Zezé Polessa: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Karihe157 (discussão | contribs)
Etiquetas: Editor Visual Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel Edição móvel avançada
Karihe157 (discussão | contribs)
Etiquetas: Editor Visual Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel Edição móvel avançada
Linha 306: Linha 306:
|2021
|2021
|''[[Verdades Secretas II]]''
|''[[Verdades Secretas II]]''
|<ref>{{citar web |url=https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/novelas/em-verdades-secretas-2-zeze-polessa-sera-avo-que-leva-o-neto-para-prostituicao-61651 |titulo=Zezé Polessa vira avó cafetina em Verdades Secretas 2; saiba sobre a personagem |data=17-07-2021 |acessodata=18-10-2021 |website=Notícias da TV |publicado=Redação}}</ref>
|Berta<ref>{{citar web |url=https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/novelas/em-verdades-secretas-2-zeze-polessa-sera-avo-que-leva-o-neto-para-prostituicao-61651 |titulo=Zezé Polessa vira avó cafetina em Verdades Secretas 2; saiba sobre a personagem |data=17-07-2021 |acessodata=18-10-2021 |website=Notícias da TV |publicado=Redação}}</ref>
|
|
|}
|}

Revisão das 09h16min de 21 de outubro de 2021

Zezé Polessa
Zezé Polessa, 2019.jpg
Zezé em 2019
Nome completo Maria José de Castro Polessa
Pseudônimo(s) Zezé Polessa
Nascimento 22 de setembro de 1953 (70 anos)
Rio de Janeiro, RJ[1]
Nacionalidade brasileira
Estatura 1,63m
Cônjuge Daniel Dantas (c. 1979–88)
Paulo José (c. 1989–97)
Ocupação
Período de atividade 1973–presente
Prêmios
Troféu APCA

1994: Melhor Atriz Coadjuvante — Memorial de Maria Moura (Ver mais)

Maria José de Castro Polessa, cujo nome artístico é Zezé Polessa (Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1953), é uma atriz e ex-médica brasileira.

Biografia

Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1977,[2] e pós-graduou-se em medicina social, mas trocou a profissão pela de atriz.

Sua estreia se deu primeiramente no teatro, em 1973, com a peça Drácula, de Bram Stoker. No ano seguinte, atuou em mais dois espetáculos, Às Armas e Os Infortúnios de Mimi Boaventura, ambos de Miguel Oniga. Seu desempenho como Mimi, lhe valeu o prêmio da crítica carioca como revelação daquele ano. Em 1975 participou de Os Peixes da Babilônia, de Miguel Oniga, e em 1977 esteve no elenco da peça A Fabulosa História de Melão City, do grupo Contadores de Histórias, e na montagem de Balaco Barco, do grupo Saltimbancos. Em 1979 atuou na peça O Despertar da Primavera, do grupo Pessoal do Despertar e, em 1980, protagonizou Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque. Esteve também no elenco de outras montagens, entre elas: Moço em Estado de Sítio, de Oduvaldo Vianna Filho (1982), Mabel Mabel (1982), O Círculo de Giz, de Bertolt Brecht (1983), A Família Titanic, de Mauro Rasi (1983), Folias do Coração, de Geraldo Carneiro (1983) e "o Beijo no Asfalto" de Nelson Rodrigues (1984).

Em 1984 estreia na TV Manchete em "Tudo em Cima" de Braulio Pedroso e Geraldo Carneiro. Em 1985 ainda na TV Manchete atuou no programa Tamanho Família" de Bráulio Pedroso, Leopoldo Serran, Mauro Rasi e Geraldo Carneiro. Em 1986 retornou ao teatro, tendo atuado em El Grande de Coca Cola, de Naum Alves, e Rita Formiga, de Maria Gladys e Domingos Oliveira. No ano seguinte integrou o elenco da peça Ensaio nº 4 - Os Possessos, de Dostoievski, e do musical Jou Jou Balangandãs, de Antônio Pedro. Nesse mesmo ano, fez sua estreia no cinema com o longa-metragem Romance da Empregada de Bruno Barreto.

