Parque Nacional de Brasília: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Linha 21: Linha 21:
[[Categoria:Parques do Brasil]]
[[Categoria:Parques do Brasil]]
[[Categoria:Pontos turísticos de Brasília]]
[[Categoria:Pontos turísticos de Brasília]]

[[es:Parque Nacional de Brasília]]

Revisão das 14h22min de 9 de setembro de 2007

O Parque Nacional de Brasília, mais conhecido pelo apelido de "Água Mineral", é um parque com área de 30.000 ha(30 mil hectares), localizado a nordeste do Distrito Federal e administrado pelo IBAMA.

Histórico

Durante o ciclo do ouro, as extrações feitas na região de Pirenópolis, Goiás eram transportadas para o litoral da Bahia passando pela região onde hoje se situa o parque. Lá, havia a "contagem", que deu nome à chapada existente no local.

A criação do parque, em 29 de novembro de 1961, está diretamente relacionada com a construção de Brasília. Foi feito um acordo entre o Ministério da Agricultura e a NOVACAP que mantinha um viveiro destinado a arborização da nova capital em parte da área do futuro parque.

Atrações

A principal atração do parque são as piscinas formadas a partir dos poços d’água, que surgiram às margens do Córrego Acampamento, pela extração de areia feita antes do surgimento de Brasília. O parque dispõe também de duas trilhas em sua área interna, a do Capivara, com duração de cerca de 20 minutos e a do Cristal Água, com duração de cerca de 1 hora.

Limites Fixados

O Parque Nacional de Brasília (PNB) está próximo de ter seus limites fixados em definitivo. Inicialmente delimitado em 30 mil hectares, a unidade de conservação deverá ser expandida em mais de 50 %, chegando aos 46.230 hectares. É o que prevê Projeto de Lei enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional em setembro de 2006.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.