Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Matheusperini (discussão | contribs)
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel Edição móvel avançada
Matheusperini (discussão | contribs)
Linha 715: Linha 715:
|a5 ={{BRAb}} Yuri Martins
|a5 ={{BRAb}} Yuri Martins
|a6num =
|a6num =
|a6 ={{BRAb}} Marcelo Campanholo
|a6 ={{BRAb}} Kelvin
|a7num =
|a7num =
|a7 ={{BRAb}} Gleydson
|a7 ={{BRAb}} Gleydson
|a8num =
|a8num =
|a8 ={{BRAb}} Kelvin
|a8 ={{BRAb}} William
|a9num =
|a9num =
|a9 ={{BRAb}} William
|a9 =


|t={{BRAb}} [[Rafael Jacques]]
|t={{BRAb}} [[Rafael Jacques]]

Revisão das 16h02min de 13 de julho de 2021

S.E.R. Caxias
Nome Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul
Mascote Bepe (italiano)
Falcão Grená
Principal rival Juventude
Esportivo
Fundação 10 de abril de 1935 (89 anos)
Estádio Centenário
Capacidade 22.132 pessoas
Localização Caxias do Sul, RS
Presidente Paulo Cesar dos Santos
Treinador(a) Rafael Jacques
Patrocinador(a) Rede SIM
Banrisul
Fátima Saúde
Eko Ambientes
Vinhedos Papéis
ANC Urbanizadora
Manfroi
Tecnofrio
Aquece Drink
Fras-le
Randon
Racon Consórcios
Material (d)esportivo Bravo35 (marca própria)
Competição Gauchão - Série A
Brasileirão - Série D
Copa do Brasil
Ranking nacional Aumento (2) 82.º lugar, 902 pontos [1]
Website www.sercaxias.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual

A Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul é um clube do futebol brasileiro, sediado na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, é conhecido por S.E.R. Caxias, Grená do Povo, ou simplesmente Caxias.

Seu uniforme é composto de camisa grená e azul, com calção e meias grenás e brancas, e seu mascote é Bepe, o italiano, que representa o povo que colonizou a Serra Gaúcha, atuando em estádio próprio, o Estádio Francisco Stédile, mais conhecido como Centenário.

O título mais relevante da História do Caxias foi a conquista do Campeonato Gaúcho de 2000, tendo sido ainda vice-campeão da principal competição estadual em 1990, 2012 e 2020, campeão gaúcho do interior em 12 ocasiões (1969, 1973, 1975, 1977, 1978, 1985, 1989, 1990, 2000, 2010, 2017 e 2019), conquistando ainda três copas organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol (1996, 1998 e 2007).[2]

O Grená do Povo foi o primeiro clube do interior do Rio Grande do Sul a disputar o Campeonato Brasileiro, o que ocorreu em 1976, quando foi o 15º colocado entre 54 participantes, bem como o primeiro clube do interior gaúcho a disputar a Copa do Brasil, isso em 1991. A sua campanha nacional mais destacada foi o décimo lugar no Campeonato Brasileiro de 1978, competição disputada por 78 clubes.[3]

Sua torcida está entre as maiores do interior do Rio Grande do Sul. Realiza o clássico Ca-Ju contra o seu arquirrival Juventude, sendo essa para muitos a segunda rivalidade mais importante do futebol gaúcho, perdendo somente para o Grenal, tratando-se também essas duas agremiações, os clubes de fora da área metropolitana de Porto Alegre com mais participações no Campeonato Gaúcho.

História

O início

O Caxias foi fundado em 10 de abril de 1935, numa fusão dos clubes Rio Branco e Ruy Barbosa, com o nome de Grêmio Esportivo Flamengo.

As circunstâncias que envolveram o surgimento do Grêmio Esportivo Flamengo, (atual Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul) estão diretamente ligadas ao seu mais tradicional rival. Germano Pisani, presidente do Rio Branco, procurou o presidente do Ruy Barbosa, Silvio Toigo e propôs uma fusão entre os clubes. A primeira diretoria do Grêmio Esportivo Flamengo:

  • Presidente: Sílvio Toigo
  • 1º Vice-Presidente: Bôrtolo Facchin
  • 2º Vice-Presidente: Germano Pisani
  • 1º Secretário: Alfredo Caberlon
  • 2º Secretário: Mário Menegaz
  • 1º Tesoureiro: Guerino Bedin
  • 2º Tesoureiro: Ítalo Bertuzzi

Em 1947, o Caxias foi campeão do Citadino de Caxias do Sul, em cima do Juventude em jogo emocionante na qual todos os jogadores e dirigentes se recordam muito bem. Humilharam o Caxias dizendo que a equipe iria ser derrotada com a mão nas costas, e ouvindo isso os jogadores ficaram enfurecidos e partiram a campo, determinados a vencer e foi isso o que aconteceu. O clube voltou a vencer o citadino no ano seguinte e em 1953.

No ano de 1951, foi inaugurada a Baixada Rubra (hoje o Centenário) e com o passar dos anos, novas obras foram sendo acrescidas. O cercamento do campo com tela - uma novidade, porque até então só existia o parapeito, de madeira, - a construção das primeiras arquibancadas.

Na década de 1960 o clube teve apenas um título de destaque, o Campeonato Metropolitano de Porto Alegre. O grande marco da década foi a excursão do clube à Argentina, feita em um DC-3, direto a Buenos Aires. No país vizinho o Flamengo enfrentou o Gimnasia y Esgrima La Plata, um dos grandes clubes do futebol argentino, dentre outras equipes de menor expressão, terminou a campanha de forma invicta com 12 jogos (9 vitórias e três empates), conquistando o título honorário Fita Azul Internacional, concedido pela CBD, atual CBF, a equipes que se destacavam em excursões ao exterior.[4]

Diante de uma crise financeira, o Flamengo uniu-se ao seu maior rival, o Juventude, originando, no dia 14 de dezembro de 1971, a Associação Caxias de Futebol. A entidade, que usava uniforme nas cores preto e branco, teve Cláudio Eberle como seu primeiro presidente. Quatro anos depois, o Juventude desfez a sociedade e voltou ao futebol. O Flamengo continuou como Caxias, mas com o nome de Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul e com o uniforme grená, azul e branco.

Em 1972, ocorreu em Caxias do Sul a primeira partida de futebol transmitida ao vivo pela televisão e, consequentemente, foi o primeiro evento transmitido em cores para todo o Brasil. O jogo foi entre a Associação Caxias de Futebol e o Grêmio. O resultado do jogo foi 0 a 0, com péssimo futebol apresentado por ambas as equipes.

A estreia no cenário nacional

Estádio Centenário, construído para o Caxias disputar o Campeonato Brasileiro.

No Campeonato Brasileiro de 1976 o Caxias, estreou perdendo para o Santos por 2 a 1, o Caxias terminou em 15º lugar, somando 25 pontos. No ano seguinte, o time grená voltou a ter um bom rendimento, ficando em 23º lugar com 16 pontos entre 62 equipes. Em 1978, o Caxias teve seu melhor desempenho no campeonato nacional, numa competição que reunia 74 equipes, o Caxias ficou com a 10º colocação, com 35 pontos, e por pouco não chegou as quartas-de-finais daquela competição.

Já em 1979 a situação foi diferente o Caxias fez sua pior campanha, o campeonato também teve a presença de outros clubes do estado, como Novo Hamburgo, São Paulo-RS de Rio Grande, Brasil de Pelotas e Juventude. Entre 96 equipes o Caxias ficou em 65º lugar.

O Caxias disputou sua primeira Copa do Brasil em 1991, novamente o primeiro clube do interior do Rio Grande do Sul a realizar tal fato. Passou pelo XV de Piracicaba na primeira fase, mas acabou eliminado pelo Goiás na segunda fase.

