&: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Colocando aspas na expressão. "and per se and"
Chxtl (discussão | contribs)
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição via aplic. móvel Edição via aplic. Android
Linha 1: Linha 1:
{{sem fontes|data=junho de 2019}}
{{sem fontes|data=junho de 2019}}
{{pontuação|&}}
{{pontuação|&}}
O sinal '''&''', denominado '''''ampersand''''' (um [[anglicismo]]), '''''eitza''''' ou '''sinal tironiano''', é um caractere ou símbolo usado para substituir a [[conjunção]] aditiva "[[e]]". É geralmente utilizado em nomes de comércio ou empresa, daí ser muitas vezes denominado '''e comercial'''. A disseminação de seu uso na denominação de duplas sertanejas tornou o símbolo conhecido também pelo nome '''e sertanejo'''.
O sinal '''&''', denominado '''''ampersand''''' (um [[anglicismo]]), '''''eitza''''' ou '''sinal tironiano''', é um caractere ou símbolo usado para substituir a [[conjunção]] aditiva "[[e]]". É geralmente utilizado em nomes de comércio ou empresa, daí ser muitas vezes denominado ''''e' comercial'''. A disseminação de seu uso na denominação de duplas sertanejas tornou o símbolo conhecido também pelo nome ''''e' sertanejo'''.


Seu nome em inglês, ''ampersand'', vindo por sua vez da expressão "''and [[per se]] and"'', isto é, "e por si, e", anteriormente usado como parte da cadeia para a memorização do alfabeto.
Seu nome em inglês, ''ampersand'', vindo por sua vez da expressão "''and [[per se]] and"'', isto é, "e por si, e", anteriormente usado como parte da cadeia para a memorização do alfabeto.

Revisão das 03h34min de 11 de janeiro de 2021

O sinal &, denominado ampersand (um anglicismo), eitza ou sinal tironiano, é um caractere ou símbolo usado para substituir a conjunção aditiva "e". É geralmente utilizado em nomes de comércio ou empresa, daí ser muitas vezes denominado 'e' comercial. A disseminação de seu uso na denominação de duplas sertanejas tornou o símbolo conhecido também pelo nome 'e' sertanejo.

Seu nome em inglês, ampersand, vindo por sua vez da expressão "and per se and", isto é, "e por si, e", anteriormente usado como parte da cadeia para a memorização do alfabeto.

Um uso estendido é aquele que persiste na bibliografia acadêmica em inglês, na enumeração dos autores, incluindo expressões como & al. (do latim et alii, plural masculino, ou et alia, plural neutro) que é traduzido como "e outros". Em português mantemos esta regra ao citar, mas geralmente usamos a palavra et.

Como é observado na lista de cartas de Byrhtferð (ano 1011), este sinal "&" era frequentemente considerado como uma letra no final do alfabeto latino.

É uma espécie de monograma que representa a conjunção latina et (mãe da conjunção aditiva "e"). Trata-se de uma ligatura — combinação do desenho de duas letras num único sinal, usado para aumentar a velocidade da escrita manual — desenvolvida por Marco Túlio Tirão, secretário de Cícero, o grande orador romano. Para poder registrar os discursos e da correspondência ditada por este, Tirão, que era um escravo liberto, criou várias formas de acelerar a escrita, sendo por isso considerado o avô da taquigrafia. Embora o traçado do símbolo tenha evoluído até deixá-lo visualmente desvinculado da forma original, em algumas famílias de fontes ainda é possível enxergar as duas letras que ele representa. Na Idade Média ou nos primórdios da impressão, o uso de ligaduras era muito comum, neste caso para a economia do espaço, quando a matéria-prima - pergaminho ou papel - acrescentava muito ao preço dos livros.

História

Evolução do símbolo &

No século XI, estava bem desenvolvida, particularmente na forma uncial, insular e minúscula carolíngia. Os calígrafos fizeram um uso extensivo de et, já que a condensação de uma palavra em uma única letra facilitou seu trabalho. Durante esse tempo, uma versão muito mais compactada do et foi desenvolvida. Normalmente é chamado de ampersand "Romana" e é a que conhecemos hoje.

Usos contemporâneos

Representação do &

Em HTML, ele é usado no início dos códigos de entidade com os quais caracteres especiais são designados: os exemplos mais típicos são & gt; & lt; e & amp; (>, <e &, respectivamente).

Em endereços da Internet e da web, simboliza a separação de variáveis passadas por meio de GET. No Excel, é usado para concatenar células. No Access, ele é usado para substituir um caractere ou espaço em máscaras de entrada.

Já no contexto das linguagens de programação, como C, o "&" pode simbolizar uma operação AND (conjunção) bit-a-bit ou se referir a um endereço de memória de uma variável, enquanto que && simboliza uma conjunção lógica. Já em algumas versões da linguagem Basic o & possui a função de ligar duas strings em apenas uma (função que equivale a "+" em C# e Java).

Na linha de comando (CLI) do Bash (Bourne Again Shell) Zbash, etc. usado no Unix, GNU / Linux e * BSD é usado e no final de um pedido para executá-lo em segundo plano.

Ligações externas

  • O Wikcionário possui a entrada &
  • Media relacionados com & no Wikimedia Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.