Em 1988 participou da montagem de Noel Rosa - um Musical, de Joaquim Assis, e foi agraciada com o Prêmio Mambembe pela sua participação em Delicadas Torturas, de Harry Kondoleon. Em 1989 estreia na TV Globo na novela Top Model de Walter Negrão. Posteriormente, participou da novela Vamp, sucesso de Antônio Calmon, além de ter integrado o elenco do humorístico Doris para Maiores e da minissérie O Portador.

Em 1992 apareceu na minissérie As Noivas de Copacabana, de Dias Gomes. No teatro, foi premiada pelo espetáculo infantil A Mulher que Matou os Peixes, de Clarice Lispector. Em 1995 atuou na minissérie Decadência, de Dias Gomes, e na novela Explode Coração, de Glória Perez. Em 1996 voltou a trabalhar numa produção assinada por Miguel Falabella, a novela Salsa e Merengue. No teatro, protagonizou o espetáculo Florbela Espanca, a Bela do Alentejo, de Maria da Luz.

Em 1998 esteve na minissérie Hilda Furacão, com adaptação de Glória Perez, e no teatro atuou em O Submarino, de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa. No ano seguinte fez uma participação na novela Andando nas Nuvens, de Euclydes Marinho. Em 2000 atuou nas peças Crioula, de Stella Miranda, e Os Monólogos da Vagina, de Eve Ensler, e, na televisão, foi uma das protagonistas da série Garotas do Programa. No ano seguinte viveu a perua Amapola Ferraço na novela Porto dos Milagres, de Aguinaldo Silva e, no cinema, integrou o elenco do filme Bufo & Spallanzani. Em 2002 participou de vários episódios do Sítio do Pica Pau Amarelo. No teatro, ainda fez o infantil O Fantasma do Theatro, adaptação de Claudio Botelho.

Em 2003 esteve no ar como a engraçada Tintim de Agora É Que São Elas, de Ricardo Linhares. Depois, retornou em 2005 se destacando como a grande vilã Ester, em A Lua me Disse. Uma mulher amargurada e sem escrúpulos, personagem completamente distinto dos tipos cômicos que costumava interpretar. No cinema, integrou o elenco do longa Gaijin - Ama-me como sou de Tizuka Yamazaki, Achados e Perdidos de José Joffily, Caixa Dois de Brumo Barreto e "As Alegres Comadres" de Leila Hipólito. Em 2007 participou da minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes e do humorístico O Sistema. Viveu um dos grandes momentos de sua carreira, dando vida a cabeleireira Ivete na novela Beleza Pura e em 2009 participou de alguns episódios do humorístico de Miguel Falabella, Toma Lá Dá Cá.

Em 2010 brilhou na pele da vilã cômica Sofia, ao lado de Débora Falabella na novela Escrito nas Estrelas. Despontou em 2011 ao interpretar a primeira-dama Ternurinha, de Cordel Encantado, fazendo o trio cômico da novela em parceria com Marcos Caruso e Tuca Andrada. Atuou na novela Salve Jorge interpretando Berna Ayata uma turca que sofre com a adoção de Aisha (Dani Moreno) que foi ilegal.[3][4][5] Em 2014, interpreta a interesseira Magnólia em Império.[6] Em 2016, participa da novela " Liberdade, Liberdade" onde interpreta a misteriosa curandeira Ascenção, um dos papéis centrais da trama, e que deixava no ar um mistério de que se tratava ou não de uma bruxa. Em 2017, atua na novela A Força do Querer, onde deu vida a extravagante Ednalva, uma divertida paraense, mãe da protagonista Ritinha, vivida por Isis Valverde, repetindo a parceria de mãe e filha que fizeram em "Beleza Pura". Em 2018, aceita o convite para atuar na novela O Sétimo Guardião, onde surge na pele da mística esotérica Milu, uma mulher que decifra diversos mistérios e carrega consigo o dom de prever o futuro, sendo uma das guardiãs das águas da fonte milagrosa que movimenta o folhetim.

Vida pessoal

Em janeiro de 2013, o motorista encarregado de levar a atriz a um set de gravação errou o trajeto. Zezé teria ficado muito irritada e destratado o motorista, que, após deixar a atriz no lugar certo, passou mal e avisou ao estúdio que iria para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, pois sentia fortes dores de cabeça.

