Amerie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Amerie
Amerie
Amerie em 2005
Informação geral
Nome completo Amerie Mi Marie Rogers
Também conhecido(a) como Ameriie
Nascimento 12 de janeiro de 1980 (44 anos)
Origem Washington, D.C.
País  Estados Unidos
Gênero(s) Hip Hop, R&B
Ocupação(ões)
Instrumento(s) Vocais e Flauta
Período em atividade 2001 - presente
Gravadora(s)
Afiliação(ões)
Página oficial www.ameriie.com

Amerie Mi Marie Rogers (Fitchburg, Massachusetts, 12 de janeiro de 1980), mais conhecida apenas como Amerie, é uma cantora, compositora e atriz norte-americana indicada ao Grammy. Desde de 2004 a artista tem contrato com a gravadora Sony Urban/Columbia Records.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Amerie na capa da revista KoreAm em Setembro de 2009 

Amerie nasceu em Fitchburg, Massachusetts[1],fruto da relação entre seu pai afro-americano e sua mãe sul-coreana. Ela viveu em muitos lugares diferentes (Alasca, Texas, Alemanha e Coreia do Sul), pois seu pai trabalhou para os militares dos EUA. Ela se formou em 2000 na Universidade de Georgetown em língua Inglesa e Belas Artes. Atualmente ela vive em Washington DC e tem uma irmã mais nova chamada Angela que atualmente é sua advogada, ambas falam coreano com idioma principal.[2] Amerie descreve seus pais como conservadores e cristãos tradicionais. Ao crescer, ela e sua irmã foram proibidas de sair de casa ou de usar o telefone nos dias escolares.

Enquanto estudava na Georgetown, Amerie fez amizade com um promotor clube de Washington, DC, que, eventualmente, a colocou em contato com o produtor Rico Harrison.Durante uma entrevista , Amerie, disse ela reuniu-se com Harrison em um McDonald do estacionamento, e executou uma canção para ele em seu carro. Rico Harrison que havia acabado de trabalhar no Mary J. Blige no álbum No More Drama,Isto levou ao seu primeiro contrato com a gravadora de Harrison's Richcraft Entertainment, em colaboração com a Columbia Records.Em uma entrevista de 2002, ela comentou: "Por alguma razão, tivemos uma química muito especial. Quando íamos trabalhar juntos algo grande iria acontecer."[3] 

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

  • 2002: All I Have
  • 2005: Touch
  • 2007: Because I Love It
  • 2009: In Love & War

Singles[editar | editar código-fonte]

Aparição na série Grand Theft Auto[editar | editar código-fonte]

A música "1 Thing" de Amerie faz uma aparição na rádio Non-Stop Pop FM do jogo eletrônico para videogames Grand Theft Auto V.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Amerie

Referências

  1. «From s2s». 24 de dezembro de 2007. Consultado em 17 de fevereiro de 2016 
  2. «Amerie Bio | Amerie Career». MTV Artists. Consultado em 17 de fevereiro de 2016 
  3. «Amerie – Interview». Hip Online - music biographies, reviews & interviews (em inglês). Consultado em 17 de fevereiro de 2016