Poço Verde: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Número de habitantes segundo estimativas de 2020 do IBGE, área do município
TheWikiGuardian (discussão | contribs)
m
Linha 53: Linha 53:
| site_câmara = [https://camarapocoverde.se.gov.br/ camarapocoverde.se.gov.br]
| site_câmara = [https://camarapocoverde.se.gov.br/ camarapocoverde.se.gov.br]
}}
}}
'''Poço Verde''' é um [[Município (Brasil)|município brasileiro]] do [[estado (subdivisão)|estado]] de [[Sergipe]], situando-se na região do [[Vale]] do [[Rio Real (Brasil)|Rio Real]] do Estado. Grande produtor de feijão, é considerado o "Celeiro Agrícola" do [[Vale]] do [[Rio Real (Brasil)|Rio Real]] . Além de Poço Verde estão na região, [[Tobias Barreto (Sergipe)|Tobias Barreto]], [[Itabaianinha]], [[Tomar do Geru]] e [[Cristinápolis]].
'''Poço Verde''' é um [[Município (Brasil)|município brasileiro]] do [[estado (subdivisão)|estado]] de [[Sergipe]], situando-se na região do [[Vale]] do [[Rio Real (Brasil)|Rio Real]] do Estado. Grande produtor de feijão, é considerado o "Celeiro Agrícola" do Vale do [[Rio Real (Brasil)|Rio Real]]. Além de Poço Verde, estão na região: [[Tobias Barreto (Sergipe)|Tobias Barreto]], [[Itabaianinha]], [[Tomar do Geru]] e [[Cristinápolis]].


== História ==
== História ==

Revisão das 16h20min de 16 de setembro de 2021

Poço Verde
  Município do Brasil  
Capela Santa Cruz em Poço Verde
Capela Santa Cruz em Poço Verde
Capela Santa Cruz em Poço Verde
Símbolos
Bandeira de Poço Verde
Bandeira
Brasão de armas de Poço Verde
Brasão de armas
Hino
Gentílico poço-verdense
Localização
Poço Verde está localizado em: Brasil
Poço Verde
Localização de Poço Verde no Brasil
Mapa
Mapa de Poço Verde
Coordenadas 10° 42' 28" S 38° 10' 58" O
País Brasil
Unidade federativa Sergipe
Municípios limítrofes Simão Dias e Tobias Barreto em território sergipano. Paripiranga, Adustina, Fátima, Heliópolis, Ribeira do Amparo e Itapicuru em território baiano.
Distância até a capital 145 km
História
Fundação 1953 (71 anos)
Administração
Prefeito(a) Everaldo Iggor Santana de Oliveira (PSD, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [1] 441,326 km²
População total (est. IBGE/2020[2]) 23 867 hab.
Densidade 54,1 hab./km²
Clima Semi Árido
Altitude 268 m
Fuso horário -3 (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010[3]) 0,561 baixo
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 94 051,480 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 4 329,98
Sítio pocoverde.se.gov.br (Prefeitura)
camarapocoverde.se.gov.br (Câmara)

Poço Verde é um município brasileiro do estado de Sergipe, situando-se na região do Vale do Rio Real do Estado. Grande produtor de feijão, é considerado o "Celeiro Agrícola" do Vale do Rio Real. Além de Poço Verde, estão na região: Tobias Barreto, Itabaianinha, Tomar do Geru e Cristinápolis.

História

O início da história de Poço Verde se dá a partir de 1609, quando António Guedes adquiriu uma sesmaria. Estas terras provavelmente abrangem todos os limites desse município.

A origem do nome Poço Verde está relacionada a um poço, situado na fazenda do Sr. Sebastião da Fonseca Dória, conhecida como Fazenda Poço do Rio Real. Após um período de estiagem (seca), permanecendo a sua superfície com uma vegetação verde, mudou-se o nome para "Fazenda Poço Verde", e mais tarde o povoado recebeu este nome. Sebastião da Fonseca Dória, é considerado um dos fundadores de Poço Verde, pois terras para a fundação de Poço Verde, foram doadas por ele.

Em 1863, a povoação de Poço Verde começou a formar-se primitivamente à margem direita do rio Real, no estado da Bahia, daí sendo, depois, transferida para o lado esquerdo do rio, no estado do Sergipe devido a questão religiosa pois, pertencia quando na Bahia à Diocese de Jeremoabo, muito distante do povoado e com pouca assistência por parte dos párocos. Ao se transferir para Sergipe, ficou pertencendo a Diocese de Tobias Barreto, bem mais perto e portanto com muito mais assistência de párocos.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 10º42'30" sul e a uma longitude 38º11'00" oeste, estando a uma altitude de 268 metros. Sua população estimada em 2020 era de 23 867 habitantes. Possui uma área de 441,326 km². Hoje Poço Verde é o maior produtor de Feijão do Estado de Sergipe e o 12º do país, sendo o 2º de milho no Estado. Também subsiste da pecuária.

Educação

Poço Verde possui o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) que tem como prioridade a formação de professores para a Educação Básica. O município conta o Polo de Apoio Presencial da UAB, que em parceria com a Universidade Federal de Sergipe oferece cursos de Licenciaturas nas seguintes áreas: Letras-Português, Matemática, Geografia, História, Química, Física e Biologia.

Religião

O município é também referência na Religião. Possui um grande número de católicos mas também de evangélicos, que se localizam principalmente nas Igrejas Adventista do Sétimo Dia e as testemunhas de Jeová. Algumas das mais tradicionais festas cristãs da cidade são as de São Sebastião, o padroeiro da paróquia local, e da Santa Cruz.

As Festas de Janeiro são bastante populares no município e atraem sempre muitos turistas. São Sebastião é o padroeiro da Cidade, contando com uma estátua em frente a Igreja Matriz.

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «IBGE Cidades - Panorama». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 14 de fevereiro de 2020 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 26 de agosto de 2013 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Sergipe é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.