Raphaël Salem: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
OS2Warp (discussão | contribs)
(Sem diferenças)

Revisão das 23h17min de 6 de janeiro de 2008

Predefinição:Factual Raphael (Euclides Prestes) Salem (Ponta Grossa, 23 de março de 1985) é um lingüista brasileiro, considerado um dos mais excêntricos cérebros jovens da comunidade científica deste País e identificado, pelo físico paraibano José Flávio Marcelino Borges, como o mais empenhado na área de pesquisa em física do estado sólido.

De sua vasta obra, que inclui ainda poesias, guias de ruas do seu país imaginário, e tratados lingüísticos, destaca-se o guia Variedades Raphaelescas, que mostra em detalhes os mapas imaginários de Pykyryky Delawery com propagandas da época. É considerado um dos precursores da filatelia clássica brasileira entre jovens, além de ser importante tradutor, vertendo do português para o áriji o rito católico da celebração da Santa Missa e músicas de domínio do povo brasileiro. Foi também um dos fundadores da Associação Pykyrykana de Zerósia.

Em 1993, aos 8 anos, revelou aptidão à autodidaxia ao aprender a ler e escrever o alfabeto cirílico e desenvolveu a linha filosófica do "Segundo Universo", que se constituía em um mundo imaginário com novos povos e idiomas, por ele futuramente desenvolvidos através de seus estudos lingüísticos. Dois anos mais tarde, em 1995, a sua veia lingüística autodidática permitiu-lhe desenvolver estudos acerca de língua e cultura japonesa, fato a partir do qual começou a desenvolver o Zerosismo, ramificação da maçonaria, pela qual reuniu como adeptos o seu irmão e os seus periquitos.

Em 20 de julho de 1996, fundou a Associação Pykyrykana de Zerósia (Pykyryky Delawery é o país do Segundo Universo onde se originou a filosofia zerosista) e, após idiomas previamente desenvolvidos nesse universo paralelo (pykyrykano, turco raphaelesco, inglês raphaelesco, árabe raphaelesco e jongano), surgiu o idioma árabe raphaelesco júnior, mais conhecido pela sua forma abreviada ÁRIJI, que, baseado na língua portuguesa, foi o maior feito lingüístico de Ponta Grossa no século XX.

Em 1999, após o falecimento de sua avó materna, forte inspiradora de suas filosofias, especializou-se em filatelia clássica brasileira, tornando-se o mais jovem filatelista a realizar a classificação especializada de lotes de selos ordinários das séries vovó e netinha, considerados os selos de maior complexidade na área da filatelia técnico-investigativa das Américas. Nesse mesmo ano, Raphael iniciou sua participação como repórter no programa de variedades local entitulado "Sagrada Mania", patrocinado pelo colégio particular em que estudava, tendo a oportunidade de entrevistar personalidades políticas, civis e religiosas do Estado do Paraná.

Durante todo esse tempo, manteve os estudos de língua japonesa, obtendo o penúltimo grau de proficiência em língua japonesa para estrangeiros em 2003, através da Fundação Japão, órgão governamental que difunde a cultura japonesa pelo mundo.