Pellegrino Tibaldi: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Acdallago (discussão | contribs)
Rei-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: hr:Pellegrino Tibaldi
Linha 23: Linha 23:
[[es:Pellegrino Tibaldi]]
[[es:Pellegrino Tibaldi]]
[[fr:Pellegrino Tibaldi]]
[[fr:Pellegrino Tibaldi]]
[[hr:Pellegrino Tibaldi]]
[[it:Pellegrino Tibaldi]]
[[it:Pellegrino Tibaldi]]

Revisão das 07h03min de 7 de fevereiro de 2008

A Sagrada Família com Santa Elizabeth


Pellegrino Tibaldi, também conhecido como Pellegrino di Tibaldo de Pellegrini (1527 - 1596), foi um pintor, arquiteto, escultor e pintore de murais italiano do Maneirismo.

Tibaldi nasceu em Puria di Valsolda, parte do Ducado de Milão, mas cresceu em Bolonha. Estudou provavelmente com Bagnacavallo ou Innocenzo di Pietro Francucci da Imola. Em 1547, foi para Roma para estudar com Perin del Vaga. Quando Perin morreu em 1547, Tibaldi se tornou o mais importante pintor na elaboração de afrescos em larga escala. Seu trabalho foi uma influência marcante para Michelangelo.

Morou em Ancona, entre 1558 e 1561. Em 1561, conheceu o Cardeal Carlos Borromeu, que o empregou na quase interminável construção da Catedral de Milão. Em 1586, foi para a Espanha, onde substituiu Federico Zuccari como principal pintor da corte. Pintou os clustros inferiores do Escorial, a pedido do Rei Filipe II da Espanha.

Após nove anos, voltou para a Itália, onde trabalhou como arquiteto da Catedral de Milão até sua morte. O irmão de Pellegrino, Domenico Pellegrino Tibaldi foi gravador em Bolonha. Entre seus alunos estavam Orazio Samacchini, Lorenzo Sabbatini e Girolamo Miruoli.

Ver também


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Pellegrino Tibaldi