Subdivisões da Índia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
SieBot (discussão | contribs)
Linha 83: Linha 83:
[[he:מדינות וטריטוריות הודו]]
[[he:מדינות וטריטוריות הודו]]
[[hi:भारत के प्रान्त एवं उनकी राजधानी]]
[[hi:भारत के प्रान्त एवं उनकी राजधानी]]
[[id:Negara bagian dan wilayah India]]
[[id:Daftar negara bagian di India]]
[[it:Stati e territori dell'India]]
[[it:Stati e territori dell'India]]
[[ja:インドの地方行政区画]]
[[ja:インドの地方行政区画]]

Revisão das 00h50min de 27 de dezembro de 2007

Mapa da Índia com a divisão em estados e territórios.

A Índia está subdividida em 28 estados, seis territórios da União e ainda o Território da Capital Nacional:

Estados:

  1. Andhra Pradesh
  2. Arunachal Pradesh
  3. Assam
  4. Bihar
  5. Chhattisgarh
  6. Goa
  7. Guzerate
  8. Haryana
  9. Himachal Pradesh
  10. Jammu e Caxemira
  11. Jharkhand
  12. Karnataka
  13. Kerala
  14. Madhya Pradesh
  1. Maharashtra
  2. Manipur
  3. Meghalaya
  4. Mizoram
  5. Nagaland
  6. Orissa
  7. Punjabe
  8. Rajastão
  9. Siquim
  10. Tâmil Nadu
  11. Tripura
  12. Uttar Pradesh
  13. Uttarakhand
  14. Bengala Ocidental

Territórios da União:

  1. Ilhas Andamão e Nicobar
  2. Chandigarh
  3. Dadrá e Nagar-Aveli
  4. Damão e Diu
  5. Laquedivas
  6. Território da capital nacional de Deli
  7. Pondicherry

História

Pré-1956

O subcontinente indiano foi governado por uma multiplicidade de grupos étnicos ao longo de sua história, e cada um deles impunha a sua própria divisão administrativa. A atual subdivisão da Índia começou a tomar forma ainda durante o regime colonial britânico. A Índia britânica chegou a incluir todo o atual território indiano e os modernos Paquistão e Bangladesh, além de protetorados no Nepal, Afeganistão e Birmânia (atual Mianmá). Naquele período histórico, as diversas regiões da Índia eram governadas pelos britânicos diretamente ou por meio de rajás locais. A independência, em 1947, preservou em grande medida as divisões existentes, com exceção de áreas como o Punjabe, que foram partilhadas entre a Índia e o Paquistão. Um dos primeiros desafios do novo país foi integrar o grande número de estados principescos à união.

Verificou-se após a independência um período de instabilidade, já que muitos dos estados haviam sido criados arbitrariamente pelos britânicos para atender a seus interesses coloniais e não refletiam, necessariamente, a vasta diversidade étnica do subcontinente. As tensões étnicas levaram o parlamento indiano a reorganizar o país segundo critérios étnicos e lingüísticos em 1956.

Pós-1956

Em 1962, as antigas colônias francesas e portuguesas foram incorporadas à República da Índia na forma dos territórios federais de Pondicherry, Dadrá, Nagar Haveli, Goa, Damão, e Diu.

Muitos estados e territórios novos foram criados a partir dos estados existentes em 1956. O estado de Bombaim foi dividido, por critérios lingüísticos, nos novos estados de Guzerate e Maharashtra em 1º de maio de 1960. Em 1966, o estado do Punjabe foi dividido conforme critérios lingüísticos e religiosos de modo a criar o estado de Haryana (hindu e de fala híndi), a transferir os distritos setentrionais do Punjabe para o estado de Himachal Pradesh e a definir a cidade de Chandigarh (um território federal) como a capital compartilhada dos estados do Punjabe e de Haryana. Nagaland tornou-se um estado em 1962, Meghalaya e Himachal Pradesh, em 1971, e Tripura e Manipur, em 1972. Naquele ano, Arunachal Pradesh tornou-se um território federal. O Reino do Siquim foi anexado à Índia como um estado em 1975. Mizoram tornou-se um estado em 1986, e Goa e Arunachal Pradesh, em 1987; os enclaves goenses de Damão e Diu tornaram-se um território federal separado. Em 2000, criaram-se três novos estados: Jharkhand (a partir dos distritos meridionais de Bihar), Chhattisgarh (a partir do leste de Madhya Pradesh) e Uttarakhand (a partir do noroeste de Uttar Pradesh). Os territórios federais de Deli e de Pondicherry receberam o direito de eleger seus próprios legislativos.