Quádrica: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Simone.rm (discussão | contribs)
Linha 125: Linha 125:


=={{Ligações externas}}==
=={{Ligações externas}}==

*[http://www.professores.uff.br/hjbortol/arquivo/2007.1/qs/quadric-surfaces_br.html Applet interativo 3D em Java de todas as quádricas]
* [http://www.geometriaanalitica.com.br/cq/cq.pdf Livro Cônicas e Quádricas]: Livro do Prof. Jacir J. Venturi, de 246 páginas, disponível na íntegra para acesso gratuito.
* [http://www.geometriaanalitica.com.br/cq/cq.pdf Livro Cônicas e Quádricas]: Livro do Prof. Jacir J. Venturi, de 246 páginas, disponível na íntegra para acesso gratuito.

Revisão das 02h57min de 19 de julho de 2007

Em geometria analítica, uma quádrica é a solução de uma equação do segundo grau. Por exemplo, no plano, a elipse, a hipérbole e a parábola são quádricas.

Superfície Quadrática

Caso Geral

Numa visão informal, as Superfícies quadráticas são as regiões formadas quando as cônicas se movimentam no espaço. A partir da equação geral do segundo grau nas três variáveis x,y,z é possível representar uma superfície quadrática.

Observemos que se a superfície quadrática formada pela equação geral for cortada por um plano, a curva de interseção será uma cônica.

Superfície Esférica

A superfície esférica S de centro C e raio r > 0 é o lugar geométrico dos pontos do espaço que mantém a distância r de C. Sendo e C = então d(P,C) = r, ou seja, a equação implícita de S é:

Se aproximarmos um plano de uma superfície esférica de modo que este toque a superfície em apenas um ponto Pt, este ponto é chamado ponto de tangência onde é válido:

Porém, se o plano tocar a superfície em mais de um ponto, então o plano é secante à superfície, o que acontece sempre que .

Superfície Cilíndrica

Uma superfície é dita cilíndrica se existir uma curva C e uma reta r tais que a superfície seja a união de retas paralelas a r que passem por C. C é chamada diretriz da superfície S e as retas paralelas a r são geratrizes de S.

Se a curva C for uma quádrica plana, então a superfície será uma quádrica no espaço.

Superfície Cônica

Uma superfície S é dita cônica se ela for formada a partir de uma curva C e um ponto V não pertencente a C tal que S é a união das retas VQ, onde Q percorre C.

Se a curva C for uma quádrica plana, então a superfície será uma quádrica no espaço.

Superfície de Rotação

Uma superfície S é uma superfície de rotação se existem uma reta r e uma curva C tal que S é a união das circunferências com centro em r e que tangenciam C.

r é o eixo de rotação de S. A interseção de S com o semiplano de origem r é um meridiano de S.

Na maioria dos casos em que a curva C é uma quádrica plana, a superfície tem grau maior que 2 (não sendo uma quádrica; por exemplo, se C for um círculo que não intercepta r, S será um toro).

S será uma quádrica quando C, além de ser uma quádrica, ainda tem r como eixo de simetria.

Nomenclatura das Superfícies Quádricas

Elipsóide

Elipsóide de Revolução (caso particular do elipsóide)

Esfera (caso particular do elipsóide de revolução)

Parabolóide elíptico

Parabolóide de revolução (caso particular do parabolóide elíptico)

Parabolóide hiperbólico

Hiperbolóide de uma folha

Hiperbolóide de duas folhas

Cone

Cilindro elíptico

Cilindro circular

Cilindro hiperbólico

Cilindro parabólico

Bibliografia

Geometria Analítica – Steinbruch e Winterle

Geometria Analítica – Boulos e Camargo

Ligações externas