No dia 24 de janeiro de 1998, o Caxias fez um amistoso contra a Seleção da Jamaica, uma das seleções classificadas para a Copa do Mundo da França em 1998. O resultado do jogo foi 1 a 0 para o Caxias.

Conquistas relevantes

Washington, um dos maiores ídolos do Caxias.

Foi em 2000 que o Caxias brilhou após conquistar seu primeiro estadual, vencendo as maiores equipes do estado. Após fazer 3 a 0 no Grêmio em casa e empatar fora, com uma brilhante defesa de penalidade batida por Ronaldinho Gaúcho e defendida por Gilmar, decretou a explosão de alegria grená em pleno Olímpico.

Em 2001, o Caxias chegou bem perto de retornar para a 1a Divisão, terminando em 3º lugar (classificavam-se 2 clubes) na Série B. Foi desclassificado após jogo tumultuado contra o Figueirense, em Florianópolis (SC), quando a partida terminou antes do tempo regulamentar devido a uma invasão de campo da torcida local.

No ano de aniversário dos 70 anos do clube (em 2005) não houve muito o que comemorar, porque foi rebaixado ao Campeonato Brasileiro Série C em 2006. Já na Série C o clube foi eliminado precocemente, repetindo isso em 2007.

Mesmo estando afastado há tantos anos da 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro, o Caxias ocupa o 63º lugar no Ranking de Pontos do Campeonato Brasileiro, sendo a 4º equipe do Rio Grande do Sul melhor colocada.

Cores da bandeira do Caxias na campanha de 2007.

Com a conquista da Copa Amoretty em 2007, o Caxias sagrou-se tricampeão de copas organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol. O clube havia conquistado antes a Copa Daltro Menezes (1996) e a Copa Ênio Andrade (1998).

A conquista do Tricampeonato da Copa FGF foi dramática, pois o Caxias venceu a primeira partida da final contra o Brasil de Pelotas no Estádio Centenário por 1 a 0, perdeu a segunda no estádio do adversário pelo mesmo placar, vindo a conquistar o título após vencer a disputa de pênaltis, por 4 a 2 com os ingressos do Estádio Bento Freitas esgotados um dia antes da partida, mas com cerca de 500 torcedores do Caxias presentes para apoiar o time em Pelotas.

Em 2008, o clube participa da Série C novamente, a meta inicial era garantir vaga na nova Série C de 2009, para depois pensar na vaga para a Série B. A equipe passou da Primeira Fase, mas não da Segunda e perdeu a chance de se classificar na última rodada, o time caxiense tinha que vencer e o Brasil de Pelotas perder. Mas acabou não acontecendo e deixou a vaga para o time pelotense.

Mas a desclassificação não foi ruim para o clube, isso porque fez a 3ª melhor campanha da 2ª Fase, sendo que os quatro melhores se classificavam para a Série C 2009, isso garantiu o Caxias na nova Série C.

Em 2009 a Série C tinha novo regulamento, e o campeonato começava com uma fase de grupos. Nesta fase o Caxias fez boa campanha e se classificou em primeiro no grupo D. Na segunda fase o sistema era de mata-mata e iria decidir quem acessaria a Série B ,para ficar com a vaga o time teria que passar pelo Guaratinguetá,o que não aconteceu pois os resultados foram 2 a 0 para o time do interior de São Paulo e no jogo da volta em Caxias do Sul igualdade pelo placar de 1 a 1, o que decretou a permanência na Série C e o acesso para Série B adiado.

Equipe do Caxias em 2013.

Em 2010 houve possibilidade de enfrentar seu maior rival Juventude pela fase de grupos, mas o Juventude foi rebaixado para a Quarta Divisão e, na Série C, só restaram o Caxias e o Brasil para representar o Rio Grande do Sul.

Em 2012, o Caxias conquistou a Taça Piratini, primeiro turno do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2012, classificando-se para disputar a final estadual. No primeiro jogo, em Caxias e conta a equipe do Internacional que vencera o segundo turno, terminou o empate de 1 a 1. No jogo seguinte, no Beira-Rio, o Caxias saiu na frente, porém não conseguiu segurar a equipe colorada que acabou virando o jogo e se sagrando campeã. Apesar disso, a campanha grená foi memorável.

