COBRA: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
+ informações + cat mais específica
Linha 1: Linha 1:
O grupo '''COBRA''' foi um movimento artístico da [[vanguarda]] [[Europa|europeia]], influenciado pela [[arte popular]] [[Escandinávia|nórdica]], [[expressionismo]] e [[surrealismo]], entre [[1949]] e [[1952]]. O nome, criado em [[1948]] por [[Christian Dotremont]], deriva das iniciais das cidades de origem dos seus membros: [[Asger Jorn]] de [[Copenhaga]] (Co), [[Cornelis Van Beverloo]] de [[Bruxelas]] (Br) e [[Karel Appel]] de [[Amsterdão]] (A).
O grupo '''COBRA''' foi um movimento artístico da [[vanguarda]] [[Europa|europeia]], influenciado pela [[arte popular]] [[Escandinávia|nórdica]], [[expressionismo]] e [[surrealismo]], entre [[1949]] e [[1952]]. O nome, criado em [[1948]] por [[Christian Dotremont]], deriva das iniciais das cidades de origem dos seus membros: [[Asger Jorn]] de [[Copenhaga]] (Co), [[Cornelis Van Beverloo]] de [[Bruxelas]] (Br), [[:en:Jan Nieuwenhuys|Jan Nieuwenhuys]] e [[Karel Appel]] de [[Amsterdão]] (A).


Existe um [[Museu]] COBRA em [[Amstelveen]], na [[Holanda]], com obras de Karel Appel e outros artistas de vanguarda.
Existe um [[Museu]] COBRA em [[Amstelveen]], na [[Holanda]], com obras de Karel Appel e outros artistas de vanguarda.

Revisão das 16h57min de 20 de junho de 2007

O grupo COBRA foi um movimento artístico da vanguarda europeia, influenciado pela arte popular nórdica, expressionismo e surrealismo, entre 1949 e 1952. O nome, criado em 1948 por Christian Dotremont, deriva das iniciais das cidades de origem dos seus membros: Asger Jorn de Copenhaga (Co), Cornelis Van Beverloo de Bruxelas (Br), Jan Nieuwenhuys e Karel Appel de Amsterdão (A).

Existe um Museu COBRA em Amstelveen, na Holanda, com obras de Karel Appel e outros artistas de vanguarda.

Ligações externas


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.