Regra de São Bento: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
texto trocado por 'sao bento foi um homem que foi serio de bom carater e gostoooooossssssssssoooooo'
Gunnex (discussão | contribs)
m Desfeita a edição 9533886 de 200.162.8.130 (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:Fra Angelico 031.jpg|thumb|left|150px|[[São Bento de Núrsia]], detalhe de um [[fresco]] de [[Fra Angelico]], San Marco, Florença (c. 1400-1455).]]
sao bento foi um homem que foi serio de bom carater

e gostoooooossssssssssoooooo
A '''Regra de São Bento''' (em [[latim]], '''Regula Benedicti''' ou '''RB'''), escrita por [[Bento de Núrsia]] no [[século VI]], é um conjunto de preceitos destinados a regular a vivência de uma comunidade [[monaquismo|monástica]] [[cristianismo|cristã]], regida por um [[abade]]. Escrita numa altura em que pululavam, por toda a [[Cristandade]], inúmeras regras, começou a ter sucesso sobretudo a partir do [[século VIII]], quando os [[Dinastia carolíngia|Carolíngios]] ordenaram que fosse a única regra monástica autorizada nos seus territórios - e a partir daí, esse preceito estendeu-se ao resto da [[Europa]], sobretudo com o advento da [[reforma gregoriana]]. Foi também adoptada, com igual sucesso, pelas comunidades regrantes femininas.

Pode-se dizer que a regra tem sido um guia, ao longo da sua existência, para todas as comunidades cristãs da Cristandade [[Catolicismo|Católica]] e, desde a [[Reforma Protestante]], também aplicável às tradições [[Anglicanismo|Anglicana]] e [[Protestante]].

O espírito da Regra de São Bento resume-se em dois pontos: o lema da [[Ordem de São Bento]] (''pax'' - «paz»), que nasceria séculos mais tarde, como resultado da agremiação de vários mosteiros que partilhavam a mesma regra; e ainda o tradicional ''ora et labora'' («reza e trabalha»), súmula da vida que cada monge deve levar.

{{esboço-religião}}

[[Categoria:Beneditinos]]

[[be-x-old:Статут сьвятога Бэнэдыкта]]
[[ca:Regla de sant Benet]]
[[da:Benedikts Regel]]
[[de:Regula Benedicti]]
[[en:Rule of St Benedict]]
[[es:Regla de San Benito]]
[[fr:Règle de saint Benoît]]
[[nl:Regula Benedicti]]
[[sl:Benediktinci]]
[[sv:Benedikts regel]]

Revisão das 11h43min de 26 de fevereiro de 2008

São Bento de Núrsia, detalhe de um fresco de Fra Angelico, San Marco, Florença (c. 1400-1455).

A Regra de São Bento (em latim, Regula Benedicti ou RB), escrita por Bento de Núrsia no século VI, é um conjunto de preceitos destinados a regular a vivência de uma comunidade monástica cristã, regida por um abade. Escrita numa altura em que pululavam, por toda a Cristandade, inúmeras regras, começou a ter sucesso sobretudo a partir do século VIII, quando os Carolíngios ordenaram que fosse a única regra monástica autorizada nos seus territórios - e a partir daí, esse preceito estendeu-se ao resto da Europa, sobretudo com o advento da reforma gregoriana. Foi também adoptada, com igual sucesso, pelas comunidades regrantes femininas.

Pode-se dizer que a regra tem sido um guia, ao longo da sua existência, para todas as comunidades cristãs da Cristandade Católica e, desde a Reforma Protestante, também aplicável às tradições Anglicana e Protestante.

O espírito da Regra de São Bento resume-se em dois pontos: o lema da Ordem de São Bento (pax - «paz»), que nasceria séculos mais tarde, como resultado da agremiação de vários mosteiros que partilhavam a mesma regra; e ainda o tradicional ora et labora («reza e trabalha»), súmula da vida que cada monge deve levar.

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.