Resistência Nacional Moçambicana: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
VolkovBot (discussão | contribs)
Linha 11: Linha 11:
[[Categoria:Partidos políticos de Moçambique]]
[[Categoria:Partidos políticos de Moçambique]]


[[da:Resistência Nacional Moçambicana]]
[[de:Resistência Nacional Moçambicana]]
[[de:Resistência Nacional Moçambicana]]
[[en:RENAMO]]
[[en:RENAMO]]

Revisão das 17h14min de 7 de janeiro de 2008

A Resistência Nacional Moçambicana (ou RENAMO) é o segundo maior partido político de Moçambique. O seu actual presidente é Afonso Dhlakama.

Surgiu como reacção ao partido único no poder, a Frelimo, organizando um movimento armado que durou 16 anos. A RENAMO começou na província de Manica, centro de Moçambique, com André Matsangaissa, um dissidente da Frelimo morto pelas forças governamentais em Gorongosa no ano de 1979, num ataque da Renamo à uma posicão das forcas governamentais. A base era conhecida com o nome de "Casa Banana".

A guerra terminou com o Acordo Geral de Paz, assinado em Roma a 4 de Outubro de 1992.

A Renamo já concorreu 3 vezes às eleições multipartidárias, tanto para o parlamento, onde ficou sempre em minoria, como apoiando Dhlakama como candidato à presidência, mas perdeu as eleições. Em relação às eleições municipais, a RENAMO boicotou as primeiras, em 1998, mas concorreu às segundas, em 2003, assegurando o controlo de 5 dos 33 municípios.

Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.