Vozes da Rádio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 44: Linha 44:
==Curiosidades==
==Curiosidades==


O grupo possui também um blog na net criado em Setembro de 2006, actualizado quase diariamente e que nos presenteia com o seu bom humor. [[Blog Vozes da Rádio]]
O grupo possui também um blog na net criado em Setembro de 2006, actualizado quase diariamente e que nos presenteia com o seu bom humor. [http://vozesdaradio.blogspot.com/]


==Humor==
==Humor==

Revisão das 16h07min de 17 de agosto de 2007

AsVozes da Rádio são um quinteto vocal formado em 1991 na cidade do Porto.

Em 1994 participaram no disco Filhos da madrugada com uma versão do tema Índios da meia-praia. O disco atingiu a platina e permitiu ao grupo um contrato com a multinacional B. M. G.

Já com o selo desta editora editaram em 1995 o C.D. de originais “Bruxas, Heróis e males d’Amor” que recebeu apoio unânime da crítica, sendo considerado pelo jornal “Público” um dos dez melhores desse ano.

No capítulo dos espectáculos o quinteto actuou em palcos tão distintos como o Estádio de Alvalade (integrado na apresentação ao vivo do projecto “Filhos da madrugada”), o C.C.B., Coliseu do Porto e de Lisboa, D.Maria II, Fórum da Maia ou a Queima das Fitas do Porto e deslocou-se a Macau integrando o programa do Festival Internacional de Música daquele território.

Como resultado do trabalho vocal que o grupo foi desenvolvendo foi convidado para participar em espectáculos e edições discográficas de outros artistas. Assim em 95 é convidado por Ivan Lins para participar em 3 espectáculos que este cantor brasileiro realizou em Lisboa e Porto. Em 1996 colabora na gravação de “Alma” da “Ala dos namorados”, participa em vários concertos com Rui Veloso, gravando com este uma versão a cappella do tema “Porto Sentido” para o espectáculo de encerramento do Portugal Fashion/97, canta com os “Delfins” no encerramento da tournée destes no Coliseu do Porto e grava com os “Gaiteiros de Lisboa” no álbum “Bocas do Inferno”.

As “Vozes da Rádio” participaram também nos projectos discográficos “Espanta-Espíritos” e “Voz e Guitarra” onde estão acompanhados pelos nomes mais conhecidos da música Portuguesa.

Em Outubro de 1997 o grupo lança o seu segundo trabalho de originais de título “Mappa do Coração” de onde foi retirado o single “Dunas” que figurou nos tops radiofónicos em finais desse ano. Neste álbum as “Vozes da Rádio” contaram com a colaboração de Rui Veloso, Sara Tavares, Gaiteiros de Lisboa e Manuel Luis Goucha bem como de alguns outros instrumentistas.

Entre 98 e 99 as “Vozes da Rádio” apresentaram o seu “Mappa” por todo o país, tendo estado presente na Expo’98 por diversas vezes destacando-se a sua participação na homenagem que a exposição fez a Amália Rodrigues e nos concertos do Dia de Portugal. Participaram igualmente no “Festival Zeca Afonso” em Coimbra e no espectáculo de São João integrado nas festividades de São João da cidade do Porto.

O quinteto continua igualmente a colaborar com outros grupos como é o caso da participação no disco ao vivo da “Ala do Namorados” e nos espectáculos que este grupo deu no C.C.B. e no Coliseu do Porto para encerramento da tournée. Em 2000 o quinteto gravou ao vivo na cidade do Porto um trabalho discográfico cujo lançamento se verificou em 2002 e participou nas gravações do álbum “Cristal” da “Ala do Namorados” assim como no álbum ao vivo dos “Gaiteiros de Lisboa”, “Dançachamas”.

Em Dezembro de 2000 as “Vozes da Rádio” conceberam um espectáculo específico com o título “Mais Perto (uma produção comunicativa) ” para a inauguração oficial do Museu dos Transportes e Comunicações onde às 5 vozes juntaram-se 5 instrumentos. O c.d. com as músicas deste espectáculo foi editado em Outubro de 2001.

Em 2001 as “Vozes da Rádio” participaram em inúmeros concertos que incluíram os Açores e a Madeira destacando-se ainda a participação nas comemorações do dia de Portugal em Macau e no “Porto Cantado”, no âmbito do 2001 Capital Europeia da Cultura, onde partilharam o palco com Manuela Azevedo, Rui Veloso, Rui Reininho e Sérgio Godinho.