Já na Série C, a campanha grená foi bastante irregular, o que comprometeu a classificação para a fase final. Foram duas derrotas sofridas em pleno Centenário para equipes cariocas que compunham o grupo do Caxias (4 a 0 para o Macaé na 1ª rodada e 1 a 0 para o Duque de Caxias). Na última rodada, a equipe estava no G-4, mas com a derrota sofrida para o Duque fora de casa e a vitória da Chapecoense por 5 a 0 sobre o rebaixado Tupi, selaram a participação do grená em uma próxima edição da terceira divisão.

2015: rebaixamentos no Gauchão e na Série C

Em 2015, após uma campanha péssima no Gauchão, com apenas 3 vitórias em 15 jogos, a equipe termina em 14º lugar e foi rebaixada para a Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho, competição que disputaria em 2016.[5]

No mesmo ano, após uma campanha pífia no Campeonato Brasileiro Série C, acabou rebaixado para o Campeonato Brasileiro Série D de 2016[6], com duas rodadas de antecedência como lanterna do grupo B.

2016: volta por cima

Em 2016, o Caxias teve que colher os maus frutos plantados em 2015 e disputar a Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho, consagrando-se Campeão após uma campanha incrível e garantindo o seu retorno ao Campeonato Gaúcho 2017.

Na Série D, o Caxias classificou-se na fase de grupos heroicamente, pois disputava simultaneamente com o Brasileirão, a Divisão de Acesso. Mas acabou eliminado no mata-mata para a equipe do Inter-SC, faltando apenas uma fase para conseguir o acesso para a Série C.

Na Copa FGF, o Caxias consagrou-se campeão na fase regional, levantando a Copa Larry Pinto de Faria, e está classificado para a Super Copa Gaúcha que acontecerá no mês de Novembro.

No ano de 2017, sem vaga na Série D, o Caxias não disputou nada além do Campeonato Gaúcho, se sagrando Campeão do Interior.

Nos anos de 2018 e 2019, o Caxias repetiu a sina de seus fracassos em mata-mata, caindo nas quartas de final em ambos campeonatos, perdendo a vaga para Treze e Manaus, respectivamente, desperdiçando mais uma chance de conquistar o primeiro acesso nacional.

Estádio

O clube manda seus jogos no Estádio Francisco Stédile, mais conhecido como Centenário. Serviu de passaporte para a entrada do Caxias para a Série A do Campeonato Brasileiro do ano de 1976.

Foi construído em apenas sete meses, então com uma capacidade que passava de trinta mil pessoas, com cadeiras, camarotes, arquibancadas e cabines de imprensa. Foi inaugurado em um jogo contra o Internacional, em que o Caxias venceu por 2 a 1. Os refletores foram inaugurados pouco depois numa partida com o Palmeiras, que terminou empatada.[7]

Títulos

Excluindo a honraria e os títulos do interior gaúcho o Caxias ostenta dezoito títulos oficiais com o time principal, doze estaduais, o mais importante deles o Campeonato Gaúcho de 2000. As copas Daltro Menezes e Ênio Andrade foram edições cujos crescimentos redundariam depois na Copa FGF, a principal competição estadual após o Campeonato Gaúcho, disputada no segundo semestre, com a característica de terem sido regionalizadas.[8][9]

O Campeonato Metropolitano de 1960 foi uma competição classificatória criada para os clubes do interior do estado que queriam participar do Campeonato Citadino de Porto Alegre (Divisão de Honra);[10] já as taças Piratini e Coronel Evaldo Poeta foram edições do Primeiro Turno do Campeonato Gaúcho e a Copa 250 Anos da Cidade de Rio Grande o primeiro turno da Fase de Classificação do Campeonato Gaúcho de 1987, algo parecido, pois reunia os principais clubes do Rio Grande do Sul e o seu nome era esse pois a competição teve uma fase final com apenas seis clubes, na verdade um hexagonal final.

