Fernando de Borbón e Battenberg: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Página marcada como esboço, usando FastButtons
 
Linha 23: Linha 23:
O jornal ''Gaceta de Madrid'' publicou o relatório médico após o enterro daquele que tinha sido o quarto varão nascido dos reis:
O jornal ''Gaceta de Madrid'' publicou o relatório médico após o enterro daquele que tinha sido o quarto varão nascido dos reis:


''Excelentíssimo senhor: O excelentíssimo senhor Decano dos Médicos da Câmara, comunicou-me neste dia o que lhe transmito: Excelentíssimo senhor, tenho o pêsame e a honra de comunicar a Vossa Excelência que a rainha, dona Vitória Eugénia deu à luz, às duas e meia da manhã de hoje, um infante morto no inicio deste mês, julgando pelos sinais exteriores do cadáver. Sua Majestade, a rainha, encontra-se em estado satisfatório. Palácio, 21 de Maio de 1910.''<ref>{{Citar web|url=http://roglo.eu/roglo?lang=en;i=294868|título=x x|publicado=roglo.eu|acessodata=23 de novembro de 2014}}</ref>
''Excelentíssimo senhor: O excelentíssimo senhor Decano dos Médicos da Câmara, comunicou-me neste dia o que lhe transmito: Excelentíssimo senhor, tenho o pêsame e a honra de comunicar a Vossa Excelência que a rainha, dona Vitória Eugénia deu à luz, às duas e meia da manhã de hoje, um infante morto no inicio deste mês, julgando pelos sinais exteriores do cadáver. Sua Majestade, a rainha, encontra-se em estado satisfatório. Palácio, 21 de Maio de 1910.''<ref>{{Citar web|url=http://roglo.eu/roglo?lang=pt;i=799874|título=x x|publicado=roglo.eu|acessodata=23 de novembro de 2014}}</ref>


{{referências}}
{{referências}}

Edição atual tal como às 08h24min de 22 de novembro de 2021

Fernando
Nascimento 21 de maio de 1910
Morte 21 de maio de 1910 (0 ano)
Pai Afonso XIII de Espanha
Mãe Vitória Eugénia de Battenberg

Fernando de Bourbon e Battenberg (21 de Maio de 1910) foi filho do rei Afonso XIII de Espanha e da sua esposa, a rainha Vitória Eugénia. O menino nasceu morto no Palácio de Oriente após uma gravidez difícil de pouco mais de oito meses.

O menino, que nasceu sem vida, não foi baptizado nem pôde receber, portanto, o título de infante de Espanha. O seu pai, Afonso XIII, encontrava-se na altura fora de Espanha, a participar nas cerimónias fúnebres do tio da sua esposa, o rei Eduardo VII do Reino Unido. O corpo do menino, a quem se chamou de Fernando por desejo da mãe, permaneceu no Palácio Real até ao regresso do rei e posteriormente foi enterrado, sem honras, na Cripta Real do Mosteiro de El Escorial, onde repousam actualmente.

O jornal Gaceta de Madrid publicou o relatório médico após o enterro daquele que tinha sido o quarto varão nascido dos reis:

Excelentíssimo senhor: O excelentíssimo senhor Decano dos Médicos da Câmara, comunicou-me neste dia o que lhe transmito: Excelentíssimo senhor, tenho o pêsame e a honra de comunicar a Vossa Excelência que a rainha, dona Vitória Eugénia deu à luz, às duas e meia da manhã de hoje, um infante morto no inicio deste mês, julgando pelos sinais exteriores do cadáver. Sua Majestade, a rainha, encontra-se em estado satisfatório. Palácio, 21 de Maio de 1910.[1]

Referências

  1. «x x». roglo.eu. Consultado em 23 de novembro de 2014 


Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.