No hospital, porém, ele acabou morrendo vitimado por um infarto.[7][8][9]

A atriz foi acusada de assassinato, mas não pretende processar os acusadores.[10][11][12]

A acusação, entretanto, não se sustentou, pelo que "o inquérito policial instaurado para apuração dos fatos narrados restou arquivado por requerimento do Ministério Público, por não vislumbrar qualquer ilícito praticado".[13] Zezé foi ainda indenizada pelo jornalista que publicou a matéria inverídica e sensacionalista a respeito do episódio.

Zezé Polessa integra o Movimento Humanos Direitos.[14]

A atriz é mãe do roteirista e tradutor João Polessa Dantas, nascido em 1981 do seu relacionamento com o também ator Daniel Dantas. Ela também foi casada com Paulo José.

Filmografia

Televisão

Ano Título Personagem Notas
1978 Dancin' Days Berrita Participação especial
1984 Partido Alto Amapola
1985 Tudo em Cima Clara
Tamanho Família Duda
1988 Grupo Escolacho
1989 Top Model Anastácia Passos (Naná)
1991 Vamp Sílvia Sousa
Doris para Maiores Ela mesma
O Portador Vilma
1992 As Noivas de Copacabana Mariana França
Você Decide Episódio: "Prova Final"
1993 Episódio: "Escrito nas Estrelas"
1994 Memorial de Maria Moura Firma
Você Decide Episódio: "Cinderela"
1995 Decadência Jandira
Explode Coração Mila Tolentino
Você Decide Episódio: "Branca de Neve"
1996 Salsa e Merengue Marinelza Bolla
1998 Hilda Furacão Dona Neném
Sai de Baixo Lola Antibes Episódio: "Um Conde Chamado Desejo"
Você Decide Marina Episódio: "O Flagrante"
Episódio: "O Rapto da Sogra"
1999 Andando nas Nuvens Bonitona
Você Decide Marlene Episódio: "Forró Bandido"
2000 Garotas do Programa Vários personagens
Você Decide Episódio: "Vício de Matar"
2001 Porto dos Milagres Amapola Ferraço
2002 Sítio do Picapau Amarelo Aranha Secretária Episódio: "Convenção das Bruxas"
Episódio: "Bruxa Mãe... Bruxa Filha"
Os Normais Cibele Episódio: "Sensações Normais"
Brava Gente Francelina Episódio: "A Casa Errada"
2003 Agora É que São Elas Mirtes Saldanha (Tim Tim)
Linha Direta Zuzu Angel Episódio: "O Caso Zuzu Angel"
2004 Sob Nova Direção Mãe de Zoraide Episódio: "O Casamento do Meu Melhor Inimigo"
Carga Pesada Gabriela Episódio: "E Agora, Companheiros?"
2005 A Lua Me Disse Ester Bogari Prado (Dionísia Ferraz)
2006 Dom Teresa Especial de fim de ano
2007 O Sistema Valquíria
Amazônia, de Galvez a Chico Mendes Justine
2008 Beleza Pura Ivete Santos
2009 Toma Lá, Dá Cá Harolda Neves Episódio: "Cada Macaco no Seu Galho"
Episódio: "Por Causa da Maionese"
2010 Escrito nas Estrelas Sofia Tavares Miranda
Sofia Loren
2011 Cordel Encantado Maria Bem-Aventurada da Ternura
Guerra Peixoto (Ternurinha)
2012 Salve Jorge Berna Ayata [3][4][5]
2014 Império Magnólia Teixeira da Silva [15]
2016 Liberdade, Liberdade Ascensão Tereza de Lajedo[16]
2017 A Força do Querer Edinalva Ferreira
2018 O Sétimo Guardião Milu Negromonte[17][18]
2019 Juntos a Magia Acontece Zilda Especial de fim de ano
2021 Verdades Secretas II Berta[19]

Cinema

Ano Título Personagem Nota
1987 Romance da Empregada Ana
1993 O Coringa[20] Curta-metragem
1996 Cheque-Mate[21]
1997 Doces Poderes Jornalista de Brasília
Dedicatórias Viúva[22] Curta-metragem
2001 Bufo & Spallanzani Zilda
2003 As Alegres Comadres Mrs. Lima
2005 Gaijin - Ama-me como sou Gina Salinas
Manual Para Atropelar Cachorro Madá Curta-metragem
2006 Achados e Perdidos Magali
2007 Caixa Dois Angelina Barbosa (Lina)
2010 O Bem-Amado Dorotea Cajazeira
2014 Irmã Dulce Dulcinha [23]
2015 Chatô, o Rei do Brasil Germana de Almeida
2016 Desculpe o Transtorno Dona Yvonne[24]
O Amor no Divã Malka Stein[25]
2021 O Auto da Boa Mentira atendente do aeroporto[26]
TBA Minha Família Perfeita Mãe de Fred[27] Pós-produção

