Die Entführung aus dem Serail: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 53: Linha 53:
*[http://mozart.infonet.com.br/Entindex.htm Mais informações sobre a ópera]
*[http://mozart.infonet.com.br/Entindex.htm Mais informações sobre a ópera]
*[http://213.188.106.66/serie38.htm Áudio da ópera O rapto do serralho]
*[http://213.188.106.66/serie38.htm Áudio da ópera O rapto do serralho]
*[http://mozart.infonet.com.br/Entlib.htm Libreto da ópera O rapto do serralho]



{{esboço}}
{{esboço}}

Revisão das 20h41min de 16 de agosto de 2007

Predefinição:Ópera

O Rapto do Serralho (em alemão: Die Entführung aus dem Serail) é uma ópera composta por Wolfgang Amadeus Mozart, com o libreto de Johann Gottlieb Stephanie Der Jüngere. Sua estréia foi no dia 16 de julho de 1781 no Burgtheater de Viena.

Personagens

Konstanze,noiva de Belmonte soprano
Belmonte Lostados,nobre espanhol tenor
Blonde,criada de Konstanze soprano
Pedrillo,criado de Belmonte tenor
Osmin,velho inspetor turco baixo

Sinopse

Sinopse: Belmonte Lostados, nobre espanhol, está na Turquia para resgatar sua noiva Constanze, e também Blonde (criada de Constanze) e Pedrillo (criado de Belmonte), que foram raptados por piratas turcos e vendidos como escravos no harém do Paxá Selim. Durante a ópera Belmonte está nos jardins do harém.

Ato I

Belmonte encontra Osmin, um velho inspetor turco da propriedade do Paxá Selim e tenta, com muita dificuldade alguma informação sobre o harém. O velho inspetor turco tem um grande preconceito para com os cristãos, principalmente contra o criado de Belmonte Pedrillo, coisa que ele deixa bastante claro para Belmonte. Sem conseguir alguma informação sobre o harém do Paxá, Belmonte sai de cena decepcionado. Logo em seguida entra Pedrillo, que pergunta à Osmin porquê essa grande aversão contra ele. Após Osmin responde-lhe, o porque de seu ódio, Osmin sai de cena e entra seguidamente Belmonte, que depois de saber sobre a vida de Constanze com Pedrillo , planeja com Pedrillo um rapto (para poder salvar a sua noiva e sua criada). Assim Pedrillo sugere a Belmonte que entre no palácio do Paxá e ofereça os seus serviços de arquiteto ao Paxá. E então à meia-noite,quando Pedrillo dar o sinal combinado, Constanze e a sua criada inglesa Blonde sairão de seus quartos com o auxílio de Belmonte e Pedrillo e fugirão do harém. Depois desta cena onde Pedrillo conta o plano para o rapto chegam de barco o Paxá e sua escrava Constanze, que são bastante bem recebidos por um coro de janíssaros (os servos da Paxá). Sem saber que Belmonte está no harém, Constanze impede as tentativas do Paxá para que ele consiga o seu amor. Constanze sai de cena desanimada. Depois entram em cena Pedrillo e Belmonte disfarçado de arquiteto que começam a colocar em prática os planos do rapto, felizmente o Paxá aceita o suposto em seus serviços. Depois que o Paxá sai de cena, Belmonte e Pedrillo encontram muitos problemas para que possam entrar no palácio por causa do vigilante Osmin, porém acabam entrando no palácio pela força.