Em 2002 “As Vozes da Rádio” iniciaram a sua experiência na rádio com o programa semanal “O dia dos Senhores” que de Março a Janeiro de 2003 esteve no ar na Rádio Nova. Neste espaço radiofónico de duas horas a que ao quinteto se juntou Sérgio Sousa, todo o humor e sadia loucura esteve presente, quer nos originais que criaram para o efeito, quer também nas versões. Neste ano também há a destacar a entrada em funcionamento do primeiro sitio www.vozesdaradio.com (entretanto extinto) onde além de informações sobre o grupo estava também disponível a escuta dos programas de rádio produzidos. Gravaram para a Farol dois medleys incluídos no c.d. “As canções da televisão” com os temas das séries e novelas da TVI. Neste ano ainda, voltaram a encontrar-se com os “Gaiteiros de Lisboa” para um concerto que intitularam de P.U.N. – Projecto de Unidade Nacional onde aliado à boa disposição se juntou um repertório especialmente concebido para este espectáculo. Em Novembro foi editado “O som maravilha dos Senhores” quarto álbum do grupo e primeiro com edição própria. Em 2003 destacam-se os dois meses (Janeiro/Fevereiro) no Wonder Bar do Casino Estoril, animando as noites de sexta-feira, bem assim como o já famoso festival “Marés de Agosto” que decorre anualmente na ilha de Santa Maria. As críticas mais uma vez enalteceram a qualidade e divertimento que este quinteto revela em palco. Novembro de 2003 fica marcado pela gravação e edição do quinto álbum com o título “Natal” e que como o nome deixa antever é integralmente composto por músicas de Natal. Este disco inclui canções tradicionais de vários países sendo cantado em 7 idiomas diferentes: português, francês, catalão, inglês, alemão, polaco e húngaro. Com este disco as Vozes da Rádio realizaram vários espectáculos de Natal por todo o país e ilhas.

Em 2004 além da regular apresentação por todo o país, de onde se destaca uma passagem por 3 ilhas açorianas, o quinteto grava o álbum “Mulheres”, sexto da sua carreira e que foi editado em Maio de 2005. Este disco tem letras de João Monge e apresenta as Vozes da Rádio acompanhadas por instrumentos num registo pop/rock sem deixar no entanto de privilegiar as harmonias vocais. Ainda em 2004 as Vozes da Rádio participaram no álbum de Manuel Paulo (Ala dos Namorados) “Assobio da Cobra” cantando “Samba do Acento” na companhia de Dany Silva, Carlos Guerreiro e Arnaldo Antunes. No natal deste ano juntam-se a Uxia Senlle e ao grupo galego “Malvela” e apresentam um espectáculo singular onde invocam os vários natais do mundo. O espectáculo passou por Santiago de Compostela, Pontevedra e Viana do Castelo.

No início de 2005 voltam a São Miguel para a reinauguração do Coliseu de Ponta Delgada, bem como à Galiza onde se apresentam em Santiago e Porriño. Apresentam o álbum “Mulheres” ao vivo. Regressam a Espanha para mais uma série de concertos e são os convidados especiais do programa de natal da Television de Galicia. Neste ano foi editado pela editora World Connection uma versão de um tema de Amália Rodrigues cantado pelas Vozes da Rádio. Este disco de homenagem à fadista teve edição internacional.

2006 é marcado pelos 15 anos do grupo e pela proposta de um concerto feito essencialmente a cappella onde se reúne o melhor que as Vozes desenvolveram até hoje.

Discografia

  • Bruxas, Heróis e Males d'Amor (1995);
  • Mappa do Coração (1997);
  • Mais Perto (uma produção comunicativa) (2001);
  • O som maravilha dos Senhores (2002);
  • Natal (2003);
  • Mulheres (2005);
  • 7 e pico, 8 e coisa, 9 e tal (2007)

Curiosidades

O grupo possui também um blog na net criado em Setembro de 2006, actualizado quase diariamente e que nos presenteia com o seu bom humor. [1]

Humor

No dia de São Martinho, de 2006 as Vozes da rádio participaram no programa dos Gato Fedorento: Diz que é uma espécie de magazine, onde com canções com as letras dos GF cantaram, encantaram e fizeram rir qualquer um, sempre com as suas grandes harmonias vocais! Segundo o professor Jorge Prendas, um dos elementos das Vozes da Rádio, os GF gostavam deles e eles deles! E o resultado saiu espectacular.