Teatro

Ano Nome
1973 Drácula
1974 Às Armas
Os Infortúnios de Mimi Boaventura
1975 Os Peixes da Babilônia
1977 A Fabulosa História de Melão City
Balaço Barco
1979 O Despertar da Primavera
1980 Chapeuzinho Amarelo
1982 Moço em Estado de Sítio
Mabel Mabel
1983 O Círculo de Giz Caucasiano
A Família Titanic
Folias do Coração
1984 O Beijo no Asfalto
1986 El Grande de Coca Cola
Rita Formiga
1987 Ensaio nº 4 - Os Possessos
Jou Jou Balangandãs
1988 Noel Rosa - um Musical
Delicadas Torturas
1992 A Mulher que Matou os Peixes
1993 Mephisto
1995 Lágrimas Amargas de um Guarda Chuva
1996 Florbela Espanca, a Bela do Alentejo
1998 O Submarino
2000 Crioula
Os Monólogos da Vagina
2002 O Fantasma do Theatro
2004 Síndromes - Loucos como Nós [28]
2006–09 Não Sou Feliz, Mas Tenho Marido [29]
2013–14 Quem Tem Medo de Virginia Woolf? [30]
2019 A Mentira[31]

Prêmios e indicações

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado Ref
1983 Prêmio Mambembe Melhor Atriz
Mabel, Mabel
Indicada [32]
1984 Prêmio Mambembe Melhor Atriz
Dito e Feito
Indicada
1994 Prêmio APCA Melhor Atriz Coadjuvante
Memorial de Maria Moura
Venceu
Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem Melhor Atriz
A Mulher que Matou os Peixes
Venceu [33]
1997 Festival de Gramado Melhor Atriz de Curta-Metragem
Dedicatórias
Venceu [34]
2º Prêmio Contigo! de TV Melhor Atriz Coadjuvante
Salsa e Merengue
Venceu
2001 Prêmio Qualidade Brasil Melhor Atriz Coadjuvante - SP
Porto dos Milagres
Venceu [35]
Melhor Atriz Coadjuvante - RJ Venceu
Prêmio Extra de Televisão Melhor Atriz Venceu [36]
Melhores do Ano Melhor Atriz Coadjuvante Venceu [37]
2002 4º Prêmio Contigo! de TV Melhor Atriz Cômica Venceu [38]
2006 Prêmio Shell Melhor Atriz de Teatro
Não Sou Feliz, Mas Tenho Marido
Indicada [39]
Prêmio Qualidade Brasil Melhor Atriz Teatral Comédia Venceu
Festival de Cinema de Miami Melhor Atriz
Achados e Perdidos
Venceu [40]
2007 Prêmio Contigo! de Cinema Nacional Melhor Atriz Coadjuvante Venceu [41]
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro Melhor Atriz Indicado [42]
Prêmio Qualidade Brasil Melhor Atriz Coadjuvante - SP
Amazônia, de Galvez a Chico Mendes
Indicada [43]
2010 Prêmio Extra de Televisão Melhor Atriz Coadjuvante
Escrito nas Estrelas
Indicada [44]
Prêmio Quem de Televisão Melhor Atriz Coadjuvante Venceu [45]
Prêmio Qualidade Brasil Melhor Atriz Coadjuvante Indicada [46]
2011 Melhor Atriz de Minissérie
O Bem-Amado
Indicada [47]
Prêmio ACIE de Cinema Melhor Atriz Indicado [48]
Prêmio Extra de TV Melhor atriz coadjuvante
Cordel Encantado
Indicada [49]
2012 14º Prêmio Contigo! de TV Melhor Atriz Coadjuvante Indicada [50]
2013 26º Prêmio Shell de Teatro Melhor Atriz
Quem Tem Medo de Virgínia Wolf?
Indicada [51]
2014 Prêmio Cesgranrio de Teatro Melhor Atriz Venceu [52]
Prêmio Cenym de Teatro Melhor Atriz Indicado [53]
Prêmio Arte Qualidade Brasil Melhor Atriz Teatral Drama - SP Indicado [54]
2015 Grande Prêmio do Cinema Brasileiro Melhor Atriz Coadjuvante
Irmã Dulce
Indicada [55]
2017 Melhores do Ano Atriz Coadjuvante
A Força do Querer
Indicada

