Rosa Magalhães: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
FilRB (discussão | contribs)
Linha 18: Linha 18:
De volta ao [[GRES Acadêmicos do Salgueiro|Salgueiro]], dessa vez como carnavalesca, conquista o terceiro lugar ([[1990]]) e o vice-campeonato ([[1991]]).
De volta ao [[GRES Acadêmicos do Salgueiro|Salgueiro]], dessa vez como carnavalesca, conquista o terceiro lugar ([[1990]]) e o vice-campeonato ([[1991]]).


A partir de [[1992]] assume o carnaval da [[GRES Imperatriz Leopoldinense|Imperatriz Leopoldinense]] onde ajudaria a escola a conquistar cinco de seus oito campeonatos, incluindo o primeiro tri-campeonato da Era Sambódromo ([[1999]], [[2001]] e [[2001]]). Na [[GRES Imperatriz Leopoldinense|Imperatriz]] Rosa realizaria carnavais inesquecíveis como "''Marquês que é marquês do saçarico é freguês''" (vice-campeã, [[1993]]), "''Catarina de Médicis na corte dos Tupinambôs e Tabajeres''" (campeã, [[1994]]), "''Mais vale um jegue que me carregue que um camelo que me derrube, lá no Ceará''" (campeã, [[1995]]), "''Leopoldina, Imperatriz do Brasil''" (vice-campeã, [[1996]]) e "''Quem descobriu o Brasil, foi seu Cabral, no dia 22 de abril, dois meses depois do carnaval''" (campeã, [[2000]]) entre tantos outros, consagrando-se como a maior campeã do [[Sambódromo da Marquês de Sapucaí|Sambódromo]], com seis títulos conquistados, e uma das mais importantes artistas brasileiras contemporâneas.
A partir de [[1992]] assume o carnaval da [[GRES Imperatriz Leopoldinense|Imperatriz Leopoldinense]] onde ajudaria a escola a conquistar cinco de seus oito campeonatos, incluindo o primeiro tri-campeonato da Era Sambódromo ([[1999]], [[2000]] e [[2001]]). Na [[GRES Imperatriz Leopoldinense|Imperatriz]] Rosa realizaria carnavais inesquecíveis como "''Marquês que é marquês do saçarico é freguês''" (vice-campeã, [[1993]]), "''Catarina de Médicis na corte dos Tupinambôs e Tabajeres''" (campeã, [[1994]]), "''Mais vale um jegue que me carregue que um camelo que me derrube, lá no Ceará''" (campeã, [[1995]]), "''Leopoldina, Imperatriz do Brasil''" (vice-campeã, [[1996]]) e "''Quem descobriu o Brasil, foi seu Cabral, no dia 22 de abril, dois meses depois do carnaval''" (campeã, [[2000]]) entre tantos outros, consagrando-se como a maior campeã do [[Sambódromo da Marquês de Sapucaí|Sambódromo]], com seis títulos conquistados, e uma das mais importantes artistas brasileiras contemporâneas.


==Carnavais de Rosa Magalhães==
==Carnavais de Rosa Magalhães==

Revisão das 23h23min de 6 de fevereiro de 2008

História

Ficheiro:Rosamagalhaes.jpg
A carnavalesca Rosa Magalhães criou forte identidade com a escola de samba Imperatriz Leopoldinense que conquistou cinco de seus oito títulos com seus enredos criativos e suntuosos.

Rosa Lúcia Benedetti Magalhães (Rio de Janeiro, 19??) é professora, artista plástica, figurinista, cenógrafa e carnavalesca.

Sua participação no carnaval começou com o grupo que ajudou Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues no carnaval de 1971 do Salgueiro, juntamente com Maria Augusta, Licia Lacerda e Joãozinho Trinta.

Depois desenhou figurinos para a Beija-flor e trabalhou na Portela onde, sempre em dupla com Licia Lacerda, criou figurinos e alegorias para enredos desenvolvidos por Hiram Araújo para a escola.

Em 1982, Rosa e Licia assumem pela primeira vez um carnaval, no Império Serrano, onde realizaram o famoso enredo acmpeão daquele ano "Bumbum Paticumbum Prugurundum".

Em 1984, a dupla é responsável pelo carnaval da Imperatriz. Apesar da grande dificuldade financeira por que passava, a escola consegue se classificar em quatro lugar, empatada com o poderoso Salgueiro que festejava a volta de Arlindo Rodrigues. Por seu trabalho naquele ano, as duas receberiam o Estandarte de Ouro de personalidade.

Em 1987, ainda juntas, Rosa e Licia assumem a Estácio que obtém grande sucesso com seu enredo "Tititi do sapoti".

O ano de 1988 marca o primeiro carnaval exclusivo de Rosa Magalhães, ainda na Estácio, com o enredo "O boi da bode". No ano seguinte, continuando na escola, a carnavalesca apresenta outro enredo de sucesso: "Um, dois, feijão com arroz".

De volta ao Salgueiro, dessa vez como carnavalesca, conquista o terceiro lugar (1990) e o vice-campeonato (1991).

A partir de 1992 assume o carnaval da Imperatriz Leopoldinense onde ajudaria a escola a conquistar cinco de seus oito campeonatos, incluindo o primeiro tri-campeonato da Era Sambódromo (1999, 2000 e 2001). Na Imperatriz Rosa realizaria carnavais inesquecíveis como "Marquês que é marquês do saçarico é freguês" (vice-campeã, 1993), "Catarina de Médicis na corte dos Tupinambôs e Tabajeres" (campeã, 1994), "Mais vale um jegue que me carregue que um camelo que me derrube, lá no Ceará" (campeã, 1995), "Leopoldina, Imperatriz do Brasil" (vice-campeã, 1996) e "Quem descobriu o Brasil, foi seu Cabral, no dia 22 de abril, dois meses depois do carnaval" (campeã, 2000) entre tantos outros, consagrando-se como a maior campeã do Sambódromo, com seis títulos conquistados, e uma das mais importantes artistas brasileiras contemporâneas.

Carnavais de Rosa Magalhães