Pingu: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Página marcada que carece de mais fontes
Cria da Fvela (discussão | contribs)
Linha 45: Linha 45:
Um [[Reinício|reboot]] japonês da série, intitulado [[Pingu in the City]], começou a ser exibido no [[NHK]]-E em [[7 de outubro]] de [[2017]].
Um [[Reinício|reboot]] japonês da série, intitulado [[Pingu in the City]], começou a ser exibido no [[NHK]]-E em [[7 de outubro]] de [[2017]].


No [[Brasil]] foi exibido pelos canais de TV aberta: [[TV Brasil]], [[TV Cultura]] e [[Nick Jr.]]. Atualmente é exibido no [[Gloobinho]].
No [[Brasil]] foi exibido pelos canais de TV aberta: [[TVE Brasil]] (e posteriormente na [[TV Brasil]]), [[TV Cultura]] e [[Nick Jr.]]. Atualmente é exibido no [[Gloobinho]].


Em [[Portugal]], é exibido pelo canal [[Sociedade Independente de Comunicação|SIC]], [[Rádio e Televisão de Portugal|RTP]], [[JimJam]] e no [[Canal Panda]]. Atualmente é exibido no SIC Kids e [[Zig Zag (RTP)|Zig Zag]]
Em [[Portugal]], é exibido pelo canal [[Sociedade Independente de Comunicação|SIC]], [[Rádio e Televisão de Portugal|RTP]], [[JimJam]] e no [[Canal Panda]]. Atualmente é exibido no SIC Kids e [[Zig Zag (RTP)|Zig Zag]]

Revisão das 21h09min de 20 de agosto de 2021

Pingu
PE_Logo_Vertical.jpg
Informação geral
Formato série de desenho animado
Duração 5 minutos
Criador(es) Otmar Gutmann
Elenco Carlo Bonomi (1990–2000)
David Sant (2003–2006)
Marcello Magni (2003–2006)
País de origem Suíça
 Reino Unido
Idioma original pinguinês (língua abstrata)
Temporadas 6
Episódios 157 (1 especial)
Produção
Roteirista(s) Silvio Mazzola
Empresa(s) produtora(s) The Pygos Group
HIT Entertainment
Hot Animation
Exibição
Emissora original Suíça SF DRS (1990-2000)
Reino Unido BBC Two (2003-2006)
Distribuição SF DRS (1990–2000)
HIT Entertainment (2003–2006)
Formato de exibição 4:3 (1990–2000)
16:9 (2003–2006)
Formato de áudio Mono (1990–1994)
Stereo (1995–2000)
Dolby 5.1 (2003–2006)
Transmissão original 10 de março de 1990 - 29 de maio de 2004
Cronologia
Programas relacionados The Pingu Show
Pingu in the City

Pingu é uma série de televisão de animação voltada para o público infantil suíça-britânica, feita utilizando uma técnica de animação chamada claymation, criada por Otmar Gutmann e produzida de 1990 a 2006 para a televisão britânica pelo The Pygos Group (anteriormente Tricksfilm Studios e Pingu Filmstudio). Centra-se numa família de pinguins antropomórficos que vivem no Pólo Sul; o personagem principal é o filho da família e o personagem-título, Pingu. A série original teve no total 157 episódios e foi exibida de 7 de março de 1990 a 3 de março de 2006 na BBC Two. Pingu ganhou um prêmio BAFTA.

Pingu é um sucesso mundial, quase todos os diálogos estão em uma "linguagem dos pinguins" chamada "Pinguinês", consistindo em balbuciar, resmungar, e o característica som de buzina emitido eventualmente pelo personagem principal, que pode ser popularmente reconhecido como "Noot noot!" acompanhado do transformar seu bico em uma forma semelhante a um megafone. Dentro das primeiras 4 séries, todos os personagens foram interpretados pelo dublador italiano Carlo Bonomi, usando uma linguagem de ruídos que ele já havia desenvolvido e usado para o La Linea de Osvaldo Cavandoli. Nas séries 5 e 6, o elenco de Pingu foi interpretado em conjunto por David Sant e Marcello Magni.