Honraria
Competição Títulos Temporadas
Fita Azul Internacional 1 1962
Títulos estaduais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Gaúcho 1 2000
Campeonato do Interior Gaúcho 12 1969, 1973**, 1975**, 1977, 1978, 1985, 1989, 1990, 2000, 2010, 2017 e 2019
Campeonato Gaúcho - Segunda Divisão 2 1953 e 2016
Taça Coronel Evaldo Poeta 1 2020
Taça Piratini 1 2012
Copa 250 Anos da Cidade de Rio Grande 1 1987
Copa Larry Pinto de Faria 1 2016
Copa FGF 1 2007
Copa Ênio Andrade 1 1998
Copa Daltro Menezes 1 1996
Campeonato Metropolitano de Porto Alegre 1 1960
Seletiva do Campeonato Brasileiro 1 1978
Títulos municipais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Citadino de Caxias do Sul 6 1937, 1942, 1947, 1948, 1951 e 1953
Torneio internacional
Competição Títulos Temporadas
Taça STC 1 1998[11]
Torneio interestadual
Competição Títulos Temporadas
Mato Grosso Copa Pantanal 1 2012
Campanhas de destaque
Competição Títulos Temporadas
Rio Grande do SulSão PauloSanta CatarinaParaná Recopa Sul-Brasileira Vice Campeão 2007
Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho Vice Campeão 1990, 2012 e 2020
Rio Grande do Sul Copa Governador do Estado Vice Campeão 1971, 1972**, 1973** e 1975**
Rio Grande do Sul Taça Farroupilha Vice Campeão 2009
Rio Grande do Sul Taça Piratini Vice Campeão 2011
* Por excursão invicta ao exterior.
** Como Associação Caxias de Futebol (fusão entre Flamengo e Juventude).

Categorias de base

O Caxias sempre teve categorias de base fortes, prova disso são os campeonatos gaúchos conquistados pelo clube, quatro vezes campeão gaúcho junior (vice em 2010 e 2011) e uma vez campeão gaúcho juvenil, nesse ano tendo como vice-campeão o Juventude. Também se notabiliza por revelar grandes atletas, casos de Washington, Tite, Paulo Turra, Edenilson, Luciano Almeida, Pedro Henrique, entre aqueles mais conhecidos.

Títulos estaduais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Gaúcho - Sub-20 4 1993, 1995, 2003 e 2004
Campeonato Gaúcho - Sub-17 1 1991

Estatísticas

Participações

Participações em 2021
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho 55 Campeão (2000) 1961 2021 2
Divisão de Acesso 3 Campeão (1953 e 2016) 1953 2016 2
Brasil Campeonato Brasileiro 4 15º colocado (1976 e 1978) 1976 1979
Série B 11 3º colocado (2001) 1980 2005 1
Série C 16 5º colocado (2009) 1990 2015 1
Série D 5 6º colocado (2018 e 2019) 2016 2021
Copa do Brasil 13 Oitavas de final (2011) 1991 2021