Ato II

O 2º ato começa com Osmin e Blonde numa grande discussão. Enquanto Osmin quer obrigá-la a ser sua escrava (um direito dado a ele pelo Paxá), Blonde com muito orgulho o responde dizendo que, por sendo uma inglesa livre, jamais será escrava de alguém. Osmin fica irritado com a ousadia da criada inglesa, e Blonde o assusta ameaçando arrancar seus os olhos. Depois deste episódio Constanze entra em cena se lamentando porque está solitária. E então Blonde a sua criada, tenta consolá-la porém, pára de consolá-la quando ver o Paxá chegando perto. Ele fica muito nervoso e ameaça Constanze com todas as torturas de todos os tipos se ela não ficar com ele. Mas Constanze o responde bravamente poderá sofrer todas as agressões sem desistir, e ainda o responde que esperará a morte liberta-la no final de todas as torturas. O Paxá também deixa a cena admirado com a mudança repentina de comportamento de Constanze. Depois disto Pedrillo encontra Blonde e revela a inglesa que Belmonte está no harém e também o seu plano de rapto. Para o velho turco Osmin, Pedrillo reserva outro plano: convencerá o velho a tomar um copo de vinho com ele. Mas o que Osmin não vai saber é que o vinho estará cheio de um remédio para dormir, assim deixando o plano mais fácil para ser executado. A criada Blonde sai de cena muito alegre para correr e contar as boas notícias á Constanze. Predrillo prepara a mente para conseguir a vencer a “batalha” onde nela eles podem “raptar” as duas donzelas e fugir ou todos acabarem sem suas cabeças, mesmo assim o criado continua com muita esperança. Osmin entra em cena e fica desconfiado de Pedrillo, por ele estar tão bom humorado. Ele compara a alegria do criado com um "delicioso vinho do Chipre". Aproveitando a comparação que Osmin atribuiu à alegria de Pedrillo este acaba o convencendo a beber um pouco de vinho. Em poucos momentos, Osmin bebe toda a garrafa de vinho e cai da mesa com tanto sono (por causa do sonífero). Assim aproveitando, Pedrillo o arrasta com grande dificuldade até a casa dele. O 2º ato acaba com o feliz reencontro do casal Belmonte e Constanze que, juntamente com seus criados Blonde e Pedrillo, formam o quarteto final onde eles se regozijam pela liberdade futura. Porém Belmonte e Pedrillo ficam um pouco desconfiados de suas amadas. Belmonte havia ouvido de algumas pessoas que Constanze era a amante do Paxá, e Pedrillo pergunta da onde Blonde havia conseguido a escada que Belmonte e Pedrillo iriam utilizar para tirar as amadas dos quartos. Quando as duas donzelas ouvem as interrogações, se sentem ofendidas, cada uma de sua maneira: Constanze chora pela desconfiança do noivo e Blonde dá um tapa na orelha de Pedrillo (com raiva dele). Mas depois que eles pedem perdão pelas suas desconfianças inúteis, tudo acaba bem entre os casais. Fim do 2º ato.

Ato III

O 3º ato começa à meia-noite quando Belmonte e Pedrillo se encontram na frente do palácio. O sinal planejado para dizer que já era a hora era quando Pedrillo canta uma canção ao bandolim diante das janelas dos aposentos de Constanze e Blonde. Com o sinal planejado elas aparecem na janela enquanto Belmonte e Pedrillo colocam as escadas para que elas possam sair do palácio e fugir com os dois amados. Mas para dificultar todos os planos do quarteto Osmin, acorda com o barulho das escadas e chama vários guardas que os prendem. Todos são levados aos aposentos do Paxá. Constanze pede humildemente perdão, e Belmonte revela sua identidade secreta como um nobre espanhol, e disposto a pagar uma grande quantia de dinheiro pela liberdade de todos os quatro. Mas, quando Belmonte diz ao Paxá que seu sobrenome é Lostados, para surpresa de todos o Paxá revela que o pai de Belmonte, Oran Lostados, foi o homem que no passado havia roubado a sua felicidade, a sua honra e também a sua riqueza. E agora que tem o filho do seu arquinimigo pode matá-lo, sendo assim o Paxá sai de cena com Osmin para escolher as torturas e as mortes de Belmonte e também de Constanze, Pedrillo e Blonde. Enquanto isso Belmonte e Constanze ficam sós em cena, e que declaram numa ária o seu amor. Quando o Paxá volta ele planeja algo que seria inimaginável para os prisioneiros: Ele paga o mal que o pai de Belmonte fez a ele com amor, e resolve perdoar todos os prisioneiros e deixar-los com vida, e ainda fala para Belmonte contar ao seu pai a atitude que ele tomou com seu filho e que jamais seria mal como o pai de Belmonte. Com essa atitude do Paxá Osmin fica estupefato e principalmente por não poder matar Pedrillo e não poder ficar com sua "propriedade" Blonde. Durante a reconcilio final, Blonde provoca o velho turco, e ele sai de cena super furioso depois de repetir a sua ária sobre as torturas. A ópera termina com o alegre coro dos janíssaros, que cantam "Longa vida ao Paxá Selim! Que a honra seja seu tributo!", após isso Constanze, Belmonte, Pedrillo e Blonde vão de barco para sua terra natal a Espanha. Fim do 3º ato.

Ligaçoes Externas

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.