Monergismo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Filomeninha (discussão | contribs)
Filomeninha (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
'''Monergismo''' significa na [[teologia cristã]] a teoria de que o [[Espírito Santo]] sozinho pode atuar num ser humano e propiciar a conversão.
'''Monergismo''' significa na [[teologia cristã]] a teoria de que o [[Espírito Santo]] sozinho pode atuar num ser humano e propiciar a conversão.


Em uma manifestação simplificada o monergismo afirma que a salvação emana toda ela de [[Deus]], opondo-se ao [[sinergismo]], o qual afirma que Deus atua parcialmente e que a totalidade da salvação também depende da vontade de cada ser humano para completar a obra divina e com isso unir-se a Deus de maneira deliberada. Segundo o monergismo a um pecador é concedido o perdão quando da morte de Jesus
Em uma manifestação simplificada o monergismo afirma que a salvação emana toda ela de [[Deus]], opondo-se ao [[sinergismo]], o qual afirma que Deus atua parcialmente e que a totalidade da salvação também depende da vontade de cada ser humano para completar a obra divina e com isso unir-se a Deus de maneira deliberada. Segundo o monergismo a um [[pecador]] é concedido o perdão quando da morte de [[Jesus] e por isso estaria implícita a comunhão com o [[Cristo]], e a fé em Jesus pelo [[Espírito Santo]]. Assim, para uns a santificação viria instantaneamente, ou para outros como algo progressivo. Mas segundo o monergismo a santificação advém inteiramente de Deus, dentro do conceito de ''graça irresistível''.
e por isso estaria implícita a comunhão com o Cristo, e a fé em Jesus pleo [[Espírito Santo]]. Assim, para uns a santificação viria instantaneamente, ou para outro scomo algo progressivo. Mas segundo o monergismo a santificação advém inteiramente de Deus.


== Ver também ==
== Ver também ==

Revisão das 01h01min de 25 de maio de 2007

Monergismo significa na teologia cristã a teoria de que o Espírito Santo sozinho pode atuar num ser humano e propiciar a conversão.

Em uma manifestação simplificada o monergismo afirma que a salvação emana toda ela de Deus, opondo-se ao sinergismo, o qual afirma que Deus atua parcialmente e que a totalidade da salvação também depende da vontade de cada ser humano para completar a obra divina e com isso unir-se a Deus de maneira deliberada. Segundo o monergismo a um pecador é concedido o perdão quando da morte de [[Jesus] e por isso estaria implícita a comunhão com o Cristo, e a fé em Jesus pelo Espírito Santo. Assim, para uns a santificação viria instantaneamente, ou para outros como algo progressivo. Mas segundo o monergismo a santificação advém inteiramente de Deus, dentro do conceito de graça irresistível.

Ver também

Ligações externas