Partidas históricas

Fatos históricos

  • O Caxias foi o primeiro clube do interior do Rio Grande do Sul a disputar o Campeonato Brasileiro, o que ocorreu em 1976, bem como o primeiro clube do interior gaúcho a disputar a Copa do Brasil, em 1991.
  • A maior goleada aplicada em partida oficial pelo Caxias foi 14 a 0 no Mundo Novo, no Centenário pela Copa Governador do Estado de 1976.
  • A maior goleada sofrida em partida oficial pelo Caxias foi 8 a 1 do Inter no Beira-Rio pela final do segundo turno do Campeonato Gaúcho de 2009.
  • Em 14 anos, mais precisamente de 1977 a 1991 a Caxias só perdeu uma única vez no Centenário. Foi em um clássico Ca-Ju.
  • O Centenário, então com capacidade para 32 mil pessoas, foi erguido em um prazo recorde de sete meses pois o então presidente da CBD (hoje CBF), sr. Heleno Nunes prometeu uma vaga no Campeonato Brasileiro de 1976 para o clube do interior do Rio Grande do Sul melhor colocado no Gauchão que tivesse estádio com capacidade para pelo menos 25 mil pessoas. Poucos acreditavam, mas o Centenário foi o passaporte para a Caxias disputar o nacional daquele ano.
  • O Grêmio e Caxias decidiram o campeão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho de 1987 na Federação Gaúcha de Futebol na "moedinha" pois acabaram empatados em todos os critérios, no sorteio deu Caxias.
  • Na disputa de pênaltis da semifinal do primeiro turno do Gauchão de 2011, contra o São José, o goleiro André Sangalli do Caxias defendeu quatro pênaltis, levando o Caxias à final, na qual empatou com o Grêmio por 2 a 2, mas acabou derrotado nos pênaltis.

Rivalidades

Ca-Ju

Ver artigo principal: Ca-Ju

O Caxias é rival histórico do Juventude. As partidas envolvendo os dois clubes são conhecidas como Ca-Ju.

Detentores de grandes conquistas do futebol do interior gaúcho, Caxias e Juventude, consequentemente, promovem um dos clássicos mais importantes do estado.

Papos e Grenás mobilizam a cidade de Caxias do Sul em dia de clássico.

Em 2010, os dois grandes rivais estiveram juntos na Série C de 2010, mas em 2011 após a decaída do Juventude para a Série D, o clássico só foi realizado no Gauchão. Ambos voltaram a se enfrentar nos anos de 2014 e 2015 pela Série C, último ano do grená nesta série. A partir de 2016 os clássicos só ocorrem em âmbito estadual, visto que as equipes encontram-se em divisões diferentes, sendo que o Caxias disputa a Série D e o Juventude a Série A.

Estatísticas
Estatísticas do Clássico Ca-Ju
Número de jogos 284
Vítórias do Juventude 96
Vitórias do Caxias 93
Empates 95
Número de gols 761
Gols marcados pelo Juventude 391
Gols marcados pelo Caxias 370
Maiores goleadas Caxias 5 x 0 Juventude sub-20**, em 27 de agosto de 2016, pela Super Copa Gaúcha.

Juventude 6 x 0 Caxias* e Juventude 7 x 2 Caxias* (Campeonato Citadino de Caxias do Sul - 31 de agosto de 1941)

Primeira partida Caxias* 3 x 1 Juventude (Campeonato Gaúcho - 1935) - 04 de agosto de 1935.
Última partida Juventude 2 x 0 Caxias (Campeonato Gaúcho) - 23 de julho de 2020

(*) Caxias então com o nome de Grêmio Esportivo Flamengo.

(**) O Juventude disputou a Super Copa Gaúcha com a equipe sub-20.

Clássico da Polenta

Ver artigo principal: Clássico da Polenta

O Caxias realiza outro clássico, contra o Esportivo, da cidade vizinha Bento Gonçalves. Este clássico é conhecido como Clássico da Polenta.

Desde a época que o Caxias chamava-se Flamengo, o clássico mobilizava a região. Os antigos estádios Baixada Rubra do Flamengo e Montanha do Esportivo "rugiam" em dia de clássico, virando caldeirões com superlotações.

É um clássico com muita história e tradição. As cidades de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, rivais históricas, levam esta rivalidade também para o futebol.

