Lamas do Vouga: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Categorizador (discussão | contribs)
Linha 61: Linha 61:
*Actividades Económicas: Agricultura e Comércio
*Actividades Económicas: Agricultura e Comércio


*Festas e romarias: S. Lourenço (domingo após 10 de Agosto) e Espiríto Santo (1º domingo de Julho)
*Festas e romarias: S. Lourenço (domingo após 10 de Agosto) e Espírito Santo (1º domingo de Julho)


*Gastronomia Local: Leitão á Bairrada , Chanfana e doces regionais
*Gastronomia Local: [[Leitão à Bairrada]] , Chanfana e doces regionais


*Colectividades: associação de caçadores “ A norte de Águeda”, associação de Jovens de Pedaçães e associação musical “3 gerações”.
*Colectividades: associação de caçadores “ A norte de Águeda”, associação de Jovens de Pedaçães e associação musical “3 gerações”.



== Bibliografia ==
== Bibliografia ==

Revisão das 08h15min de 17 de novembro de 2007

Portugal Portugal Lamas do Vouga 
  Freguesia  
Localização
Administração
Tipo Junta de freguesia
Características geográficas
População total (2001) 760 hab.
Densidade 202,1 hab./km²

Lamas do Vouga é uma freguesia portuguesa do concelho de Águeda, com 3,76 km² de área e 760 habitantes (2001). Densidade: 202,1 hab/km².

Localizada na zona noroeste do concelho, a freguesia de Lamas do Vouga tem como vizinhos as freguesias de Macinhata do Vouga a norte, Valongo do Vouga a leste e Trofa a sul e o concelho de Albergaria-a-Velha a oeste. Dista cerca de oito quilómetros da cidade de Águeda.

É a 18º freguesia do concelho em área, a 15ª em população e a 11ª em densidade demográfica.


Lugares

  • Lamas do Vouga
  • Pedaçães
  • Vila Verde
  • Vouga


História

Apesar da sua pequena dimensão, Lamas do Vouga é uma das freguesias mais históricas do Distrito de Aveiro. A sua importância histórica resulta do facto de ali se cruzarem com o rio Vouga as antigas estradas que ligavam as cidades do extremo ocidente peninsular. Já por ali passava a estrada romana, fazendo a ligação de Olisipo a Bracara Augusta. Mais tarde, as estradas medievais (mourisca, coimbrã, real) viriam também a passar por ali. E ainda hoje é por ali que passa o Itinerário Complementar IC2. Uma outra estrada romana, e mais tarde medieval, passando igualmente em Lamas do Vouga, fazia a ligação de Viseu ao litoral aveirense. As pontes medievais dos rios Vouga e Marnel, ainda parcialmente existentes, continuam a testemunhar a antiga importância viária do local.

Enquanto freguesia religiosa, a história de Lamas do Vouga remonta ao mosteiro de Santa Maria de Lamas, ou mosteiro do Marnel, documentado no século X. Situava-se este mosteiro na margem sul do pequeno rio Marnel, afluente do Vouga. A igreja paroquial de Santa Maria de Lamas viria a ser consagrada no século XII, conforme lápide que ainda se conserva. Devido ao progressivo assoreamento das margens do Vouga, o local da primitiva igreja e mosteiro de Santa Maria de Lamas, onde ainda subsistem alguns vestígios, tornou-se insalubre e frequentemente alcançado pelas cheias, pelo que a igreja foi transferida para um ponto mais alto na margem norte do rio Marnel. Era priorado da apresentação dos duques de Aveiro, passando para a Coroa quando esta família se extingiu, no reinado de Dom José.

Na organização civil, a freguesia de Lamas do Vouga sucede ao antiquíssimo concelho de Vouga, extinto em 31 de Dezembro de 1853. A sua sede, conhecida como burgo de Vouga, situava-se junto à estrada real, entre as pontes do Vouga e do Marnel, em local hoje englobado na malha urbana da povoação de Lamas do Vouga. De notar que, no antigo regime, parte da povoação de Lamas do Vouga pertencia ao concelho e capitania-mor de Aveiro. Em 1689, o concelho do Vouga abrangia Arrancada, o lugar de Santo António, Vale Maior e Carvalhal da Portela, Lanheses, Mesa, Macinhata, metade da Aguieira, Veiga, Ferreiros, Soutelo, Sabugal e as Póvoas de Cadaveira, Mouta, Moutedo, Campelinho, Assores, Viade, Salgueiro, Redondo, Bico, A-do-Fernando das Cavadas, Troviscal, Toural, Lavegadas, Chouchos e Mocho.

O concelho de Vouga foi um dos inúmeros concelhos em que se dividiu a Terra de Vouga, território medieval documentado nos séculos XI a XIV, o qual correspondia grosso modo à zona sul do distrito de Aveiro, isto é, desde Albergaria-a-Velha até à Mealhada. A sede desta grande terra de Vouga era também o burgo de Vouga.

O burgo e terra de Vouga estão na continuidade da antiga cidade romana de Talabriga e seu território. Talábriga situava-se no Monte Marnel, ou Cabeço do Vouga, local de notáveis características defensivas, situado precisamente na freguesia de Lamas do Vouga. Embora ainda não seja conhecida a extensão exacta da cidade romana, os vestígios já revelados pelas escavações merecem visita.

A decadência do burgo de Vouga resulta do processo de assoreamento do delta do Vouga, que levou à formação da ria de Aveiro, afastando o mar e dificultando a navegação. À medida que o burgo de Vouga entrava em agonia, emergia no litoral a vila de Aveiro, hoje capital do distrito.


Património

Informação Diversa

  • Actividades Económicas: Agricultura e Comércio
  • Festas e romarias: S. Lourenço (domingo após 10 de Agosto) e Espírito Santo (1º domingo de Julho)
  • Colectividades: associação de caçadores “ A norte de Águeda”, associação de Jovens de Pedaçães e associação musical “3 gerações”.

Bibliografia

  • Ladeira, F.D. (1982) Município de Águeda, Ed. do Autor, 2 volumes.
  • Nogueira Gonçalves, A. (1959) Inventário Artistico de Portugal. VI. Distrito de Aveiro. Zona Sul, Academia Nacional de Belas Artes (ed.), Lisboa.
  • Seabra Lopes, L. (1996) «Talábriga e as Origens da Terra de Vouga», Beira Alta, vol. LV, 1-2, Assembleia Distrital de Viseu, p. 169-187.
  • Seabra Lopes, L. (2000) «A Estrada Emínio-Talábriga-Cale: Relações com a Geografia e o Povoamento de entre Douro e Mondego», Conimbriga, vol. 39, Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra, p. 191-258.
  • Sousa Baptista, A.S. (1950) «Considerações sobre a Cidade Luso-Romana de Vacca, o Julgado e o Burgo de Vouga», Arquivo do Distrito de Aveiro , vol. XVI, p. 81-117.
Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.