Ácido valérico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
OS2Warp (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 200.163.25.18, para a última versão por Quiumen
m Bot: Adicionando: nl:Valeriaanzuur
Linha 48: Linha 48:
[[ja:吉草酸]]
[[ja:吉草酸]]
[[lv:Baldriānskābe]]
[[lv:Baldriānskābe]]
[[nl:Valeriaanzuur]]
[[pl:Kwas walerianowy]]
[[pl:Kwas walerianowy]]
[[ru:Валериановая кислота]]
[[ru:Валериановая кислота]]

Revisão das 01h21min de 30 de novembro de 2007

Ácido valérico ou ácido valeriânico é um composto químico, ácido orgânico, monocarboxílico, saturado de fórmula C4H9COOH (Fórmula molecular: C5H10O2), Massa molecular 102 u, pertencente a série de ácidos graxos o qual existe em quatro formas isoméricas, uma das quais contém um átomo de carbono assimétrico, e consequentemente ocorre em duas variedades opticamente ativas e uma opticamente inativa.

O ácido valérico normal ou ácido propilacético, CH3-CH2-CH2-CH2-COOH, de fórmula estrutural conforme figura ao lado.

Estrutura do ácido valérico normal

As outras formas isoméricas são o ácido isovalérico (ou ácido isopropilacético), (CH3)2CH-CH2-COOH, opticamente ativo ácido metiletilacético, (CH3)(C2H5)CH-COOH e o isômero restante, ácido piválico ou ácido trimetilacético, (CH3)3C-COOH.

Nomenclatura

* Oficial: Ácido pentanóico
* Usual: Ácido valérico

Propriedades

O ácido valérico é um líquido oleoso com cheiro de queijo velho e ponto de ebulição de 174° C; os sais são normalmente oleosos ao toque. Permanganato de potássio o oxida a ácido oxi-isovalérico (CH3)2-C(OH)-CH2-COOH, enquanto o ácido nítrico dá, entre outros produtos, dinitropropano, (CH3)2C(NO2)2 .

O ácido valérico normal ou ácido propilacético, CH3-CH2-CH2-CH2-COOH, é um líquido com ponto de ebulição de 186° C.

O ácido piválico ou ácido trimetilacético, funde-se a 35°C e ebule a 163° C.

Obtenção

O ácido valérico "ordinário", de cadeia normal, (chamado também de ácido baldrânico) é uma mistura de ácido isovalérico (ou ácido isopropilacético), (CH3)2CH-CH2-COOH e o opticamente ativo ácido metiletilacético, (CH3)(C2H5)CH-COOH, os quais ocorrem livres ou na forma de ésteres em animais e vegetais, especialmente nas raízes de Angelica archangelica e raíz e rizoma da Valeriana officinalis. Ele pode ser extraido por fervura com água ou hidróxido de sódio em solução. Um produto similar é obtido por oxidação do álcool amílico por ácido crômico. O ácido tem sido sintetizado, como também a inativa forma do ácido metiletilacético; esta modificação é separada em seus antípodas ópticos por recristalização de seus sais de brucina.

O ácido metiletilacético e o isômero ácido piválico ou ácido trimetilacético, são produzidos sinteticamente.

Histórico da valeriana

Planta herbácea, de sabor aromático pouco amargo. A diversidade de seus afeitos terapêuticos são conhecidos desde os tempos do Renascimento.

Curiosidades

Links externos

encyclopedia.jrank.org [1]