76 437
edições
m |
m (→Biografia) |
||
Terminada a guerra, regressou aos [[Açores]], sendo colocado em [[1918]] como observador no [[Observatório Meteorológico de Ponta Delgada]], na [[ilha de São Miguel]], trabalhando em estreita colaboração com o [[naturalista]] (e coronel do Exército) [[Francisco Afonso Chaves]], então director do [[Serviço Meteorológico dos Açores]].
Quando em [[1926]] o coronel Afonso Chaves faleceu, sucedeu-lhe no cargo de director do serviço, o qual sob a sua direcção sofreu uma grande expansão, passando a dedicar-se também a obervações do [[
Nesta fase publicou numerosos trabalhos científicos de diversos países e integrou diversas comissões internacionais nas áreas do [[geomagnetismo]] e [[geoelectricidade]], de estudo da alta [[atmosfera]] e de [[meteorologia sinóptica]].
Com a extinção, em Outubro de [[1946]] do Serviço Meteorológico dos Açores por integração no Serviço Meteorológico Nacional, passou a meteorologista-chefe daquela instituição, chefiando a delegação dos Açores, aposentando-se, por atingir o limite de idade, a [[1 de Maio]] de [[1958]]. Era então tenente-coronel de Artilharia.
Para além da sua actividade como meteorologista profissional e como naturalista, exerceu uma extensa actividade de divulgação científica, tendo
Era membro de múltiplas sociedades científicas internacionais e sócio correspondente do [[Instituto de Coimbra]] e da [[Sociedade Broteriana]].
Foi sócio fundador e presidente da [[Sociedade de Estudos Açorianos Afonso Chaves]] e de várias associações açorianas, entre as quais o [[Instituto Histórico da Ilha Terceira]], a que presidiu de 1955 a 1957. Para além do seu labor como naturalista, também se interessou por assuntos de
Foi
Em sua homenagem o Observatório Meteorológico de Angra do Heroísmo é hoje denominado ''Observatório José Agostinho'' e uma das principais artérias da cidade de [[Angra do Heroísmo]] denomina-se ''Avenida Tenente Coronel José Agostinho''.▼
▲Em sua homenagem o Observatório Meteorológico de Angra do Heroísmo é hoje denominado Observatório José Agostinho e uma das principais artérias da cidade de Angra do Heroísmo denomina-se Avenida Tenente Coronel José Agostinho.
==Referências==
*António Ornelas Mendes e Jorge Forjaz, ''Genealogias da Ilha Terceira'', vol. I, pp. 75-76, Dislivro Histórica, Lisboa, 2007 (ISBN 978-972-8876-98-2).
|