Giovanni Fattori: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
333~ptwiki (discussão | contribs)
m +cat, +links
SieBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: nl:Giovanni Fattori
Linha 25: Linha 25:
[[fr:Giovanni Fattori]]
[[fr:Giovanni Fattori]]
[[it:Giovanni Fattori]]
[[it:Giovanni Fattori]]
[[nl:Giovanni Fattori]]
[[pl:Giovanni Fattori]]
[[pl:Giovanni Fattori]]

Revisão das 15h24min de 25 de julho de 2007

Giovanni Fattori, auto-retrato (1854).

Giovanni Fattori (Livorno, 6 de Setembro de 1825 - Florença, 30 de Agosto de 1908) foi um pintor italiano.

Sua obra domina a produção artísitca so século XIX na Itália. Aluno da Academia de Belas-Artes de Florença entre 1846/48, Fattori tornou-se, em 1855, promotor do movimento dos Macchiaioli (os tachistas, jovens contestadores da tradição neoclássica e romântica). Reunidos no Café Michelangelo de Florença, o grupo incluía, além do próprio Fattori, Serafino de Tivoli, d'Ancona e Puccinelli.

Seu protesto aparece como uma revolução libertadora que reclamava o direito à realidade, à luz, à emoção direta sobre a natureza. Abandonou então o estilo acadêmico em benefício da liberdade de expressão. Assim, substituiu os grandes quadros de batalhas (como O campo italiano após a batalha de Magenta, de 1861) por cenas da vida militar, cheias de potência e rudeza insólitas na época e por paisagens.

Em 1875 foi para Paris, onde ficou admirado com os impressionistas, sem desviar-se, contudo, de seu caminho artístico. O tachismo serviu ao seu temperamento: permitiu-lhe animar e dramatizar os vastos espaços e conciliar a estrutura da superfície pictórica com a fugacidade da emoção.

Pintor de força totalmente itálica, Fattori soube ligar, em suas melhores obras, liberdade de toque, rigor de construção e solidez de matéria, fazendo assim uma síntese realista. Em sua independência, foi precursor do Impressionismo.

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Fattori