Mascotes

Falcão

Inspirado nas cores do clube, o Falcão é o mascote que batizou o antigo Centro de Treinamento (Ninho do Falcão) e uma das categorias de sócios (Falcão Grená). Em 2005, com o lançamento de selo comemorativo aos 70 anos, o Falcão Grená acabou por inspirar o cartunista Iotti que desenhou o selo com o Falcão Grená e os distintivos da S.E.R. Caxias do Sul e do G.E. Flamengo.[18]

Bepe

Cria do cartunista Iotti, surgiu nos anos 90, popularizando-se rapidamente. Inspirado pelas características do imigrante italiano que colonizou a região Nordeste do Rio Grande do Sul. Fanfarrão e irônico, preza as coisas boas da vida: mesa farta, vinho (bordô, é claro), estádio lotado (com muitas ragazzas, lógico) e grandes jogos.[18]

Ranking da CBF

  • Posição: 82º
  • Pontuação: 902 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol para pontuar todos os clubes do Brasil.[19]

Ranking atualizado em abril de 2021

Elenco atual


Goleiros
Jogador
Brasil Marcelo Pitol
Brasil André Lucas
Brasil Éder
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Thiago Sales Z
Brasil Henrique Z
Brasil Lucas Rocha Z
Brasil Erik Z
Brasil Lucas Carvalho LD
Brasil Maicon LD
Brasil Argenta LD
Brasil Bruno Ré LE
Brasil Vidaletti LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Carlos Alberto V
Brasil Marlon V
Brasil Paulinho Santos V
Brasil João Vieira V
Brasil Diogo Oliveira M
Brasil Matheuzinho M
Atacantes
Jogador
Brasil Michel
Brasil Juliano
Brasil Jean Dias
Brasil Milla
Brasil Yuri Martins
Brasil Kelvin
Brasil Gleydson
Brasil William
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Rafael Jacques T

Comissão técnica

Comissão técnica
Nome Função
Brasil Rafael Jacques Treinador
Brasil Célio Pretto Assistente
Brasil Vladimir Duarte Assistente
Brasil Kuki Preparador Físico
Brasil Agnaldo da Silva Preparador de Goleiros
Brasil Éder Chaves Analista de Desempenho
Brasil Aloir de Oliveira Médico
Brasil Jeferson Mezzomo Médico
Brasil Rafael Lessa Médico
Brasil Marcelo Boff Fisioterapeuta
Brasil Chuck Mordomo

Diretoria

Comissão técnica
Nome Função
Brasil Paulo Cesar dos Santos Presidente
Brasil Marcio Alexandre Biazus 1º Vice-presidente
Brasil Valmor Francisco Miola 2º Vice-presidente
Brasil Ademir Bertoglio Gerente de Futebol

Ídolos

Uniformes

Uniformes atuais

  • 1º - Camisa grená, calções e meias grenás;
  • 2º - Camisa branca, calções e meias brancas;
  • 3º - Camisa com listras verticais em azul e grená, calções e meias azuis;
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
3º Uniforme

Outros uniformes

2018
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
3º Uniforme
2017
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
3º Uniforme
2016
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
3º Uniforme
2015
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
3º Uniforme
2014
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
3º Uniforme
2013
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
3º Uniforme
2012
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
3º Uniforme
2011
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
3º Uniforme
2010
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme

Notas

  1. Último jogo da campanha invicta do Flamengo-RS (atual Caxias) durante excursão na Argentina, que rendeu ao clube o título simbólico da Fita Azul.[12]
  2. Primeira partida de futebol transmitida ao vivo e a cores para todo o Brasil.[13]
  3. Partida de inauguração do atual estádio do Caxias, Francisco Stédile. Ao final do jogo, os torcedores grenás invadiram o campo e foram comemorar com o time.[14]
  4. O Caxias empata com o Flamengo de Júnior, Zico e companhia, após sair vencendo por 1 a 0 e sofrer o empate no final do jogo.[15]
  5. Amistoso internacional que marcou a entrega da taça de campeão da Copa Daltro Menezes ao Caxias
  6. Jogo contra a Seleção Jamaicana, classificada para a Copa do Mundo de 1998, que valia a Taça STC 10 anos.
  7. De volta à Copa do Brasil após 8 anos, o Caxias vira sobre o Cruzeiro após estar perdendo por 2 a 0.
  8. Com gols de Jajá e Ivair, Caxias derrota o Grêmio por 2 a 1 e garanta vaga na final do Campeonato Gaúcho.
  9. Caxias vence o Grêmio por 3 a 0 no jogo de ida e abre vantagem na final do Campeonato Gaúcho.
  10. Caxias empata com o Grêmio por 0 a 0 no jogo de volta e conquista pela primeira vez o Campeonato Gaúcho.
  11. Caxias vence o Paysandu de virada, após estar perdendo por 3 a 0.
  12. Caxias perde para o Santo André e é rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro com duas rodadas de antecipação.[16]
  13. Maior vitória da história do Caxias diante do Grêmio.
  14. Maior vitória do Caxias fora do estado do Rio Grande do Sul.
  15. Caxias perde para o Novo Hamburgo e é rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho, após 48 anos na elite.
  16. Caxias empata com o Londrina e é rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro com duas rodadas de antecipação.[17]

