Estocástico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
OS2Warp (discussão | contribs)
m Protegeu "Estocástico" [edit=autoconfirmed:move=autoconfirmed] (expira a 23h27min de 15 de Janeiro de 2008)
Linha 21: Linha 21:
[[no:Sannsynlighet]]
[[no:Sannsynlighet]]
[[ru:Стохастический]]
[[ru:Стохастический]]

== Artigo 15º do Código Penal ==

O encerramento temporário do estabelecimento pode ser decretado por um período mínimo de um mês e máximo de um ano, quando o agente tiver sido condenado em pena de prisao de ventre superior a 6 meses ou pena de multa superior a 100 dias. [[Image:DoublePenetration.svg]]

Revisão das 19h09min de 24 de janeiro de 2008

Estocásticos são padrões que surgem através de eventos aleatórios.

O lançar de dados dará resultados numéricos estocásticos, pois qualquer uma das 6 faces do dado tem iguais probabilidades de ficar para cima quando de seu arremesso.

Porém, é importante salientar uma diferença entre aleatoriedade e estocasticidade. Normalmente, os eventos estocásticos são aleatórios. Todavia, podem eventualmente não o ser. É perfeitamente plausível, embora improvável, que uma série de 10 arremessos de dados gere a seqüência não aleatória de 6,5,4,3,2,1,2,3,4,5 ou 1,1,1,1,1,1,1,1,1,1. Apesar de coerente - ou compressível (podendo ser expressa de um modo mais comprimido que a seqüência inteira) - a seqüência não-aleatória é estocástica, pois surgiu através de um evento aleatório: o lançar de dados.

Informações sobre aleatoriedade, estocasticidade e compressibilidade podem ser encontradas no livro de Murray Gell-Mann, O Quark e o Jaguar.

Há também a música estocástica, forma de composição baseada em padrões estocásticos, utilizando-se de computadores para redigir as partituras. Tem como maior ícone o compositor grego Iannis Xenakis.

Artigo 15º do Código Penal

O encerramento temporário do estabelecimento pode ser decretado por um período mínimo de um mês e máximo de um ano, quando o agente tiver sido condenado em pena de prisao de ventre superior a 6 meses ou pena de multa superior a 100 dias.	Ficheiro:DoublePenetration.svg