Alvia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Renfe Alvia

Trem Avia serie 120 chegando à Pamplona/Iruña.
Informações
Proprietário Renfe Alvia
Local Espanha
Tipo de transporte Serviço ferroviário de longa distância
Website www.renfe.com
Funcionamento
Início de funcionamento 2006
Número de veículos 10 x Série 120
10 x Série 130
Dados técnicos
Bitola 1 668 mm (5,47 ft) e 1 435 mm (4,71 ft)
Velocidade média 220 km/h (137 mph)
Velocidade máxima 250 km/h (155 mph)

Alvia é a designação dada a um tipo de comboio de alta velocidade usado pela empresa ferroviária espanhola Renfe para serviços de longa distância. Os comboios podem circular tanto na bitola ibérica como na bitola padrão internacional, o que lhes permite usar tanto as linhas mais recentes de alta velocidade como as mais antigas, de bitola ibérica. Os comboios espanhóis que circulam exclusivamente nas linhas de alta velocidade usam as marcas AVE e Avant.

Em março de 2009, existiam duas classes de comboios Alvia, a S-120 e a S-130. A primeira era usada nas rotas entre Madrid, Pamplona, Logroño, Irun, e Hendaye, circulando em linhas de alta velocidade entre Madrid e Valhadolide e em linhas tradicionais a partir daí, e entre Barcelona, Irun, Bilbau e Vigo, circulando em linhas de alta velocidade entre Barcelona e Saragoça. A classe 130 era usada nas rotas entre Madrid e Alicante, em linha de alta velocidade até Valência, e entre Madrid e Gijón, Santander, Bilbau, Irun e Hendaye, usando linhas tradicionais a partir de Valhadolide.

Notas e fontes[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Alvia», especificamente desta versão.
  • «Alvia». www.renfe.com (em espanhol). Consultado em 16 de maio de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre transporte ferroviário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.