Auguste Bravais: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rei-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: zh:奥古斯特·布拉菲
AlleborgoBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: it:Auguste Bravais
Linha 22: Linha 22:
[[en:Auguste Bravais]]
[[en:Auguste Bravais]]
[[fr:Auguste Bravais]]
[[fr:Auguste Bravais]]
[[it:Auguste Bravais]]
[[ru:Браве, Огюст]]
[[ru:Браве, Огюст]]
[[sl:Auguste Bravais]]
[[sl:Auguste Bravais]]

Revisão das 13h27min de 14 de maio de 2007

Auguste Bravais (c. 1850).

Auguste Bravais (Annonay, 23 de Agosto de 1811 - Le Chesnay, 30 de Março de 1863). físico francês que se notabilizou pelos seus trabalhos em cristalografia, sendo o introdutor dos diagramas básicos de estrutura hoje conhecidos por redes de Bravais.

Biografia

Estudou no Collège Stanislas, em Paris, ingressando depois École Polytechnique em 1829.

Ao terminar os seus estudos ingressou na armada, recebendo carta patente de oficial. De espírito aventureiro, embarcou no Finistère em 1832, e depois no Loiret, tendo participado em trabalhos de hidrografia nas costas da Argélia. Participou também na expedição do Recherche, enviado a Spitzberg e à Lapónia em socorro do Lilloise.

A partir de 1840 passa a ministrar um curso de matemática aplicada à astronomia na Faculté des sciences de Lyon. Mais tarde leccionou a cadeira de Física da École Polytechnique entre 1845 e 1856, data em que foi substituído por Hureau de Sénarmont.

Bravais publicou uma memória sobre cristalografia em 1847, que o celebrizou.

Foi membro fundador da Société Météorologique, e sucedeu ao almirante Albin Reine Roussin (1781-1854) como sócio da Académie des Sciences em 1854. Também se interessou por magnetismo, pela origem das auroras polares, por meteorologia, geobotânica, astronomia e hidrografia.


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.