Ptolemeu XIII Téo Filópator: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
AlleborgoBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ca:Ptolemeu XIII Filopàtor
SieBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: zh:托勒密十三世
Linha 27: Linha 27:
[[ru:Птолемей XIII Теос Филопатор]]
[[ru:Птолемей XIII Теос Филопатор]]
[[sv:Ptolemaios XIII Filopator Filadelfos]]
[[sv:Ptolemaios XIII Filopator Filadelfos]]
[[zh:托勒密十三世]]

Revisão das 18h12min de 15 de outubro de 2007

 Nota: Se procura por nomes semelhantes, veja Ptolemeu Filopator.
 Nota: Se procura por nomes semelhantes, veja Ptolemeu Neos Dionisos.

Ptolemeu XIII (63 - 47 a.C.) ou Ptolemeu XIII Filopator Neos Dionisos II, segundo a forma completa do seu nome, foi um rei do Egipto da dinastia ptolemaica, que governou entre 51 e 47 a.C.. Em nomenclaturas mais antigas, este rei recebia o número XII ou até mesmo XIV.

Era filho de Ptolemeu XII (chamado Auleta, ou seja, "tocador de flauta") e provavelmente de Cleópatra V. Sucedeu ao seu pai aos dez anos, tendo como co-regente a sua irmã de dezessete anos Cleópatra VII, com a qual viria a casar.

Os seus tutores, Potino e Aquilas, não aprovavam a regência de Cleópatra pelo que instigaram um revolta contra esta, que acabou por fugir do Egipto, fixando-se na Síria no ano 48 a.C.., onde reuniu um exército para combater o irmão. Ptolomeu XIII mandou assassinar Pompeu, rival de Júlio César na guerra civil, na esperança de obter a simpatia deste, num intento que se revelou fracassado.

Júlio César, convertido em amante da sua irmã, restaurou o poder de Cleópatra, altura em que se dá o casamento entre os irmãos. Ptolomeu XIII tomou armas contra César e a irmã, mas morreu afogado no rio Nilo em 47 a.C.