Liberdade de reunião: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Thijs!bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: cs:Svoboda shromažďovací
JAnDbot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: it:Associazione (diritto)
Linha 17: Linha 17:
[[fi:Kokoontumisvapaus]]
[[fi:Kokoontumisvapaus]]
[[he:חופש ההתארגנות]]
[[he:חופש ההתארגנות]]
[[it:Associazione (diritto)]]
[[ja:集会の自由]]
[[ja:集会の自由]]
[[sv:Mötesfrihet]]
[[sv:Mötesfrihet]]

Revisão das 09h36min de 17 de outubro de 2007

A Liberdade de reunião é a liberdade ou direito que os homens têm de se reunir em grupos, encontros, clubes, manifestções, desfiles, comícios ou qualquer outra organização que desejem. É considerado um direito fundamental nos regimes democráticos, onde os cidadãos podem formar ou filiar-se em partidos políticos ou sindicatos sem restrições governamentais.

Em sistemas legais sem liberdade de reunião, certos partidos políticos e outros grupos podem ser banidos com medidas severeas para os seus membros. Nestes países, as manifestações contra o governo também são banidas.


Portugal

Em Portugal, o direito de reunião está consagrado na Constituição da República Portuguesa no seu artigo 45º. Este artigo garante aos cidadãos portugueses o direito de se reunirem pacificamente (não podem reunir-se aramados) não necessitando para tal de autorização.

O direito à manifestação também está previsto na Constituição de Portugal. É regulado pelo Decreto-Lei n.º 406/74 de 29 de Agosto. As manifestações carecem de autorização do Governo Civil ou do presidente da Câmara Municipal. No entanto, a autorização só pode ser negada se se considerar que as manifestações são contrárias à lei, à moral, à ordem pública e aos direitos dsa pessoas colectivas e singulares.