Referências

  1. CBF (1 de março de 2021). «RNC - RANKING NACIONAL DOS CLUBES 2021» (PDF) 
  2. Site oficial da S.E.R. Caxias do Sul. «O clube - Títulos». Site oficial da S.E.R. Caxias do Sul. Consultado em 22 de setembro de 2020 
  3. Site oficial da S.E.R. Caxias do Sul. «O clube - Apresentação». Site oficial da S.E.R. Caxias do Sul. Consultado em 22 de setembro de 2020 
  4. http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/impressa/11,3755160,156,19575,impressa.html
  5. Caxias perde para o Novo Hamburgo e está rebaixado para a segunda divisão do futebol gaúcho
  6. «No último lance, Londrina consegue empate e rebaixa Caxias na Série C». Consultado em 14 de setembro de 2015 
  7. Site oficial da S.E.R. Caxias do Sul. «Centenário». Site oficial da S.E.R. Caxias do Sul. Consultado em 22 de setembro de 2020 
  8. RIZZON, Rafael Bernardi (20 de Janeiro de 2007). «Copa Daltro Menezes 1996». Site RSSSF Brasil. Consultado em 22 de setembro de 2020 
  9. PONTES, Ricardo Bernardi (22 de setembro de 1999). «Rio Grande do Sul Cup Tournaments 1998». Site RSSSF Brasil. Consultado em 22 de setembro de 2020 
  10. PONTES, Ricardo Bernardi (22 de setembro de 1999). «Campeonato de Porto Alegre Metropolitano 1960». Site RSSSF Brasil. Consultado em 22 de setembro de 2020 
  11. «Cópia arquivada». Consultado em 2 de outubro de 2013. Arquivado do original em 14 de outubro de 2013 
  12. «Ex-jogadores lembram conquista da Fita Azul pelo Flamengo, hoje Caxias, há 50 anos». Pioneiro. 11 de maio de 2012. Consultado em 5 de abril de 2015 
  13. «40 anos de transmissão em cores». Correio Riograndense. Consultado em 5 de abril de 2015 
  14. «Caxias comemora 35 anos da inauguração de seu estádio». FutebolInterior.com.br. 12 de setembro de 2011. Consultado em 5 de abril de 2015 
  15. «Futpédia: Flamengo 1 x 1 Caxias». Futpédia. Consultado em 5 de abril de 2015 
  16. «Santo André rebaixa Caxias; Criciúma respira». UOL Esporte. 26 de agosto de 2005. Consultado em 14 de setembro de 2015 
  17. «No último lance, Londrina empata com o Caxias e rebaixa o time gaúcho na Série C». GloboEsporte.com. 13 de setembro de 2015. Consultado em 14 de setembro de 2015 
  18. a b «Mascote Caxias». Consultado em 20 de Julho de 2011 
  19. Ranking da CBF atualizado: Grêmio é o novo líder Arquivado em 20 de maio de 2017, no Wayback Machine. CBF
  20. «TIME S.E.R. CAXIAS». Consultado em 19 de maio de 2021 
  21. «TIME S.E.R. CAXIAS». Consultado em 21 de janeiro de 2021 
  22. «TIME S.E.R. CAXIAS». Consultado em 21 de janeiro de 2021 

Ver também

Ligações externas