Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Wikipédia:Páginas para eliminar/Categoria:Crimes comunistas"

→‎Votação: Resposta
(→‎Votação: Resposta)
 
Ainda assim, vale notar que usar o Parlamento Europeu (ou qualquer outra instituição não académica) como uma fonte com autoridade vai contra as políticas do projeto. É uma fonte primária que serve apenas para mostrar a sua posição (os parlamentos podem passar absolutamente qualquer coisa que os seus membros decidam. Uma moção passada pelo [[Congresso Nacional do Povo]] é tão fiável como uma passada pelo Parlamento Europeu). Esta é, por sinal, contrária ao consenso académico e à pesquisa académica ''mainstream'', pela qual se orienta a política de fontes fiáveis da Wikipédia. Por outro lado, se o conceito de "crimes comunistas" [[WP:MARGINAL|não é um conceito estabelecido]] na pesquisa académica sobre o tema, já sabemos que as [[WP:OR|opiniões pessoais]] de cada editor, a favor ou contra, não têm, e não devem ter qualquer peso. --[[User:BunnyyHop|<span style="color: #000000; background-color: #ffffff;"><strong><span style="text-shadow: #ff0000 2px 2px 8px;">BunnyyHop</span></strong></span>]] [[User talk:BunnyyHop|<em><sup>PDD</sup></em>]]
:{{Ping|BunnyyHop}} Olá BunnyyHop, fui rever a discussão mas não vejo consenso, ok há mais apoio para mover mas não chega para consenso. O argumento sobre os sistemas económicos é válido, logo aí já não há consenso para mover. O eliminador não tem voto de minerva/desempate, então desde que haja um argumento válido para cada lado não há consenso. Sobre o Parlamento Europeu, por ser supranacional não acho fonte primária nem que está ao nível de um parlamento de um país, antes ao nível de uma Assembleia-Geral das Nações Unidas, logo citar que o [https://observador.pt/2019/10/15/parlamento-europeu-aprovou-resolucao-que-coloca-nazismo-e-comunismo-em-pe-de-igualdade/ Parlamento Europeu equiparou os crimes do nazismo aos do comunismo] é um argumento válido; obviamente é discutível mas é a minha visão. [[User:Dux Praxis|<span style="font-size:110%;font-family:Monotype Corsiva;color:#00F;">Dux</span>]] [[User talk:Dux Praxis|<sup style="color:#F00;">Æ</sup>]] 10h10min de 18 de setembro de 2021 (UTC)
 
:É uma entidade influente, de certo, mas não é por isso que deixa de ser uma fonte primária, tal como Assembleia-Geral das Nações Unidas. O ónus está em quem quer manter a categoria, de provar que esta categoria de "crimes comunistas" existe no discurso académico e que não é uma teoria marginal. Se agora se decide que as políticas da Wikipédia de fontes fiáveis e de peso não tem significado, e pode-se citar qualquer fonte que exista para qualquer coisa, então o/a MikutoH está certíssimo em criar categoriais análogas, já que abre um precedente para que seja tudo [[WP:OR|à vontade de cada um]].
:<small>p.s. li o artigo, e ao que parece o Parlamento Europeu menciona apenas Stalinismo e o resto é editorialização desse site</small> --[[User:BunnyyHop|<span style="color: #000000; background-color: #ffffff;"><strong><span style="text-shadow: #ff0000 2px 2px 8px;">BunnyyHop</span></strong></span>]] [[User talk:BunnyyHop|<em><sup>PDD</sup></em>]] 10h39min de 18 de setembro de 2021 (UTC)
 
[[Categoria:!Propostas de eliminação criadas em 2021]]