Referências

  1. «Filmography». IMDb. Consultado em 19 de fevereiro de 2011 
  2. «Alunos formados nos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro» (PDF). Consultado em 30 de julho de 2014 
  3. a b «Zezé Polessa fala sobre sua personagem em Salve Jorge». Contigo Abril. Consultado em 30 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 9 de outubro de 2013 
  4. a b Carla Felícia (3 de dezembro de 2012). «'Salve Jorge': Zezé Polessa conta que Berna foi enganada: 'Ela achava que estava adotando Aisha por meios legais'». Extra. Consultado em 17 de novembro de 2014 
  5. a b Carla Felícia (3 de dezembro de 2012). «'Salve Jorge': Conheça a Berna da vida real, que inspirou o nome da personagem de Zezé Polessa». Extra. Consultado em 17 de novembro de 2014 
  6. Vadho Junyor (15 de novembro de 2014). «Zezé Polessa revela que o ex-marido a ajudou a achar o tom certo de Magnólia, de 'Império'». Extra. Consultado em 17 de novembro de 2014 
  7. «Zezé Polessa destrata motorista idoso da TV Globo, que passa mal, sofre infarto e morre». Consultado em 15 de janeiro de 2013 
  8. «Zezé Polessa briga com motorista da Globo, que infarta e morre». Consultado em 15 de janeiro de 2013 
  9. «Motorista sofre infarto após briga com Zezé Polessa». Consultado em 15 de janeiro de 2013 
  10. «Zezé Polessa está abalada com acusações de assassinato». Consultado em 20 de janeiro de 2013. Arquivado do original em 21 de janeiro de 2013 
  11. «Zezé Polessa lamenta morte de motorista, mas não confirma insultos». Consultado em 20 de janeiro de 2013. Arquivado do original em 18 de janeiro de 2013 
  12. «"Ela está lidando com o apoio até de outros motoristas", diz filho de Zezé Polessa». Consultado em 20 de janeiro de 2013 [ligação inativa]
  13. «Acórdão TJRJ processo nº 0241179-68.2013.8.19.0001». 6 de maio de 2014. Consultado em 2 de dezembro de 2016 
  14. «Humanosdireitos». Consultado em 3 de junho de 2011. Arquivado do original em 10 de agosto de 2011  Página visitada em 03 de Junho de 2011.
  15. Patrícia Kogut (29 de junho de 2014). «Zezé Polessa volta à TV como caipira repaginada em 'Império'». O Globo. Consultado em 7 de julho de 2014 
  16. «Liberdade, Liberdade» 
  17. Redação (5 de maio de 2018). «Zezé Polessa viverá uma esotérica em 'O Sétimo Guardião'». O Globo. Consultado em 5 de maio de 2018 
  18. Redação (5 de maio de 2018). «Zezé Polessa será rival de Elizabeth Savalla na novela "O Sétimo Guardião"». Notícias de TV. Consultado em 5 de maio de 2018 
  19. «Zezé Polessa vira avó cafetina em Verdades Secretas 2; saiba sobre a personagem». Notícias da TV. Redação. 17 de julho de 2021. Consultado em 18 de outubro de 2021 
  20. «O Coringa. Curta-metragem com Bel Kutner e Zezé Polessa». Porta Curtas. 1996. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  21. «Cheque Mate. Curta-metragem de Ricardo Bravo com Paulo José, Zezé Polessa». Porta Curtas. 1996. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  22. «Dedicatórias. Curta-metragem de Eduardo Vaisman». Porta Curtas. 1997. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  23. «Cinema brasileiro na Globo Filmes: Irmã Dulce, confira a sinopse,o elenco». Globo Filmes. 2014. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  24. «Desculpe o Transtorno – Sinopse e Elenco». Big News. 2016. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  25. «'O amor no divã', com Paulo Vilhena e Zezé Polessa, ganha trailer;». G1. 8 de novembro de 2016. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  26. O Auto da Boa Mentira Globo Filmes.
  27. «A Família Perfeita, uma comédia nacional com sotaque russo». Uol. 19 de março de 2016. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  28. «Peça enxerga síndromes psíquicas com humor». Folha Uol. 23 de setembro de 2003. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  29. «Zezé Polessa comemora 200 apresentações do monólogo 'Não sou feliz, mas tenho marido'». O Globo. 14 de junho de 2007. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  30. «Daniel Dantas de Zezé Polessa revivem clássico 'Quem Tem Medo de Virginia Woolf?'». Cultura Estadão. 3 de novembro de 2013. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  31. «A Mentira». VEJA SÃO PAULO. Consultado em 6 de dezembro de 2019 
