Imunidade humoral: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 15: Linha 15:


Tem como função impedir a [[Patologia|patógenos]] de penetrar nas superficies espiteliais, defesa TGI e trato respiratorio.
Tem como função impedir a [[Patologia|patógenos]] de penetrar nas superficies espiteliais, defesa TGI e trato respiratorio.
*A IgE alto atopicos e infecções parasitarias, baixo nivel no soro, alta afinidade para receptoras de [[mastocitos]] e [[basofilos]], estes liberam a [[hiparina]], [[leucotrienos]] e [[histamina]], que tem alto fluxo e permeabilidade capilar.
*A IgE alto atopicos e infecções parasitarias, baixo nivel no soro, alta afinidade para receptoras de [[mastocitos]] e [[basofilos]], estes liberam a [[heparina]], [[leucotrienos]] e [[histamina]], que tem alto fluxo e permeabilidade capilar.


[[Categoria:Sistema imunitário]]
[[Categoria:Sistema imunitário]]

Revisão das 16h11min de 15 de outubro de 2007

Imunidade humoral é uma subdivisao da imunidade adquirida onde a resposta imunológica é realizada por moléculas existentes no sangue, denominadas de anticorpos, produzidos pelos linfócitos B, diferente da imunidade mediada por células, que são realizadas pelos linfócitos T.

É importante no combate a organismos extracelulares e pode ainda haver participação de fagócitos, com eliminação de grânulos contendo substâncias com atividade microbicida.

Existem dois tipos de Imunidade humoral:

  • Ativa: o próprio organismo produz os anticorpos (do tipo vacina - induzida em resposta a uma infecção). Gera memória imunológica e pode ser ativada a qualquer momento, aquando de uma infecção.
  • Natural: o antígeno penetra naturalmente.

A imunidade humoral possui 5 classes.

  • A IgM que tem a resposta imune primária, alto peso molecular, restrita ao espaço intra-vascular e faz a defesa no sangue.
  • A IgD que tem função desconhecida.
  • A IgG que possui 4 subclasses, IgG1,2,3,4. estão presentes no sangue, linfa, líquido periotonial, LCR.

É a única Ig que atravessa a placenta, opsonização, ativa sistema do complemento, neutraliza toxinas e vírus.

  • A IgA que é encontrada nas secreções externas - muco, suor, lágrima, saliva, líquido gástrico, colostro.

Tem como função impedir a patógenos de penetrar nas superficies espiteliais, defesa TGI e trato respiratorio.