Congregacionalismo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Gpvos (discussão | contribs)
m Bot: Removendo: de, fr, ia Modificando: nl
Linha 83: Linha 83:


[[da:Kongregationalisterne]]
[[da:Kongregationalisterne]]
[[de:Kongregationalismus]]
[[en:Congregational church]]
[[en:Congregational church]]
[[eo:Kongregacionismo]]
[[eo:Kongregacionismo]]
[[es:Iglesia congregacional]]
[[es:Iglesia congregacional]]
[[fr:Congrégationalisme]]
[[ia:Ecclesia Congregational]]
[[ja:会衆派教会]]
[[ja:会衆派教会]]
[[nl:Congegrationalisme]]
[[nl:Congregationele kerk]]
[[pl:Kongregacjonalizm]]
[[pl:Kongregacjonalizm]]
[[ru:Конгрегационалисты]]
[[ru:Конгрегационалисты]]

Revisão das 15h14min de 20 de janeiro de 2008

Regime Congregacionalista

O regime de administração eclesiástica Congregacionalista é um sistema onde cada congregação local é independente. A igreja local possui autonomia para sua própria reflexão teológica, expansão missionária, relação com outras congregações e seleção de seu ministério. É a forma de governo mais comum em denominações como Anabaptistas, Igreja Batista, Igreja de Cristo no Brasil e obviamente a própria denominação que deu nome ao termo: a Igreja Congregacional

Congregacionalismo na Inglaterra

As primeiras manifestações históricas de comunidades congregacionais,se verificaram em Londres,em 1567 e 1568, com Richard Fytz. Em 1580 Robert Browne, um clérigo anglicano, junto com o leigo Robert Harrison organizaram em Norwich uma congregação cujo sistema era congregacionalista.

Isso acontecia pela insatisfação com a Reforma da Igreja Anglicana que gerou um grande número de dissidentes, esses dissidentes com o tempo foram agrupados em congregações autônomas e mais tarde em Convenções. Hoje fazem parte da Igreja Reformada Unida da Inglaterra.

Congregacionalismo nos Estados Unidos

Os Congregacionalistas foram os pioneiros da colonização inglesa na América do Norte, onde fundaram as colônias Plymouth, Massachusetts e Connecticut, onde a estrutura da igreja congregacional era intimamente interligada com o governo civil colonial.

As primeiras universidades dos Estados Unidos, como Harvard, Yale, e Dartmouth foram fundadas pelos congregacionais.

Devido ao próprio regime congregacionalista permitir a diversidade, a Igreja Congregacional Americana ficou sob influência de pensamentos humanistas, que gerou cismas como aquele que fez nascer a Igreja Unitária.

No século XX as igrejas congregacionais passaram por várias fusões e hoje a maioria são constituíntes da Igreja Unida de Cristo.


Congregacionalismo no Brasil

O Congregacionalismo chegou ao Brasil em 1855,com a vinda do médico escocês Robert Reid Kalley e sua esposa Sarah P.Kalley. Eles começaram um trabalho de evangelização e mais tarde fundaram, no Rio de Janeiro, a Igreja Evangélica Fluminense (11/07/1858), que mais tarde seria agrupada na União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil, que junto com a Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil, constituem as duas principais e maiores fraternidades do congregacionalismo brasileiro,mas não possuem uma doutrina calvinista tanto a União como a Aliança renegaram os principios da reforma e adotaram o Arminianismo juntamente com o sistema liturgico pentecostal. No inicio todas as igrejas Congregacionais possuiam doutrina calvinista e liturgia Reformada conservadora. Hoje somente alguns grupo como Associação das Igrejas Evangélicas Congregacionais Conservadoras do Brasil e a Igreja Congregacional Reformada do Brasil e outras igrejas isoladas reafirmaram sua postura calvinista. Em geral todas Batizam adultos por aspersão.Não batizam crianças ao contrario das igrejas Congregacionais ou Independentes da Europa e EUA. E em seu corpo eclesiastico possuem Diáconos e Presbiteros ao contrario das igrejas congregacionais da Europa e EUA que só possuem Diáconos.

Outros grupos congregacionalista brasileiros são:

Relações com outras denominações

Histórica e teologicamente as Igrejas Congregacionais fazem parte da família Calvinista e muitas das denominações são afiliadas com a Aliança Reformada Mundial, entidade que mantém a comunhão das denominações Reformadas, Congregacionais e Presbiterianas.

A diferença entre o Congregacionalismo e o Presbiterianismo está que o primeiro adota a crença da autonomia total das igrejas locais; não aceitam credos e confissões como regras de fé, mas como sínteses do pensamento comum de uma igreja; celebram o culto com espontaneidade em uma ordem estabelecida, mas sem fixar liturgias.

Congregacionalistas Famosos

Ver também

Ligações Externas