José Francisco de Mesquita: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 15: Linha 15:


==Biografia==
==Biografia==
Filho de Francisco José de Mesquita e de Joana Francisca do Sacramento, casou-se com Francisca de Paula Freire de Andrade, filha do tenente-coronel [[Francisco de Paula Freire de Andrade]], que era filho natural de [[José António Freire de Andrade|José Antônio Freire de Andrade]], 2.° [[conde de Bobadela]]. Sua esposa era irmã do [[Gomes Freire de Andrade, barão de Itabira|barão de Itabira]].<ref>{{Citar web |url=http://www.genealogiafreire.com.br/b_gomes_freire_de_andrade.htm |titulo=b Gomes Freire de Andrade - Barão de Itabira |acessodata=2021-08-06 |website=www.genealogiafreire.com.br}}</ref> Tiveram dois filhos: Jerônima Elisa de Mesquita, casada com o [[barão de Itacuruçá]], e [[Jerônimo José de Mesquita]], conde de Mesquita. Avô dos segundos barões de Mesquita, [[Jerônimo Roberto de Mesquita]], e do Bonfim, [[José Jerônimo de Mesquita]].
Filho de Francisco José de Mesquita e de Joana Francisca do Sacramento, casou-se com Francisca de Paula Freire de Andrade, filha do tenente-coronel [[Francisco de Paula Freire de Andrade]], que era filho natural de [[José António Freire de Andrade|José Antônio Freire de Andrade]], 2.° [[conde de Bobadela]]. Sua esposa era irmã do [[Gomes Freire de Andrade, barão de Itabira|barão de Itabira]] e prima-irmã do [[João Severiano Maciel da Costa|marquês de Queluz]].<ref>{{Citar web |url=http://www.genealogiafreire.com.br/b_gomes_freire_de_andrade.htm |titulo=b Gomes Freire de Andrade - Barão de Itabira |acessodata=2021-08-06 |website=www.genealogiafreire.com.br}}</ref><ref>{{Citar web |url=https://geneaminas.com.br/genealogia-mineira/restrita/enlace.asp?codenlace=1441397 |titulo=GeneaMinas - genealogia mineira - José Alves Maciel e Juliana Francisca de Oliveira |acessodata=2021-08-07 |website=geneaminas.com.br}}</ref> Tiveram dois filhos: Jerônima Elisa de Mesquita, casada com o [[barão de Itacuruçá]], e [[Jerônimo José de Mesquita]], conde de Mesquita. Avô dos segundos barões de Mesquita, [[Jerônimo Roberto de Mesquita]], e do Bonfim, [[José Jerônimo de Mesquita]].


Recebeu o título de barão por decreto imperial em 18 de junho de 1841, o de visconde por decreto de 2 de dezembro de 1854, o de conde por decreto de 19 de dezembro de 1866 e o de marquês por decreto de 17 de julho de 1872. Era comendador da [[Imperial Ordem de Cristo]] e da [[Imperial Ordem do Cruzeiro]], dignitário da [[Imperial Ordem da Rosa]] e cavaleiro da [[Legião de Honra]].
Recebeu o título de barão por decreto imperial em 18 de junho de 1841, o de visconde por decreto de 2 de dezembro de 1854, o de conde por decreto de 19 de dezembro de 1866 e o de marquês por decreto de 17 de julho de 1872. Era comendador da [[Imperial Ordem de Cristo]] e da [[Imperial Ordem do Cruzeiro]], dignitário da [[Imperial Ordem da Rosa]] e cavaleiro da [[Legião de Honra]].

Revisão das 04h33min de 7 de agosto de 2021

O Marquês do Bonfim
Marquês do Bonfim
José Francisco de Mesquita
Nascimento 11 de janeiro de 1790
Morte 11 de dezembro de 1873
Nome completo José Francisco de Mesquita
Cônjuge Francisca de Paula Freire de Andrade
Descendência Jerônima Elisa de Mesquita
Jerônimo José de Mesquita
Pai Francisco José de Mesquita
Mãe Joana Francisca do Sacramento

José Francisco de Mesquita, primeiro barão, visconde com grandeza, conde e marquês do Bonfim (Congonhas, 11 de janeiro de 179011 de dezembro de 1873), foi um dos mais importantes nobres do seu tempo, tendo alcançando fortuna no comércio e sido grande benemérito de causas sociais. Morou na Tijuca, Rio de Janeiro.

Biografia

Filho de Francisco José de Mesquita e de Joana Francisca do Sacramento, casou-se com Francisca de Paula Freire de Andrade, filha do tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrade, que era filho natural de José Antônio Freire de Andrade, 2.° conde de Bobadela. Sua esposa era irmã do barão de Itabira e prima-irmã do marquês de Queluz.[1][2] Tiveram dois filhos: Jerônima Elisa de Mesquita, casada com o barão de Itacuruçá, e Jerônimo José de Mesquita, conde de Mesquita. Avô dos segundos barões de Mesquita, Jerônimo Roberto de Mesquita, e do Bonfim, José Jerônimo de Mesquita.

Recebeu o título de barão por decreto imperial em 18 de junho de 1841, o de visconde por decreto de 2 de dezembro de 1854, o de conde por decreto de 19 de dezembro de 1866 e o de marquês por decreto de 17 de julho de 1872. Era comendador da Imperial Ordem de Cristo e da Imperial Ordem do Cruzeiro, dignitário da Imperial Ordem da Rosa e cavaleiro da Legião de Honra.

  1. «b Gomes Freire de Andrade - Barão de Itabira». www.genealogiafreire.com.br. Consultado em 6 de agosto de 2021 
  2. «GeneaMinas - genealogia mineira - José Alves Maciel e Juliana Francisca de Oliveira». geneaminas.com.br. Consultado em 7 de agosto de 2021