piso térreo alberga o centro comercial de dois pisos, com lojas, cafés e escritórios. Até finais dos anos 80 esta área contava também com um cinema, desde então encerrado.

Arquitetura

O projeto teve como principal responsável o arquiteto Tomás Taveira, durante a sua passagem pelo gabinete de arquitectura de Conceição Silva.[2] Taveira cita James Stirling como a sua principal influência para este projeto, e em particular o Edifício de Engenharia da Universidade de Leicester.[3] O projeto possui também paralelismos com a urbanização Robin Hood Gardens de Alison e Peter Smithson e com a Keeling House de Denys Lasdun.[4]

Galeria

Referências

Referências

  1. Figueira, Jorge (2009). «A periferia perfeita : pós-Modernidade na arquitectura portugusa, anos 60 - anos 80». Universidade de Coimbra. Consultado em 12 July 2019  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. Fiúza, Filipa. «Um projecto inglês: a influência da arquitectura anglo-saxónica nas Torres de Alfragide». Repositório ISCTE-IUL. Consultado em 11 July 2019  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. Cardim, João; Fiúza, Filipa (2012). «The Alfragide Towers (1968-74) by Atelier Conceição Silva: A middle-class housing case study in Portugal». Symposium Middle-Class Housing in Perspective, Politecnico di Milano, 22-23 November 2012. Consultado em 5 July 2019  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. Fiúza, Filipa. «Alfragide Towers: a British design». Jornal Arquitectos. Consultado em 11 July 2019  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)