Um reboot japonês da série, intitulado Pingu in the City, começou a ser exibido no NHK-E em 7 de outubro de 2017.

No Brasil foi exibido pelos canais de TV aberta: TVE Brasil (e posteriormente na TV Brasil), TV Cultura e Nick Jr.. Atualmente é exibido no Gloobinho.

Em Portugal, é exibido pelo canal SIC, RTP, JimJam e no Canal Panda. Atualmente é exibido no SIC Kids e Zig Zag

Enredo

Exibido em curtas de 5 minutos, a animação conta a história de um pinguim que vive no Polo Sul com seu pai, que trabalha como carteiro, sua mãe e sua pequena irmã, Pinga.

Na vila onde Pingu vive, há muitas coisas que existem em cidades comuns: parque de diversão, escolas, comércio e muitos outros lugares que são afastados da casa de Pingu.

O melhor amigo de Pingu é um outro pinguim chamado Pingo. Além disso, ambos são amigos de uma foca chamada Robby.

Personagens

Família

  • Pingu - Um pinguim curioso, brincalhão e Grita alto fazendo Noot Noot!!.
  • Pinga - A Irmãzinha do Pingu.
  • Pingáfica e Pingáfico - Pais de Pingu.
  • Vovô - Avô de Pingu.
  • Tias - Em "Pingu vai embora", Pingu fica com uma de suas tias e no episódio Pingu babá e Regras de babá do Pingu (Em Pingu in the City) ele cuida dos bebês gêmeos de uma tia enquanto ela e a mãe do Pingu saem.

Amigos de Pingu


  • Robby - Um amigo de Pingu (a foca).
  • Pingo e Pingg - Amigos de Pingu. Pingo têm bico longo e cabeça comprida, Pingg tem cabeça curta. Costumam convencer Pingu a fazer trapaças, Pingo é o melhor amigo de Pingu.
  • Penge - Um pinguim de outra espécie, é verde e só aparece no filme Pingu e a festa de casamento.
  • Pongi - É um pinguim amigo de Pingu e Pingo que usa óculos e tem um bico curto e rodado. Ele quase não fala.
  • Punky - Apareceu pela primeira vez na temporada 1, episódio 2. Ele tem topete na cabeça e usa calças listradas. Outra caracteristica é sua pintura no rosto lembrando um palhaço.
  • Bajoo - É outro amigo de Pingu. Foi estreado em 2005, aparece no último episódio da última temporada de Pingu e o Abominável homem das Neves e Disco Pingu em 2006.
  • Pingi - É a amiga e namorada de Pingu e é a melhor amiga de Pinga e apareceu pela primeira vez em A Admiradora de Pingu na segunda temporada.

Outros

  • Mestre de Escola (Pergy) - É o Professor de Pingu apareceu pela primeira vez no episódio Pingu na escola.
  • Doutor (Penky) - É o médico do bairro, apareceu pela primeira vez quando Pinga nasceu.

Personagens misteriosos

Uns dos personagens misteriosos, surge no episódio O sonho de Pingu, originalmente Pingu's Dream, na qual aparece uma morsa gigante que vem especialmente assustar Pingu depois dele ter adormecido enquanto a mãe lhe lia uma história, e ele ter um pesadelo. Outra personagem misteriosa que nunca havia sido vista é a avó de Pingu.

Idioma

O responsável pelas vozes da série, o italiano Carlo Bonomi, criou uma língua abstrata para a fala dos personagens, a qual ele chamou de "Penguinese" ("Pinguinês").[1][2]

Episódios especiais

Pingu na festa de casamento (1997)

Eskimo Disco que foi traduzido para português como Disco Pingu (2006).

Referências

  1. Ugen, Rume. «The Man Who Voiced Pingu Looks COMPLETELY Different To How We Imagined». Heart Radio. Consultado em 18 de março de 2018. Arquivado do original em 2 de fevereiro de 2017 
  2. D. Markstein, Donald (2008). «PINGU» (em inglês). Don Markstein's Toonopedia. Consultado em 14 de maio de 2019 

Ligações externas