Susa (Tunísia): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiqueta: Revertida
Etiqueta: Revertida
Linha 29: Linha 29:


=== Administração ===
=== Administração ===
A município]] de Sousse é a [[capital]] de uma governadoria que se estende por 2669 km<ref name=":0">[https://www.populationdata.net/pays/tunisie/].</ref>Está dividido em quatro distritos municipais<ref>[http://www.commune-sousse.gov.tn/fr/arrondissement.php].</ref> Sousse Nord, Sousse Sud, Sousse Médina e Sousse Riadh. Os dois primeiros são criados em {{date | 11 | fevereiro | 1976}} e os dois últimos em 19 fevereiro 1982. Os seus principais constituintes e [[Delegação (Tunísia)|delegações]] são em número de quatro: Sousse Sidi Abdelhamid, Sousse Médina, Sousse Jawhara e Sousse Riadh.
A município de Sousse é a [[capital]] de uma governadoria que se estende por 2669 km<ref name=":0">[https://www.populationdata.net/pays/tunisie/].</ref>Está dividido em quatro distritos municipais<ref>[http://www.commune-sousse.gov.tn/fr/arrondissement.php].</ref> Sousse Nord, Sousse Sud, Sousse Médina e Sousse Riadh. Os dois primeiros são criados em {{date | 11 | fevereiro | 1976}} e os dois últimos em 19 fevereiro 1982. Os seus principais constituintes e delegações são em número de quatro: Sousse Sidi Abdelhamid, Sousse Médina, Sousse Jawhara e Sousse Riadh.


Seu código geográfico é 31.
Seu código geográfico é 31.

Revisão das 22h22min de 29 de maio de 2021

Tunísia Susa

Sousse • سوسة • Hadrim • Hadrumeto

 
  Município  
Vista de parte da almedina e da parte moderna desde a torre do arrábita
Vista de parte da almedina e da parte moderna desde a torre do arrábita
Vista de parte da almedina e da parte moderna desde a torre do arrábita
Símbolos
Brasão de armas de Susa
Brasão de armas
Localização
Susa está localizado em: Tunísia
Susa
Localização de Susa na Tunísia
Coordenadas 35° 49' N 10° 38' E
País Tunísia
Província Sousse
Prefeito Hédi Ayache
Características geográficas
Área total 45 km²
População total (2004) [1] 173 047 hab.
Densidade 3 845,5 hab./km²
Código postal 4000
Sítio www.commune-sousse.gov.tn

Susa (em francês: Sousse; em árabe: سوسة; romaniz.:Susa) é uma cidade e município da costa oriental da Tunísia e capital da província homónima. O município tem 45 km² de área e em 2004 tinha 173 047 habitantes (densidade: 3 845,5 hab./km²).[1] Na Antiguidade e Idade Média a cidade teve os nomes de Hadrim e Hadrumeto.

A cidade situa-se à beira do golfo de Hammamet do mar Mediterrâneo, 150 km a sudeste de Tunes, 93 km a sul de Hammamet, 21 km a noroeste de Monastir, 57 km a leste de Cairuão e 135 km a norte de Esfax.

Geografia

Situação

Sousse ocupa uma localização geográfica no centro da Tunísia, na costa do Sahel tunisiano com vista para o Mar Mediterrâneo na fronteira com o leste do país. A cidade se estende por 45,2 km e está localizada 25 metros acima do nível do mar[2].

Administração

A município de Sousse é a capital de uma governadoria que se estende por 2669 km[3]Está dividido em quatro distritos municipais[4] Sousse Nord, Sousse Sud, Sousse Médina e Sousse Riadh. Os dois primeiros são criados em e os dois últimos em 19 fevereiro 1982. Os seus principais constituintes e delegações são em número de quatro: Sousse Sidi Abdelhamid, Sousse Médina, Sousse Jawhara e Sousse Riadh.

Seu código geográfico é 31.

Sousse City
Panorama de Susa

Economia

Susa tem como principal atividade econômica o turismo de sol e praia, devido ao clima mediterrâneo e uma rede de diversos resorts ao longo do litoral. A cidade também se destaca pela produção de azeite e plantações de azeitona no interior da cidade. O porto local traz movimentação à parte central da cidade.

Referências

  1. a b «Population, ménages et logements par unité administrative : Gouvernorat : Sousse». www.ins.nat.tn (em francês). Instituto Nacional de Estatística da Tunísia. 2004. Consultado em 22 de março de 2014 
  2. [1].
  3. [2].
  4. [3].
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Susa
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Tunísia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.