Epífise: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Tm (discussão | contribs)
m rv
PbBR8498 (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
A '''epífise''' está presentes nos ossos longos junto com a diáfase ambos são partes constituintes de um mesmo corpo ósseo, que possue função de sutentação, dando apoio ao tecido muscular, e são importantes para o crescimento do osso.
#redirect[[Glândula pineal]]

A epífise costitui-se das duas pontas ou cartilagems óssea, onde localizam-se discos de cartilagem hialina na junção com a diáfase, que conferem a capacidade de crescimento e alongamento do osso. A sua falta ocasiona a [[gota]], doença cuja a origem provável seja a concentração do [[ácido úrico]] no organismo, causa intensa dor advinda da inflamação local.

A epífise possui ainda um crescimento secundário, ou seja, cresce para os lados, aumentado a largura das cartilagems.

{{Osso e cartilagem}}

[[Categoria:Osso]]

Revisão das 21h53min de 8 de fevereiro de 2008

A epífise está presentes nos ossos longos junto com a diáfase ambos são partes constituintes de um mesmo corpo ósseo, que possue função de sutentação, dando apoio ao tecido muscular, e são importantes para o crescimento do osso.

A epífise costitui-se das duas pontas ou cartilagems óssea, onde localizam-se discos de cartilagem hialina na junção com a diáfase, que conferem a capacidade de crescimento e alongamento do osso. A sua falta ocasiona a gota, doença cuja a origem provável seja a concentração do ácido úrico no organismo, causa intensa dor advinda da inflamação local.

A epífise possui ainda um crescimento secundário, ou seja, cresce para os lados, aumentado a largura das cartilagems.