  32. «1982 - MEC - Troféu Mambembe - Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude». Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude (em inglês). 9 de julho de 2014 
  33. «Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem -1994». Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude. 1994. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  34. «O curta-metragem estrelado por Zezé Polessa ganhou Kikito de melhor atriz em gramado em 1997». Flavia Lins. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  35. «Prêmio Qualidade Brasil: vencedores». Premiações TV. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  36. «Ganhadores do Prêmio Extra de TV 2001 - Extra Online». Jornal Extra. 2012. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  37. «Melhores do Ano: Confira todos os vencedores das 14 edições do prêmio». Globo. 2011. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  38. «4º Prêmio Contigo! - Vencedores». Contigo!. Consultado em 25 de fevereiro de 2017. Arquivado do original em 14 de setembro de 2011 
  39. «Zezé Polessa recebe prêmio». Instituto EDP. 2006. Consultado em 25 de fevereiro de 2017. Arquivado do original em 26 de fevereiro de 2017 
  40. «coevos-filmes - Achados e Perdidos». Coevo Filme. 2006. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  41. «Confira os vencedores do Prêmio Contigo! Cinema». Terra. 7 de agosto de 2007. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  42. «Prêmios: Achados e Perdidos». 70 Anos de Cinema. 2007. Consultado em 25 de fevereiro de 2017. Arquivado do original em 26 de fevereiro de 2017 
  43. «São Paulo - 2007 - Prêmio Arte Qualidade Brasil». Prêmio Qualidade Brasil. 2007. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  44. «As bambambãs da telinhas concorrem ao Prêmio Extra de TV 2010». Jornal Extra. 12 de novembro de 2010. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  45. «Quem - NOTÍCIAS - 4° Prêmio QUEM 2010: Conheça os grandes vencedores». Revista Quem. 15 de fevereiro de 2011. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  46. «Categoria Televisão - 2010 - Prêmio Arte Qualidade Brasil». Prêmio Qualidade Brasil. 2010. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  47. «Categoria Televisão - 2011 - Prêmio Arte Qualidade Brasil». Prêmio Qualidade Brasil. 2011. Consultado em 25 de fevereiro de 2017. Cópia arquivada em 20 de fevereiro de 2016 
  48. «Confira abaixo os filmes indicados e vencedores de todas as edições do Prêmio ACIE de Cinema». Prêmio ACIE de Cinema. 2011. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  49. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). «Prêmio Extra de TV: Deborah Secco fica com o prêmio de melhor atriz coadjuvante». Consultado em 29 de novembro de 2011 
  50. «Vencedores e indicados ao Prêmio Contigo de TV! de 2012». www.imdb.com 
  51. «Páreo duro no trio de atrizes indicadas ao 26º Prêmio Shell de Teatro». Glamurama. 2 de dezembro de 2013. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  52. «Zezé Polessa dedica prêmio à mãe que a expulsou de casa quando largou o sexto ano de medicina para ser atriz». R7. 22 de janeiro de 2014. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  53. «Prêmio Cenym: INDICADAS PARA MELHOR ATRIZ». Cenym. 2014. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  54. «Prêmio Qualidade Brasil: Categoria Teatro – 2014». Prêmio Qualidade Brasil. 2014. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  55. «G1 - Veja os vencedores do 14º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro». G1. 1 de setembro de 2015. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Zezé Polessa