Tálus: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
Em [[anatomia]], chama-se '''tálus''' (anteriormente chamado '''astrágalo''') ao [[osso]] do pé dos [[mamífero]]s (nas [[extremidade inferior|extremidades inferiores]] dos [[bípede]]s ou nas [[pata (animal)|patas]] traseiras dos [[tetrápode]]s) que articula com os ossos da [[perna]] ([[tíbia]] e [[fíbula]]), formando o [[tornozelo]]. O astrágalo tem o formato de um cubo e, por esse motivo, foi muito utilizado em jogos de azar na Antiguidade como uma espécie de precussor dos dados modernos, principalmente na Grécia e na Mesopotâmia.
Em [[anatomia]], chama-se '''tálus''' (anteriormente chamado '''astrágalo''') ao [[osso]] do pé dos [[mamífero]]s (nas [[extremidade inferior|extremidades inferiores]] dos [[bípede]]s ou nas [[pata (animal)|patas]] traseiras dos [[tetrápode]]s) que articula com os ossos da [[perna]] ([[tíbia]] e [[fíbula]]), formando o [[tornozelo]]. O tálus tem o formato de um cubo e, por esse motivo, foi muito utilizado em jogos de azar na Antiguidade como uma espécie de precussor dos dados modernos, principalmente na Grécia e na Mesopotâmia.


{{esboço-anatomia}}
{{esboço-anatomia}}

Revisão das 18h58min de 23 de junho de 2007

Em anatomia, chama-se tálus (anteriormente chamado astrágalo) ao osso do pé dos mamíferos (nas extremidades inferiores dos bípedes ou nas patas traseiras dos tetrápodes) que articula com os ossos da perna (tíbia e fíbula), formando o tornozelo. O tálus tem o formato de um cubo e, por esse motivo, foi muito utilizado em jogos de azar na Antiguidade como uma espécie de precussor dos dados modernos, principalmente na Grécia e na Mesopotâmia.

Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.