Portal:Jimi Hendrix/Introdução: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
 
Linha 1: Linha 1:
<div style="width:100%; padding-top: 0.7em;">
<div style="width:100%; padding-top: 0.7em;">
<div style="margin-bottom: 5px; padding-top: 7px; padding-bottom: 7px; padding-left: 10px; padding-right: 10px; background:white; border:1px solid black; border-style:ridge; border-width:1px;">
<div style="margin-bottom: 5px; padding-top: 7px; padding-bottom: 7px; padding-left: 10px; padding-right: 10px; background:white; border:1px solid black; border-style:ridge; border-width:1px;">
'''James Marshall "Jimi" Hendrix''', mais conhecido pelo seu nome artístico '''Jimi Hendrix''' (1942–1970) foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Frequentemente é citado por críticos e outros músicos como o maior guitarrista da história do rock, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diferentes diversos gêneros musicais. Depois de obter sucesso inicial na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de sua performance em 1967 no [[Festival Pop de Monterey]]. Hendrix foi a principal atração, dois anos mais tarde, do icônico [[Festival de Woodstock]] e do [[Festival da Ilha de Wight]], em 1970. Hendrix dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia. Foi um dos músicos que popularizou o [[pedal wah-wah]] no rock popular, que ele utilizava frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, particularmente com o uso de ''[[Bend (guitarra)|bends]]'' e ''legato'' baseados na escala pentatônica.
'''James Marshall "Jimi" Hendrix''', mais conhecido pelo seu nome artístico '''Jimi Hendrix''' (1942–1970) foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Frequentemente é citado por críticos e outros músicos como o maior guitarrista da história do rock, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diferentes diversos gêneros musicais. Depois de obter sucesso inicial na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de sua performance em 1967 no [[Festival Pop de Monterey]]. Hendrix foi a principal atração, dois anos mais tarde, do icônico [[Festival de Woodstock]] e do [[Festival da Ilha de Wight]], em 1970. Hendrix dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia. Foi um dos músicos que popularizou o pedal wah-wah no rock popular, que ele utilizava frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, particularmente com o uso de ''[[Bend (guitarra)|bends]]'' e ''legato'' baseados na escala pentatônica.


<div align="right">'''''<font color=#000000>[[Jimi Hendrix|Saiba mais...]]</font>'''''</div>
<div align="right">'''''<font color=#000000>[[Jimi Hendrix|Saiba mais...]]</font>'''''</div>

Edição atual tal como às 13h49min de 23 de agosto de 2021

James Marshall "Jimi" Hendrix, mais conhecido pelo seu nome artístico Jimi Hendrix (1942–1970) foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Frequentemente é citado por críticos e outros músicos como o maior guitarrista da história do rock, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diferentes diversos gêneros musicais. Depois de obter sucesso inicial na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de sua performance em 1967 no Festival Pop de Monterey. Hendrix foi a principal atração, dois anos mais tarde, do icônico Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970. Hendrix dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia. Foi um dos músicos que popularizou o pedal wah-wah no rock popular, que ele utilizava frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, particularmente com o uso de bends e legato baseados na escala pentatônica.