Panthera onca: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 77: Linha 77:
[[es:Panthera onca]]
[[es:Panthera onca]]
[[eo:Jaguaro]]
[[eo:Jaguaro]]
[[fa:جگوار]]
[[fi:Jaguaari]]
[[fi:Jaguaari]]
[[fr:Jaguar]]
[[fr:Jaguar]]

Revisão das 10h20min de 26 de junho de 2007

Panthera onca
Onça-pintada
Classificação científica
Reino:
Filo:
Classe:
Ordem:
Família:
Gênero:
Espécies:
P. onca
Nome binomial
Panthera onca
Mapa de distribuição da onça-pintada:

vermelho=Está extinta verde=Ainda existe

A onça-pintada (Panthera onca), também conhecida por jaguar ou jaguaretê, é um mamífero da ordem dos carnívoros, membro da família dos felídeos, e encontrada nas regiões quentes e temperadas do continente americano. Os termos jaguar e jaguaretê têm origem no guarani jaguarete. Na mitologia Maia ela era cotada como um animal sagrado, sendo caçada em uma cerimônia para que o homem se inicie como um guerreiro.

Classificação

A onça-pintada, juntamente com leão, o tigre e o leopardo, forma o gênero Panthera.

Distribuição geográfica

A onça-pintada se espalhava do sul dos Estados Unidos ao norte da Argentina, sendo muito presente no Brasil.

Prefere zonas selvagens, perto de grande corpos de água, onde habitam suas presas preferidas. Evita as regiões montanhosas, habitat preferido do puma.

Aparência

onça-preta

A onça-pintada, à primeira vista, parece-se muito com o leopardo. Contudo um exame mais detalhado mostra que sua padronagem de pêlo apresenta diferenças significativas. Enquanto o leopardo apresenta rosetas menores mas em maior quantidade, as manchas da onça são mais dispersas e desenham uma roseta maior, algumas delas com pontos pretos no meio. O interior dessas manchas é de um dourado, um amarelo mais escuro que o restante da pelagem. Existem também alguns indivíduos melânicos, as chamadas onças-pretas. Elas não pertencem a uma outra espécie, e suas manchas ainda são facilmente reconhecíveis na pelagem escura, trata-se apenas de uma mutação genética na qual os indivíduos produzem mais melanina do que o normal, o que provoca um maior escurecimento da pelagem desse animais.

A cabeça da onça é proporcionalmente maior em relação ao corpo. Um exemplar adulto alcança até 1,90 m de comprimento, chegando a pesar em torno de 115 kg, embora, em média, os machos pesem 90 kg e as fêmeas 75 kg. A altura da cernelha é de aproximadamente 70 cm.Sendo o maior felino das americas.

Dieta

A onça-pintada é uma excelente caçadora. As patas curtas não lhe permitem longas corridas, porém lhe proporcionam grande força, fundamental para dominar animais possantes como antas, capivaras, queixadas, tamanduás e até mesmo jacarés. Ocasionalmente esses felinos atacam e devoram grandes serpentes (jibóias e sucuris), quando a fome aperta e não encontram outra presa. Na Venezuela foram registrados casos de onças a devorar anacondas adultas. Enquanto os outros grandes felinos matam suas vítimas, mordendo-as na jugular, a onça o faz atacando-as diretamente na cervical, graças a suas mandíbulas poderosas, as mais fortes de todos os felinos e a segunda mais forte entre os carnívoros terrestres. Esses felinos frequentemente matam animais como a capivara e pequenos macacos mordendo lhes o crânio, sendo o único felino a fazer isto. A mordida de uma onça pode facilmente atravessar o casco de uma tartaruga. Apesar disso, o onça não se furta em comer pequenos animais se a chance lhe aparece.

Reprodução

As onças-pintadas são solitárias e só buscam a companhia de um par durante a época de acasalamento. A gestação dura em média 100 dias e até quatro filhotes podem ser gerados. Estes nascem cegos e passam a enxergar após 2 semanas. A fêmea só cria até dois por ninhada, permanecendo os filhotes com a mãe até os dois anos de idade. Os machos atingem a maturidade sexual em torno dos três anos, enquanto as fêmeas alcançam com dois anos. Em cativeiro, as onças vivem até 20 anos. A expectiva de vida para animais selvagens cai pela metade.

Status de conservação

A caça pela pele, a destruição de seus habitats, o isolamento populacional e a caça e envenenamento por parte de pecuaristas têm contribuído para o declínio do números de onças em toda a América.

A onça-pintada extinguiu-se nos Estados Unidos da América em 1986, tendo sido avistada pela última vez no Arizona.

pantera negra

Dados gerais

  • Comprimento: Até 1,90 m
  • Peso: Cerca de 90 kg (P. onca palustris)
  • Gestação: 100 dias (média)
  • Número de filhotes: De 1 a 4
  • Longevidade: 20 anos
  • Hábito alimentar: Carnívoro; noturno e crepuscular
  • Alimentação: Queixadas, tamanduás, antas, capivaras, pequenos macacos, entre outros.

Ligações externas

Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA